Miguel Pinto
Miguel Pinto
13 Jan, 2025 - 11:00

BYD Sealion 7 chega a Portugal e começa nos 47.990 euros

Miguel Pinto

Está aí mais uma ofemsiva da marca chinesa, com o novo BYD Sealion 7, um SUV do segmento D, 100 por cento elétrico e de elevada performance.

Novo BYD Sealion 7

A BYD apresentou o novo SUV do segmento D, o BYD Sealion 7, um automóvel que combina desempenho desportivo, um design moderno e tecnologia de ponta.

Este é o sétimo modelo 100% elétrico lançado pela BYD em Portugal, e o quarto  modelo da Ocean Series, depois do BYD Ddolphin, Seal e Seal U. O novo BYD Sealion 7  proporciona até 502 km de autonomia WLTP e apresenta um  desempenho excelente com velocidade máxima de 215 km/h e aceleração dos 0-100 km/h em  apenas 4,5 segundos. 

Criado sob a orientação do Diretor de Design Global da empresa, Wolfgang Egger, adota a linguagem de design da Série Ocean e adapta-a a um estilo de carroçaria SUV desportiva.

O  resultado é um veículo com uma postura potente e atlética, mas também uma forma  extremamente eficiente que ajuda a potenciar o alcance impressionante da Blade Battery.

BYD Sealion 7: inspirado nos oceanos

A dianteira do BYD Sealion 7 incorpora a linguagem de design em forma de X, inspirada em outros modelos da Série Ocean, e foi concebido para ter uma sensação de movimento para a  frente de forma a refletir a destreza dinâmica do modelo.

O perfil lateral surge suavizado, mas equilibrado, com a frente baixa contrabalançada por um  tejadilho arredondado e um estilo fastback que é pontuado por um discreto spoiler traseiro  em forma de rabo de pato.

A superfície apresenta-se de forma subtil, com um vinco nítido a  subir ao longo dos flancos e cria uma cintura dupla, ajudando a manter uma postura atlética  apesar da carroçaria SUV. A aparência limpa e a eficiência são reforçadas ainda mais pelos  puxadores das portas que recuam para dentro da própria porta quando está  em movimento. 

Mais atrás, há um toque musculado sobre a roda traseira para refletir o potencial de  desempenho e o foco dinâmico e, em seguida, uma assinatura luminosa a  todo o comprimento no topo da bagageira que inclui a mais recente evolução das luzes em  forma de “gota de água” da Série Ocean.  

Este novo modelo da BYD tem um comprimento total de 4.830 mm e uma distância entre eixos  de 2.930 mm. O comprimento total do novo modelo é apenas 30 mm mais comprido do que  o BYD Seal, mas o diferente posicionamento está refletido na altura, porque a linha do  tejadilho é 160 mm mais alta do que a do seu congénere. 

BYD Sealion 7 na estrada

Tecnologia Ceel-to-Body

O BYD Sealion 7 é baseado na arquitetura de veículos de última geração da marca chinesa, a  denominada e-Platform 3.0. Concebida exclusivamente para veículos elétricos, apresenta a revolucionária Blade Battery da BYD, tecnologia que tem estado no centro das  apresentações europeias da marca.  

Desenvolvida internamente pela BYD, a Blade Battery foi projetada para oferecer segurança,  durabilidade e desempenho líderes na categoria. A tecnologia é muito eficiente em  termos de espaço, com células instaladas diretamente no conjunto, em vez de estarem instaladas em vários módulos.

Desta forma mais células são colocadas na mesma área do que  com uma construção de bateria convencional – enquanto resulta num conjunto mais fino o  que ajuda os engenheiros e designers da BYD a otimizar o espaço do habitáculo.

Além disso, a BYD Blade Battery utiliza fosfato de ferro-lítio (LFP) como material catódico. O  LFP tem níveis mais altos de segurança e durabilidade em comparação com as baterias convencionais de iões de lítio, além de ser 100% livre de cobalto. 

Para além da Blade Battery, o BYD Sealion 7 beneficia da tecnologia Cell-to-Body (CTB), uma diferença técnica fundamental em comparação com outros  EV.

Motor elétrico de produção em série mais rápido

O motor traseiro do BYD Sealion 7 pode funcionar a velocidades de até  23.000 rpm, tornando-o o motor elétrico, de produção em série, mais rápido do mundo. Trata-se de uma tecnologia, que permite uma aceleração forte e velocidade  máxima constante enquanto ainda utiliza uma caixa de uma só velocidade, algo que  normalmente só é visto em modelos de luxo.

Este motor produz 230 kW e 380 Nm de binário e desempenha um papel fundamental em  ambas as configurações do modelo. Presente na versão Comfort, de tração traseira, este motor permite atingir 0-100 km/h em 6,7 segundos e alcançar uma velocidade  máxima de 215 km/h.

