Quem é que resiste a uma saborosa broa de milho? A tradição tem razão de ser e esta receita é uma das maiores provas disso. Tome nota de um passo a passo simples e descubra que este pão é tão fácil de preparar quanto delicioso.
Receita tradicional de broa de milho
Cozinha:típica portuguesa
Tipo:complemento
Tempo de preparação:02h40
Ingredientes
- 1kg de farinha de milho
- 300gr de farinha de trigo, centeio ou integral
- 17gr de fermento de padeiro
- 1,25 litros (+/-) de água
- Sal q.b. (sugestão: 1 col. de chá)
Modo de preparação
- Dissolva o fermento de padeiro num bocado de água morna.
- Depois de bem dissolvido, misture as duas farinhas e um pouco de sal, e amasse bem.
- Adicione, aos poucos, a água morna (puxe as bordas da massa e amasse para dentro). Quando a massa não colar nos dedos, pare de colocar água. O ideal é criar uma massa suave.
- Cubra a massa com um pano e deixe repousar num sítio morno. Deixe a levedar por, no mínimo, 2 horas. Um truque para observar que a massa já está boa para cozer é quando começam a aparecer quebras/rachas na sua superfície.
- Com a quantidade indicada de massa, vai conseguir fazer duas broas. Por isso, numa bancada enfarinhada, divida a massa ao meio e molde duas bolas.
- Coloque as massas das broas de milho num tabuleiro próprio para levar a forno, previamente polvilhado com bastante farinha, e leve a assar por um período entre 30 a 40 minutos.
- O forno deve ser pré-aquecido a 250ºC.
- Quando a sua broa de milho estiver bem dourada, retire do forno e polvilhe com mais farinha.
- Agora, basta usar a imaginação para servir a broa de milho – com patê, para o lanche, para acompanhar a sopa… Bom apetite!
É tão fácil adorar este pão tipicamente português! Pronto para colocar as mãos na massa?