Share the post "Buracas do Casmilo: caprichos da natureza cravados na rocha"
Já ouviu falar das Buracas do Casmilo? A Natureza tem uma capacidade enorme de nos fazer sentir pequenos, fruto do seu imenso poder e gigantescas criações. Muitas das paisagens que nos deslumbram possuem inúmeras estórias.
A passagem do tempo provoca grandes transformações no planeta que também contribuem para a existência de espaços absolutamente incríveis.
Se existem muitos locais deslumbrantes no mundo, em Portugal também existem alguns. As Buracas do Casmilo, na Serra do Sicó, representam um tesouro natural profundamente encantador.
Mais uma prova da incrível riqueza da Natureza presente num espaço absolutamente único em Portugal e que fica nas imediações de Condeixa-a-Nova.
Buracas do Casmilo: um percurso a não perder
Ir a Buracas do Casmilo é uma experiência fascinante para todos aqueles que adoram estar em contacto com a Natureza. Os que gostam de aventuras e de fazer atividades como escaladas, montanhismo e caminhadas, certamente adorarão a experiência de descobrir, no Maciço do Sicó, as Buracas do Casmilo.
A Natureza
Condições singulares num contexto específico determinam um desenvolvimento ímpar e deslumbrante. Nesta região, dominada por superfícies secas, a água é quase inexistente na superfície, sendo na forma subterrânea que é feito o seu escoamento.
No vale das Buracas, são vários os abrigos rochosos que protagonizam fotografias fantásticas. É uma experiência arrebatadora estar perante estes buracos enormes, que o tempo e a Natureza desenharam para que pudéssemos testemunhar quão assombrosa pode ser a sua criação.
As Buracas
No Vale das Buracas, são vários os exemplares de “buracos” enormes. As “buracas” ficaram expostas após o abatimento da parte central de uma conduta, ficando a descoberto as suas partes laterais.
Os buracos podem atingir uma dimensão enorme. Existem alguns com mais de 10m de diâmetro e com mais de 5m de profundidade. Essa dimensão faz-nos tomar consciência de que o nosso tamanho perante a dimensão da Natureza é realmente reduzido. É impossível não tirar fotografias que ficam absolutamente incríveis e extraordinárias.
Percurso pedestre
Existe um percurso pedestre que pode revelar-se uma ótima opção para todos os que pretendem conhecer esta maravilha natural. Este trajeto tem início e fim na aldeia de Casmilo (junto ao polidesportivo). É um percurso repleto de pontos de grande interesse turístico.
Neste trilho, além de ficar a conhecer as limitações naturais da região, pode também ficar a saber como se vive (e se viveu) e se supera (e se superou) todos estes condicionalismos. O ponto alto deste trajeto é, naturalmente, o Vale das Buracas. Mas até chegar a esse ponto, pode deslumbrar-se com a bela paisagem, os animais (nomeadamente os rebanhos) e com a prova do trabalho árduo que os homens têm para tentar domar a Natureza (enquanto esta deixa…) e os campos com muros de pedra calcária a delimitar o espaço.
Onde dormir
Condeixa-a-Nova pode revelar-se uma excelente opção para quem pretende encontrar alojamento. Contudo, pode também optar por outros espaços nas proximidades, como Coimbra. Entre os alojamentos existentes na área (ou próximos) estão:
- Vila Gale Coimbra (Rua Abel Dias Urbano, 20, 3000-001 Coimbra);
- Tivoli Coimbra (Rua João Machado Nº4, 3000-226 Coimbra);
- Pousada Condeixa Coimbra (Rua Francisco de Lemos nº43, 3150-142 Condeixa a Nova);
- Casa Bela Vista (Rua da Igreja, 3150-040 Bem da Fé, Portugal);
- Sete Quintas (Retorta s/n, 3220-238 Miranda do Corvo);
- HD | Duecitânia Design Hotel (Ponte do Espinhal, 3230-292 Penela);
- Casa da Azenha Castellum (Rua Moinho do Rei 3, 3150-211 Alcabideque);
- Hotel Quinta das Lágrimas (Rua António Augusto Gonçalves, 3041-901 Coimbra).
Onde comer
Entre os locais próximos, mas ainda a alguma distância das “buracas”, há em Condeixa-a-Nova ótimos restaurantes como:
- Non Solo Pane (Rua Dona Maria Elsa Franco Sotto Mayor nº21 A);
- COME (Rua D. Elsa Sotto Mayor nº5 Condeixa A Nova, Coimbra);
- A Taberna (Rua dos Combatentes da Grande Guerra 86, Coimbra);
- A Cozinha da Maria (Rua das Azeiteiras, nº 65 Coimbra).