Muito ouvimos falar em bronquite e em pessoas que sofrem deste problema, mas, afinal, em que consiste?
A bronquite é caracterizada por uma inflamação dos brônquios. Os nossos brônquios são as vias aéreas principais dos pulmões e são essenciais para um correto funcionamento da respiração.
Ao inflamarem, essas vias ficam mais estreitas e fazem com que a respiração seja bastante mais difícil. Acrescidamente, pode trazer sintomas como a tosse, um mecanismo de defesa do nosso organismo.
Uma das principais complicações que pode advir da doença é o enfisema pulmonar, devido à pouca passagem de ar.
De acordo com estudos realizado, acredita-se que a bronquite tende a aumentar a sua incidência à medida que uma pessoa avança na idade. Além disso, existe uma ligeira preferência da doença pelo sexo masculino (12,5%) face ao sexo feminino (10,2%).
Tipos de bronquite
Existem diferentes tipos de bronquite, que se manifestam de diferentes formas:
Bronquite asmática
Consiste na inflamação dos brônquios, que acumulam secreções, geralmente derivadas de uma alergia das vias respiratórias. Por vezes não é possível curá-la, mas é possível controlá-la com o recurso a medicamentos devidamente receitados pelo seu médico.
Bronquite crónica
Nestes casos, a inflamação dos brônquios deve-se a uma acumulação de secreções com duração superior a três meses, mesmo após tentar tratá-la com medicamentos, aparentemente adequados. Nestes casos pode ser necessário visitar um especialista para que lhe sejam receitados medicamentos expetorantes e outros mais específicos. Algumas pessoas que sofrem de bronquite crónica utilizam ainda auxiliares naturais, como chás e infusões para acelerar o processo e tratamento. Existe uma maior probabilidade de cura quando não existem doenças pulmonares associadas à bronquite.
Bronquite alérgica
Este tipo de bronquite está fortemente ligada a alergias respiratórias e não tem o fator contagioso. Além disso, nem sempre é possível curar este tipo de bronquite. O que é possível é tentar controlar o seus sintomas, seja através de medicação ou até mesmo pelo recurso a vacinas para evitar grandes manifestações alérgicas.
Tratamento da bronquite
É necessário avaliar caso a caso para que lhe seja prescrito o tratamento mais indicado. Existem casos em que a toma de um anti histamínico pode ser suficiente, (bronquite alérgica) e outros em que é necessário tomar broncodilatadores, anti-inflamatórios, corticoides, expectorantes ou mucolíticos.
Em alguns casos ainda, geralmente quando associado a alguma doença pulmonar, não existe cura.
No entanto, é possível referir algumas sugestões úteis para o tratamento da bronquite:
- Repouso;
- Ingestão de muitos líquidos para que as secreções fiquem mais fluídas e mais rapidamente sejam expulsas do corpo;
- Exercícios físicos como a natação ajudam muito a movimentar as secreções e são grandes auxiliares da respiração. No entanto, é necessário cuidado redobrado com os níveis de cloro das piscinas;
- Fisioterapia, que pode ajudar a aumentar a capacidade de respiração e pode ajudar também a eliminar secreções, seja por técnicas manuais, ou pela utilização de máquinas para o efeito.
Veja também: