Com alguma criatividade e uma boa organização é possível ter um ‘escritório’ em casa confortável e prático. A tendência é mundial. A casa é cada vez mais uma extensão ou um substituto do ‘tradicional’ escritório.
A verdade é que trabalhar a partir de casa ou levar trabalho para casa é uma realidade comum no actual mercado laboral. Assim, para manter a qualidade de vida e a produtividade é fundamental criar um bom ambiente de trabalho em casa.
Todos sabemos como é fácil distrairmo-nos em casa e quando isso acontece, o resultado final não é o desejado. A nossa performance profissional acaba por sair prejudicada e o nosso bem estar é igualmente influenciado de forma negativa. Tal como no escritório exterior, também nesta situação é preciso definir áreas e estabelecer regras e rotinas para assegurar o sucesso.
Bom senso e disciplina são ferramentas base para ‘montar’ um espaço de trabalho doméstico, onde se sinta à vontade e motivado para produzir. Detalhes como a escolha e a disposição do material fazem a diferença. Confuso? Vamos dar-lhe uma ajuda. Leia o nosso artigo e conheças as nossas dicas para criar um bom ambiente de trabalho em casa.
7 dicas para um bom ambiente de trabalho em casa
Definir o espaço
Não precisa de ser uma divisão da casa. Pode ser uma área integrada noutro espaço mais amplo. O importante é que corresponda às suas necessidades profissionais e que se mentalize que é um espaço de trabalho e não de lazer. Na hora de escolher, tenha em consideração se o vai utilizar esporadicamente ou diariamente, se vive sozinho ou com filhos.
Jogar na antecipação
Depois de ter escolhido o espaço ideal para montar o seu local de trabalho, não se esqueça de verificar as infraestruturas disponíveis. Ou seja, veja quantas tomadas existem, ligações para telefone e internet… Muitos fios espalhados pelo chão não são uma boa opção. São incómodos e dificultam o trabalho.
Iluminação adequada
Sempre que possível opte por instalar o seu escritório caseiro próximo de uma janela ampla. A luz natural é uma aliada mas evite colocar a sua secretária contra a mesma por causa do reflexo no monitor. Mesmo com uma boa luz exterior, aposte igualmente numa boa iluminação artificial geral (homogênea) e pontual (sobre ou perto da mesa de trabalho).
Decoração funcional
A escolha dos móveis é importante para a criação de um bom ambiente de trabalho em casa. Devem ser adaptados às suas exigências. Mesas em C ou L evitam o constante levanta e senta da cadeira e cantos arredondados não magoam. O que não significa que tenha de optar pelo tradicional. Aposte na cor ou em modelos diferentes, por exemplo. O conforto é primordial.
Organização sempre presente
A falta ou a limitação de espaço não podem servir de desculpa. Seja arrumado e disciplinado na forma como dispõe o seu material. Não deixe folhas e dossiers espalhados sobre a mesa. Utilize caixas, arquivadores, cestos e até um pequeno armário, sob a secretária, ou uma prateleira na parede, para arrumar e organizar tudo. Lembre-se que é um reflexo do seu trabalho.
Um toque pessoal
Com isto não queremos dizer abuse dos objetos pessoais na decoração do espaço (lembre-se que está na sua casa). Mas pode e deve dar um toque seu ao escritório doméstico para que sinta bem. Uma planta ou uma jarra com flores, por exemplo, são um apontamento simples mas que remete para o exterior, para a natureza. Ajudam a relaxar.
As cores certas
Tons claros nas paredes favorecem um maior conforto visual, tonando o ambiente menos cansativo. Por exemplo, se as paredes forem brancas, aposte em objetos coloridos. O azul acalma e favorece as atividades intelectuais. Já o laranja estimula a criatividade e está associado ao otimismo. Recordamos que as cores influenciam o humor e, por sua vez, a produtividade.