Os robots de cozinha são um study-case de sucesso. Independentemente da marca e respetivas funcionalidades, ninguém fica indiferente às capacidades destes utensílios. Hoje em dia, o robot de cozinha da Vorwerk é um autêntico fenómeno no nosso país e motivo de acesas discussão. Ainda assim, será que a Bimby vale a pena?
Desengane-se se acredita que esta é uma “moda passageira”: de acordo com a Marketest, 1,276 milhões de portugueses possuem um robot de cozinha, o que corresponde a 14,9% dos habitantes do nosso país.
Quer se goste ou não, esta tipo de máquina “chegou, viu e venceu”. Também já faz parte da nova lista de produtos cujo preço é avaliado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) para o cálculo da taxa de inflação.
Todos conhecemos a expressão “chapéus há muitos” e, neste caso em concreto, as opções do mercado são variadas, cada uma com as suas características e particularidades (mais ou menos) únicas. Ainda assim, a grande responsável pelo “boom” dos robots de cozinha no nosso país é a Bimby, a mais icónica e a que gera discussões mais apaixonadas em torno deste tema.
Comprar a Bimby vale a pena?
A Bimby já vai na sua quinta geração e conta com ecrã tátil a cores e a chamada “Chave de Receitas” – uma funcionalidade que permite ligar este robot de cozinha à Internet e descarregar milhares de receitas. Além disso, esta máquina vem equipada com proteção do motor contra sobreaquecimento, balança digital, controlo de temperatura, barras de bloqueio de temperatura e um motor de 500 W.
Basta uma rápida pesquisa em qualquer motor de busca para encontrar milhares de artigos sobre este robot de cozinha: prepare-se para encontrar diversas páginas de apoio e outras tantas de descrédito.
Se há quem saliente a facilidade de preparação de qualquer tipo de receita, outros garantem que o preço desta máquina não compensa o investimento. Por cá, ajudamo-lo a poupar com este robot de cozinha e a encontrar as melhores receitas para um jantar de amigos ou de família.
As opções são mais do que muitas, mas será que comprar a Bimby vale a pena? Está, então, na altura de analisar as vantagens e desvantagens deste “peso-pesado” do universo culinário.
Principais vantagens
Entre as principais vantagens da Bimby, listamos as seguintes:
1. Vai poupar bastante tempo na hora de preparar os seus pratos favoritos. Com as centenas de receitas disponíveis, a Bimby diminui os tempos de preparação e confeção dos alimentos. Mas há mais: com este robot de cozinha não necessita de focar toda a sua atenção durante a preparação das refeições e, por isso, pode aproveitar o tempo entre as diferentes etapas da confeção dos alimentos para realizar outras tarefas de forma totalmente segura.
2. Vai poupar dinheiro porque a Bimby permite reaproveitar diversos alimentos de forma simples, rápida e saudável.
3. Vai tornar-se num chef de “mão cheia”. Os fãs da Bimby garantem que este robot de cozinha é o ideal para aqueles que não têm grande vocação para os assuntos da cozinha: a simplicidade da preparação e confeção dos alimentos é, talvez, a principal vantagem da Bimby.
4. Vai cozinhar centenas de pratos de forma bastante simples: entradas, pratos principais, molhos, sumos, iogurtes, sobremesas… A Bimby está preparada para confecionar quase todo o tipo de pratos e, por isso, as limitações deste robot de cozinha são quase inexistentes. Assim sendo, pode variar a ementa e apostar em propostas para todos os gostos.
5. Os casos de avarias são raros e, regra geral, a assistência prestada pela marca é satisfatória e não tem merecido grandes críticas por partes dos utilizadores da Bimby.
Desvantagens
Como se costuma dizer, nem tudo é um “mar de rosas”. Para os mais céticos, a Bimby chega com diversas desvantagens, nomeadamente:
1. O preço elevado. Já estava à espera de encontrar nesta lista o valor de mercado da Bimby, certo? Para muitos esta é, sem margem para dúvidas, a grande desvantagem deste robot de cozinha. O preço da versão base é de 1095€. No caso da nova Bimby TM6 (à semelhança do modelo anterior, também com acesso às receitas do portal Cookidoo), o valor final sobe para os 1275€.
Tendo em conta o nível de vida dos portugueses, este preço é bastante elevado para a grande maioria das famílias do nosso país.
2. A Bimby não faz tudo sozinha e, por isso, desengane-se se acredita que basta juntar todos os ingredientes no copo de confeção deste robot de cozinha. Apesar da Bimby permitir fazer diversas tarefas ao mesmo tempo, precisará de lavar frequentemente o copo principal para conseguir avançar com a confeção dos alimentos.
3. Não permite cozinhar para um grande número de pessoas de uma só vez e, por isso, poderá ter de repetir os processos de confeção diversas vezes (se estiver a cozinhar para um grande número de pessoas).
Compensa mesmo comprar a Bimby?
Não existe uma resposta única para esta pergunta: a Bimby vale a pena? Tendo em conta o preço e as potencialidades deste robot de cozinha, o investimento inicial será compensado se usar a Bimby com frequência.
Este tipo de robot de cozinha é uma ajuda preciosa na altura de encurtar os tempos de confeção dos alimentos e, por isso, pode ajudá-lo a automatizar diversos processos e a poupar horas (e dores de cabeça) na hora de organizar as refeições da sua família.
Se, ainda assim, não ficou convencido com este robot de cozinha, pode sempre fazer a sua análise de mercado e descobrir a melhor solução para si e para o seu agregado familiar: hoje em dia, existem diversos dispositivos do género à venda no nosso país com preços (e especificidades) para todos os gostos.
- Como escolher o melhor robot de cozinha: marcas, dicas e funções
- Vale a pena comprar a Yämmi? Vantagens e desvantagens
- 9 melhores blogs de receitas Bimby reunidos especialmente para si
- Receitas Bimby para um jantar de amigos super fácil e delicioso
- 5 receitas Bimby para um jantar volante de amigos de comer com os olhos