Luana Freire
Luana Freire
29 Out, 2018 - 17:22

Bulldog personalidade: descubra 10 características desses cães

Luana Freire

Há algo a ter em conta se é dono (ou quer ser) de um bulldog: a personalidade. Descubra algumas características da raça e não se deixe surpreender.

Bulldog personalidade: descubra 10 características desses cães

Bulldog: personalidade. O que esperar quando decide partilhar a casa e a vida com um cão desta raça? Saiba tudo sobre este tema e não seja apanhado de surpresa.

Se está a ler este artigo, é provável que esteja a pensar ter um bulldog em casa. Certo? Pode estar na dúvida entre ter um francês ou um inglês, ou até mesmo estar indeciso entre outras raças. A boa notícia é que está no sítio certo e já vai ficar a saber tudo sobre a personalidade destes cães.

Se já tem um cão bulldog em casa, fique por aqui, pois é sempre bom informar-se sobre o que é comum ou não no temperamento do seu cão, mediante a raça. Curiosamente, o bulldog francês e o inglês têm as mesmas características – quer no que diz respeito à saúde, quer no que toca ao feitio. No entanto, para ter uma ideia dos problemas que vai ter com o bulldog inglês, pode multiplicar por 10 as características menos “agradáveis” do bulldog francês.

Antes de mais, vamos esclarecer um ponto: ainda que haja 10 razões para não ter um bulldog, é quase certo que possam existir outras 10, ou mais, para o ter. Não estamos, de todo, a criticar a raça, afinal, o bulldog é um patudo maravilhoso para ter como companhia. O que queremos, claro, é que fique ciente do que o aguarda e, assim, reduzir o número de abandonos ou doações desses animais tão queridos. Sim, há muitas histórias de quem tenha um bulldog por dois ou três meses e que depois resolvem dar o peludo, simplesmente porque é um destruidor do lar. É bom, portanto, para cães e humanos que um bulldog não caia em mãos erradas.

Bulldog personalidade: o que esperar dessa convivência?

Apesar do ar cómico e jovial, saiba que o cão da raça bulldog (inglês ou francês) é um dos cães mais  adoráveis que pode levar para casa – ainda que seja demasiado teimoso. A grande vantagem desses cães é serem os melhores amigos das crianças, além de ser darem bem com outros animais que tenha por casa e de serem razoavelmente simpáticos para pessoas estranhas.

As desvantagens? Há algumas: são cães resistentes aos comandos, que demoram a ser ensinados, educados e adestrados. Mas, há mais. Tome nota e pese na balança se está disposto a encarar os desafios.

Bulldog inglês: tudo sobre a raça

1. Ooops… O bulldog sofre muito com gases

Sim, o bulldog vai ter gases, muito gases. Na verdade, esses cães libertam gases praticamente a toda hora – e este quadro tende a piorar de acordo com a ração que lhe oferece. Não adianta pedir conselhos no que diz respeito a isso, pois cada animal vai reagir de forma diferente à comida. A dica é: testar.

2. Pelo espalhado por toda a casa

Sim, é verdade que os cães de pelo curto perdem menos pelo, mas esta regra parece não aplicar-se ao bulldog. Antes pelo contrário. A explicação? É simples: cães que perdem pouco pelo, normalmente, são cães que necessitam de ir à tosa.

Se quer ter um bulldog em casa, habitue-se a ver pelos pelo sofá, na roupa, na cama, no chão… E, até, na comida.

3. Não são cães de quintal

Quer um cão pra viver fora de casa? Esqueça o bulldog inglês ou o francês. Para começarmos a explicar, temos de dizer que esses cães precisam de companhia constante para estarem bem –  companhia de humanos ou de outros cães. Depois, porque a saúde desses peludos (que são cães braquicefálicos) é um tanto quanto frágil e requer cuidados no que toca à temperatura.

bulldog

4. Não são cães de levar ao colo

O bulldog francês pode pesar entre 8 e 14kg. Já o bulldog inglês pode mesmo chegar a pesar uns valentes 35kg. Logo, se quer um cão para andar ao colo, esqueça essas raças e optes antes por um cão maltês ou um yorkshire.

5. Delicadeza? Esqueça

Os bulldogs são brutos, muito brutos – e não é por mal. Na verdade, são cães brutos até quando brincam: saltam, correm, vão contra os móveis.

Por serem animais musculados e fortes, é difícil que algum embate lhes provoque dor. Sendo assim, não recomendamos um bulldog para fazer companhia a crianças demasiado pequenas ou a idosos.

6. Donos de bulldogs precisam ser mais sociáveis

É normal ver vizinhos a parar para brincar com um bulldog a meio do passeio, seja o cão francês ou inglês. Toda a gente parece gostar de socializar, passar a mão sobre o seu pelo e fazer mil e uma perguntas ao seu dono. Por isso, se quer ter um bulldog, prepare-se para ser mais sociável.

7.  Bulldogs são destruidores

Os “bulls” (bulldog, pitt bull, bull terrier, etc.) são, por natureza, animais de briga. Logo, diante dessa característica, sabemos de antemão que o bulldog é um cão potencialmente “destruidor”: podem destruir paredes, comer sapatos, destruir sofás. Esteja preparado.

buldogue francês

8. O bulldog francês é especialmente agitado

Nem todo bulldog é pacato e calmo. No que diz respeito aos bulldogs, o francês é particularmente agitado e adora brincar, parecendo nunca estar cansado – salvo raras exceções. No entanto, são capazes de demonstrar tranquilidade quando a família para em frente à TV, por exemplo.

Se, para si, isto é um problema, escolha o bulldog inglês – que é mais conhecido por ser calmo, gostar do lar e desprezar os passeios.

9. São cães mais visados para roubos

Infelizmente, as raças de bulldog são, além de muito populares, muito roubadas. Talvez porque sejam de pequeno porte e fáceis de levar de um lado para outro, ou porque sejam demasiado dóceis. Mas, o mais provável é que a mira dos ladrões foque no seu preço, que costuma ser elevado.

10. Chichi fora do sítio

Educar o cachorro para fazer o chichi e o cocó no sítio certo é função do dono, não restam dúvidas. Afinal, nenhum patudo nasce ensinado e, portanto, não vai adivinhar o que é correto no que toca às suas necessidades. Como os cães vão à procura de locais que tenham boa absorção, os seus tapetes serão naturalmente eleitos como “sítio” certo. Como os bulldogs não são os peludos mais inteligentes entre as várias raças, além de famosos pela teimosia, ensinar o seu amigo de 4 patos a fazer chichi e cocó no lugar correto vai exigir de si mais paciência.

Veja também: