Publicidade, trabalho, assuntos pessoais ou meramente curiosidades. Tudo parece ser urgente e não poder esperar mais uns minutos, horas ou pelo dia seguinte. Esta pressão leva-nos a desejar, muitas vezes, bloquear chamadas. Se o número é insistentemente indesejado, a situação tona-se ainda mais desagradável.
Desde o início desta era tecnológica, ouvimos os mais velhos dizerem que não querem telemóveis, que estes gadgets só lhes retiram a privacidade… E, provavelmente, respondemos que só atendemos as chamadas que queremos e quando queremos, certo? Parecendo que não, este exercício é, muitas vezes, difícil de colocar em prática. Como num estado de reação imediata, o telemóvel toca e nós atendemos… Embora não tenha de ser sempre assim.
Todos já atendemos chamadas que não queríamos e é este o mote para este artigo: resolvemos ensinar-lhe como pode adotar o sistema de bloquear chamadas indesejadas. Ficou curioso? Então, fique atento e tome nota.
Bloquear chamadas: como fazer e porquê
Antes de mais, talvez esteja a perguntar-se por que razão deve bloquear algumas chamadas. A resposta não é difícil. Digamos que é quase como enviar para o spam os emails que nos enchem a caixa de correio sem que tenham conteúdo interessante para nós. Normalmente, são inquéritos e vendas.
Ora, se não quer ser incomodado constantemente por serviços nos quais não tem interesse, nada mais justo do que criar uma caixa de spam para as chamadas indesejáveis – certo?
Compreendendo a necessidade de quem tem de vender algo, sabemos, por outro lado, que não somos obrigados a ser mal educados para conseguir desligar a chamada. Temos duas opções: considerando que o assunto até pode trazer benefícios, atendemos a chamada e agendamos um contacto num horário mais oportuno. Caso contrário, bloquear a chamada parece ser a forma mais inteligente de “desligar-se”.
Como bloquear chamadas
O sistema de bloqueio de chamadas no Android ou no iOS é simples, intuitivo e semelhante. Aliás, podemos não usar o termo bloquear chamadas, mas sim bloquear um determinado número de telefone.
O procedimento é bastante simples. O bloqueio ocorre sempre depois de desligarmos a chamada. A forma mais rápida de bloquear chamadas é através do acesso às chamadas recentes. Clicando no botão de chamada do telemóvel, aparece-nos a lista de todos os contactos que tivemos. Chamadas realizadas, recebidas e até as não atendidas estão representadas por cores e ícones diferentes, consoante o seu estado.
À frente no nome do contacto (caso o tenhamos guardado nos nossos contactos) ou do número de telefone usado, existe um ícone representado pela letra “i” envolta num círculo. Clicando nesse botão podemos aceder a mais informações – e opções – relativas a essa pessoa.
Uma das opções é bloquear contacto. Feito isto, não vai receber chamadas provenientes deste número. O mesmo processo é passível de ser feito aos SMS, para que não estejamos sempre a ser interrompidos com publicidade ou conteúdos menos próprios ou agradáveis.
O processo inverso é igualmente válido. Ou podemos, ainda, ir à nossa lista de contactos (ou chamadas) e escolher o contacto bloqueado para desbloquear. Sempre com recurso à opção “i”, acedemos às opções avançadas. Assim, da mesma forma que conseguimos bloquear chamadas, conseguimos desbloqueá-las.
O bloqueio de chamadas pode não ser uma prática simpática para quem nos está a tentar contactar. Contudo, e sabendo de antemão que a chamada vai chegar e que não vamos querer atender, é sempre preferível bloquear do que não atender – deixando o telemóvel tocar e fazendo com que outras pessoas estejam a perder tempo com a ligação.
Veja também: