Share the post "Um bitoque ao Balcão: a refeição mais portuguesa com um twist do chef Henrique Sá Pessoa"
No sétimo piso do El Corte Inglés de Lisboa, abriu, já no início do ano, o Balcão. Este espaço, do chef Henrique Sá Pessoa, pretende ser uma homenagem aos almoços e jantares de balcão, algo tão tipicamente português. Estão a lançar a sua versão do icónico bitoque, um prato sempre presente na gastronomia lusitana, tão simples na confeção e tão delicioso e reconfortante para todos.
No Balcão é possível provar o bitoque com o twist do chef Henrique Sá Pessoa, que não é mais do que uma homenagem a um prato clássico que, na sua harmonia, apenas pode ser aprimorado na técnica e na qualidade dos seus ingredientes que esconde a sua maior complexidade num processo diferente na hora de preparar o ovo.
Bitoque do Balcão: como é o prato perfeito?
O bitoque é natural de vários restaurantes e tascas portuguesas, um prato de conforto, uma referência irrecusável da gastronomia tradicional. Diz a sabedoria popular que um bitoque é de carne de vaca do pojadouro: um bife frito servido com molho e picles, suculento e tenro, servido sempre com batatas fritas, arroz e o famoso e imprescindível ovo estrelado, o ovo a cavalo. Sem esquecer o molho que o pão, sempre presente, vai absorver.
Henrique Sá Pessoa parece ter pensado em tudo: molho feito com alho, manteiga, vinho branco e mostarda. Ovo em que a gema é separada da clara, e depois cozinhada a baixa temperatura para que quando quebrada apresente uma textura cremosa, e não líquida. Por cima do bife, a primeira camada é a clara estrelada, a segunda uma cama de picles caseiros, e no topo, a gema reluzente.
Abrimos-lhe o apetite? Para provar a iguaria, basta subir até ao sétimo piso do El Corte Inglês, na Avenida Augusto de Aguiar, em Lisboa. O Balcão situa-se no espaço Gourmet Experience, sempre inspirado pelas tabernas portuguesas.
Veja também: