Share the post "Programa Bilha Solidária: apoio de 10 euros na botija de gás"
O aumento generalizado do custo de vida e sobretudo dos preços da energia estão a ter um impacto muito significativo no orçamento das famílias.
Por isso continua em vigor o Programa Bilha Solidária, que prevê um apoio de 10 euros por garrafa, por mês, às famílias mais carenciadas. Saiba se tem direito.
Programa Bilha Solidária: a quem se destina?
O apoio do Programa Bilha Solidária destina-se aos beneficiários da tarifa social de energia elétrica ou de uma das seguintes prestações sociais mínimas:
- Rendimento Social de Inserção (RSI);
- Subsídio social de desemprego;
- Complemento Solidário para Idosos:
- Pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez;
- Pensão social de velhice;
- Complemento da prestação social para a inclusão.
O apoio é automático? O que devo fazer para obter?
O apoio do Programa Bilha Solidária não é automático. Aliás, o apoio de 10 euros por garrafa, por mês, é pago em dinheiro, face à apresentação dos documentos que listamos de seguida.
Se é beneficiário da tarifa social de energia deve dirigir-se à Junta de Freguesia da sua área de residência e apresentar os seguintes documentos:
- Fatura da eletricidade que comprove ser beneficiário da tarifa social;
- Recibo onde conste o NIF do titular do contrato de eletricidade, beneficiário da tarifa social e que comprove a aquisição da garrafa de GPL;
- Cartão do cidadão ou passaporte do titular do contrato de eletricidade.
No caso de ser beneficiário das prestações sociais referidas terá de apresentar um documento comprovativo do recebimento da prestação social em causa com referência ao mês anterior ou ao mês do apoio; o recibo da compra da garrafa de gás e os documentos de identificação do titular da prestação social mínima.