Share the post "Bolhas nos pés: saiba como evitar (e caminhe com mais conforto)"
Quem nunca sofreu com bolhas nos pés? Qualquer pessoa pode ter bolhas nos pés, independentemente do sexo ou idade.
Quando se formam são incómodas e dolorosas e podem tornar até os passos mais pequenos um verdadeiro suplício.
Incomodam o andar, às vezes só estar de pé é um tormento, obrigam a constantes esgares de dor, enfim, são um problema que muita vezes é agudizado no tempo quente.
Mas há maneira de as evitar s tratar, assim como formas a minimizar a dor. Siga as nossas dicas para não ter os pés em constante sofrimento.
Bolhas nos pés: como se formam?
As bolhas nos pés são simplesmente isso, bolhas na pele. Consistem numa área de pele levantada que contém um líquido no interior.
Podem formar-se também nas mãos, mas são os pés os mais afetados. Isto porque as bolhas se formam devido à fricção e à pressão causada muitas vezes pelo calçado usado.
O tratamento mais indicado para as bolhas nos pés é mesmo deixá-la intacta e curar-se com o tempo, mas isso nem sempre é possível. Nesses casos há outras soluções que pode tentar. Conheça algumas.
Use produtos anti-bolhas
Como pensos ou fitas de proteção. No mercado existe uma ampla variedade de marcas e produtos para este efeito.
Faça um banho de imersão
Os banhos de imersão são bons para acalmar a dor e reduzir o inchaço. Mas atenção, deve fazê-lo apenas caso a bolha se mantenha intacta. Caso a bolha já tenha rebentado os sais podem provocar ardor.
Mantenha os pés limpos
Mantenha os pés e as bolhas limpos, principalmente quando a bolha rebentar. Desta forma vai evitar possíveis infeções.
Alivie a dor com camomila
Usar uma saqueta de chá de camomila pode aliviar as dores causadas pelas bolhas. Basta que a embeba em água morna e aplique na bolha como se de uma compressa se tratasse. Vai ajudar.
Como pode prevenir as bolhas nos pés
Prevenir o aparecimento de bolhas nos pés também é possível, basta que tenha alguns cuidados:
Usar sapatos no tamanho certo
Para evitar o aparecimento de bolhas nos pés é fundamental que o calçado esteja bem ajustado ao pé. Nem um número acima, nem um número abaixo.
Além de ser mais confortável, dessa forma evita que ocorra a tal fricção que dá origem às bolhas.
Usar anti-transpirantes
Sim, o anti-transpirante que usa para evitar a transpiração pode ajudar a prevenir bolhas nos pés. Pode ser em spray ou outra variedade.
Basta que aplique um pouco de anti-transpirante nos pontos que estão sujeitos a maior fricção (como dedos ou os calcanhares, por exemplo). O desodorizante absorve o suor que, em última instância, provoca a fricção. Se a evitar, evita também as bolhas.
Aplicar lubrificante para pés
Há produtos específicos para lubrificar os pés e evitar a fricção. Usar um pode ser uma boa solução, evitando as incómodas fricções que, regra geral, levam à formação das bolhas nos pés.
Usar pensos rápidos, adesivos ou algodão
Tanto os pensos rápidos, como os adesivos ou o algodão, podem servir para preencher os espaços onde existe maior possibilidade de se formarem bolhas nos pés (dedos e calcanhares).