Certamente já ouviu falar em bronquite alérgica. Muito possivelmente, até conhece alguém que sofre deste problema. Mas, sabe exatamente em que consiste este problema?
A bronquite alérgica é uma das formas de manifestação da bronquite e está em estreita ligação com alergias das vias respiratórias desenvolvidas pelo portador da doença. Os brônquios e respetivos tubos respiratórios ficam inflamados, mais estreitos e, eventualmente, com muco, e a respiração torna-se bastante mais difícil.
Este problema de saúde não é contagioso e pode ou não ter cura. A utilização de vacinas pode vir a ser útil para o tratamento da bronquite alérgica.
Também conhecida como asma brônquica, esta doença é das mais comuns em termos de inflamação dos brônquios e tem características específicas que permitem que sejam diferenciada das outras formas de bronquite:
- Cerca de 80% da doença é de causa alérgica, e no caso das crianças o número atinge os 90%;
- Apenas uma minoria está associada apenas a fatores não alérgicos, como agentes poluentes, fortes cheiros, infeções virais, mudanças climáticas e exercício físico.
Sintomas da bronquite alérgica
As pessoas portadoras de bronquite alérgica são extremamente sensíveis a agentes externos, que levam à inflamação intensa dos brônquios. Exemplos desses agentes são poeiras e temperaturas muitos díspares com mudanças repentinas.
Outros exemplos são os chamados ingredientes alergénicos, que assim que chegam aos pulmões causam uma reação alérgica que leva a que tenha muita tosse e falta de ar – um mecanismo de defesa do nosso organismo.
Na verdade, a bronquite alérgica é tão semelhante à asma que chega a ser confundida com a mesma.Os principais sintomas são:
- Dificuldade a respirar;
- Tosse seca e irritativa;
- Chiar no peito;
- Dor ao inspirar e expirar profundamente;
- Febre (em alguns casos);
- Espirros constantes;
- Vias aéreas entupidas.
Tratamento da bronquite alérgica
Para que se possa prescrever o tratamento mais adequado, é necessário analisar caso a caso. Deve sempre consultar o seu médico para que o mesmo possa analisar o seu histórico, para que faça exames de rotina e de especialidade e assim se possa chegar a uma conclusão.
Nos casos em que o elemento que causa a alergia possa ser eliminado ou no caso de existir forma de eliminar essa alergia, existe cura para a bronquite alérgica.
No caso disso não ser possível, o que se pode fazer é atenuar os sintomas incomodativos que daí advêm.
Medicamentos, fisioterapia, desportos como a natação e corrida, podem ser algumas das abordagens para a melhoria do bem estar de uma pessoa que sofra de bronquite alérgica, uma vez que todas estas ferramentas visam a melhoria do sistema respiratório.
Veja também: