Há um mistério da culinária que teima em atrapalhar a vida de quem tenta, cheio de vontade, cozer os melhores bolos para servir: seja um profissional, um amador de cozinhados ou simplesmente um iniciante na arte de fazer bolos, é certo que alguns dramas teimam em atrapalhar o sucesso. Sim… Acontece, mais vezes do que imagina, um problema comum: o bolo não assa no meio.
Se, em algumas ocasiões, até pode dizer que “foi propositado” e que o bolo é mesmo assim, meio mousse, a verdade é que na maior parte das vezes acaba por estragar o resultado final. Vamos saber como solucionar a questão e preparar bolos fofinhos? Temos aqui boas notícias para si: não desespere. As dicas e truques para que isto não aconteça são mais simples do que imagina.
5 COISAS A FAZER QUANDO O BOLO NÃO ASSA NO MEIO
1. Temperatura do forno
Se o bolo não assa no meio, este pode ser um dos principais problemas: a temperatura do forno! E, geralmente, acontecet porque o forno está a uma temperatura demasiado elevada. Sim, é verdade que queremos terminar o mais rapidamente possível, mas a pressa é inimiga da perfeição…
Coloque o forno, no máximo, a 170º graus para que o bolo asse de uma maneira uniforme e gradualmente.
2. Papel de alumínio
Este truque já era usado pelas nossas avós, mas a verdade é que funciona sempre e evita as situações em que o bolo não assa no meio. Quando o processo de cozedura já estiver a um pouco mais de meio, coloque uma folha de alumínio sobre a forma, com a parte brilhante voltada para o forno. Deixe a folha permanecer até ao final. Vai ver que funciona!
3. Truque do palito
Novamente, um clássico das dicas para conseguir o bolo perfeito em termos de cozedura. Depois de colocar o seu bolo no forno e completar o tempo previsto para o assar, faça o teste do palito: espete-o bem no centro. Ao retirar, se o palito vier limpo, está pronto a tirar do forno. Caso contrário, deixe mais uns minutos.
Atenção! Este truque não pode ser feito muitas vezes porque a porta do forno deve ser aberta o mínimo de vezes possível.
4. Prefira formas menos altas
Se tem que fazer daqueles bolos bem altos opte por fazer em duas vezes e em formas mais baixinhas – caso contrário, vai ver repetir o problema: o bolo não vai assar no meio. Isto acontece porque as formas mais altas levam mais quantidade de massa e demoram mais a cozer. Com isto, ficam mais sensíveis a mudanças de temperaturas e podem não cozer ou afundar no meio.
5. Coloque uma banda de tecido à volta da forma
Finalmente, uma dica preciosa para quando o bolo não assa no meio: pegue num pano de cozinha velho, recorte-o em tiras da altura da sua forma e com um diâmetro suficiente de modo a que “dê a volta” à mesma.
Feito isto, molhe o pano e escorra-o de forma a ficar húmido mas não a pingar e coloque-o à volta da forma, prendendo com um alfinete de bebé antes de ir ao forno. Sucesso garantido!