Um bom dia de trabalho pode ser arruinado por vários motivos como, por exemplo, pelo stress relacionado com as tarefas desempenhadas, noites mal dormidas ou até pela derrota do seu clube de eleição. No entanto, há estratégias que pode colocar em prática para que o dia corra bem ou, caso não seja de todo possível, menos mal.
Está sentado na secretária com a sua chávena de café, ansioso por começar a planear o seu dia de trabalho. Segundos depois, um colega passa por si, deixa cair café em cima de si, na sua camisa/blusa branca. Apesar dos seus esforços e de ter começado bem o dia de trabalho, há sempre imprevistos e coisas más que não têm de atrapalhar o seu dia inteiro.
Um mau dia de trabalho ou, na pior das hipóteses, vários dias maus vão afetar negativamente o seu desempenho e produtividade. Além de se sentir desmotivado e frustrado, se constante, esta situação pode prejudicar o seu futuro profissional.
Fique a conhecer algumas dicas que o vão ajudar a ter um dia melhor de trabalho já amanhã!
10 dicas para ter um bom dia de trabalho
São muitos a preferir ficar na cama em vez de ir trabalhar, mas esta solução não paga contas e nem vai ser útil para a sua carreira profissional. Por isso, ainda que não dependa só de si, há pequenas coisas que pode fazer para que o seu dia seja o melhor possível.
Tenha uma visão geral da semana
No domingo à noite de domingo, por exemplo, procure ter uma visão geral do que precisa de fazer nos próximos cinco dias. Na segunda-feira, quando acordar, vai sentir-se focado e não apressado.
Acorde com tempo
Esta é uma das maneiras mais fáceis de começar o dia de forma positiva. Aproveite a primeira hora do dia para tomar o pequeno almoço e preparar-se com calma. Pode, também, experimentar fazer meditação ou qualquer outra atividade que o ajudem a tornar o seu dia mais produtivo.
Mantenha uma atitude positiva
Sorria e cumprimente todos os seus colegas. Ter uma atitude positiva vai ajudá-lo a ultrapassar qualquer dificuldade e, além disso, vai ajudar também os seus colegas. Não há nada melhor para a produtividade que uma equipa de trabalho positiva.
Tome café às horas certas
Se pretende ter um bom dia de trabalho, e é fã de café, deve adequar o seu consumo de cafeína aos momentos nos quais é mais eficaz. Alguns consideram que é melhor beber às 9h, outros às 11h. Outros preferem depois de almoço.
Não somos todos iguais, por isso experimente e veja qual o melhor período para si. Mas não exagere! O consumo excessivo de café não o ajuda de forma alguma.
Utilize o seu horário para almoço
Esqueça os almoços na secretária! Pode achar produtivo, comer enquanto adianta tarefas, mas irá tirar mais partido se sair do escritório e se focar apenas na sua refeição. Este hábito ajuda a que tenha um bom dia de trabalho, e até o torna mais produtivo!
Ao regressar ao escritório após uma boa refeição, longe de assuntos de trabalho, irá estar com mais energias para enfrentar o resto do dia de trabalho.
Faça o que é importante primeiro
Faça uma lista do que precisa de fazer, definindo a ordem de prioridades. Por isso, comece pelo que é importante, ou seja, se 20% da sua atividade vai produzir 80% de seus resultados, comece pelos 20% primeiro. Assim, será mais produtivo e obterá melhores resultados.
Ouça música quando tiver uma tarefa para cumprir
Sabe aquelas alturas em que se sente distraído, mas tem uma tarefa que tem de ser terminada? A música pode ajudá-lo a lidar com isso, principalmente se trabalha num escritório barulhento. Pegue nos seus auscultadores e ouça música, pois isso irá ajudá-lo a adiantar o seu trabalho.
Mantenha a sua secretária arrumada
Para que todos os dias sejam um bom dia de trabalho, é extremamente importante que procure manter a sua secretária arrumada. Uma secretária suja e desordenada dificulta o seu trabalho. Antes do fim de semana, faça uma limpeza geral e coloque tudo aquilo que não precise, no lixo. Desta forma, é mais fácil começar a trabalhar na segunda-feira seguinte.
Respire fundo
É tão fácil sentir-se frustrado e confuso ao longo da sua semana de trabalho. Há sempre um prazo não cumprido, um e-mail que não devia ter sido enviado, algo que não devia ter acontecido da forma como aconteceu… Antes de enlouquecer, procure respirar fundo e acalmar-se. Respire fundo. Medite uns minutos. Planeie os seus próximos passos e continue a trabalhar. Todos os trabalhos têm um certo nível de stress e é preciso respirar fundo de vez em quando, antes de continuar.