A versão Excellence AWD, com tração integral, recorre a mais uma unidade motriz com 160 kW  no eixo dianteiro, para assegurar uma potência combinada de 390 kW e 690 Nm de binário.

Nesta versão a velocidade máxima do BYD SEALION 7 mantêm-se nos 215 km/h, mas a  aceleração dos 0 aos 100 km/h é de apenas 4,5 segundos. 

BYD Sealion 7: Mais de 500 km de autonomia

Este modelo está disponível com duas capacidades de bateria distintas e, quando  combinado com as opções de motor propulsor, permitirá que os clientes escolham entre  acessibilidade, desempenho e autonomia total.

A versão Comfort com tração traseira  apresenta uma Blade Battery de 82,5 kWh. Isto é suficiente para uma autonomia combinada  WLTP de 482 km. A versão topo de gama, Excellence AWD, recebe uma bateria maior, com uma  capacidade de 91,3 kWh que permite uma autonomia incrível de até 502 quilómetros. 

Todas as versões dispõe de carregamento AC trifásico de 11 kW de série, e  várias possibilidades de carregamento rápido DC. A versão Comfort pode ser recarregada até  150 kW, permitindo que a bateria seja recarregada de 10% a 80% em 32 minutos.

A versão Excellence AWD com a bateria maior pode atingir velocidades de carregamento de 230 kW  quando ligado a uma estação de carregamento ultrarrápida DC. Com este potencial, a bateria maior, na versão Excellence AWD, pode ser carregada dos 10% a 80% em  apenas 24 minutos. 

Há  também uma bomba de calor como padrão em toda a linha, que usa o  calor residual do motor elétrico para ajudar a maximizar a autonomia, especialmente em  condições frias. 

Modos de condução

O novo modelo tem quatro modos de condução, para uma variedade de preferências e  situações de estrada.

  • Modo ECO: concentra-se na eficiência e amplia a autonomia de condução tanto  quanto possível 
  • Modo normal: proporciona uma experiência de condução equilibrada para uma  utilização quotidiana 
  • Modo Sport: com ênfase no desempenho desportivo, proporcionado uma  resposta mais forte na aceleração 
  • Modo de neve: concebido para maximizar a tração e estabilidade em superfícies  escorregadias 

O volante tem ajuste de quatro vias e o banco  do condutor é ajustável eletricamente em oito direções, além de oferecer suporte lombar  ajustável em quatro vias. Os bancos dianteiros também dispõem de ventilação e aquecimento  de série. 

O habitáculo foi concebido para proteger os ocupantes do ambiente à sua volta, com vidro laminado de camada dupla nas portas dianteiras – otimizado para isolamento acústico e  térmico – e vidro escurecido de privacidade nas traseiras.

O modelo usufrui ainda de muita luz  natural, graças a um grande teto panorâmico e um estore elétrico que proporciona sombra e  conforto nos dias mais quentes.

A capacidade da bagageira é de 520 litros. Rebatendo os bancos alcança-se  um total de 1.789 litros de capacidade. Há ainda um porta-bagagens dianteiro (‘frunk’) com 58 litros de capacidade, ideal para armazenar cabos de carregamento ou até mesmo uma pequena bolsa. 

Interior do BYD Sealion 7

Ecrã de 15,6 polegadas

O centro do painel de instrumentos do novo modelo abriga um ecrã de 15,6  polegadas que pode girar entre a orientação retrato e paisagem. 

Este ecrã possui o software mais recente da BYD, que traz uma interface reformulada capaz de  mostrar uma renderização 3D completa do carro, o que, por sua vez, permite que os  utilizadores utilizem os elementos visuais para ativar itens, como abrir janelas ou portas, em  vez de pesquisar através de uma lista de funções.  

Outras melhorias incluem melhor suporte para Android Auto e Apple CarPlay, que surgem agora totalmente integrados no próprio sistema e interface da BYD.

A facilidade de utilização é ainda reforçada pela mais recente interação do sistema de controlo de voz da BYD. No BYD Sealion 7, o software atua numa base de quatro zonas, permitindo  descobrir quem está a dar comandos ao veículo.

BYD Sealion 7: conheça os equipamento de série

O BYD Sealion 7 traz de série uma série de equipamentos
que o distinguem no mercado:

  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e câmara de 360 graus
  • Controlo de velocidade adaptativo
  • Reconhecimento de sinais  de trânsito
  • Controlo inteligente de limite de velocidade
  • Alerta de colisão frontal e traseira
  • Alerta de trânsito cruzado dianteiro e traseiro e travagem de trânsito cruzado
  • Aviso de saída  de faixa
  • Controlo inteligente de iluminação
  • Radar de ângulo morto
  • Travagem automática de  emergência
  • Detetor de fadiga do condutor, aviso de abertura de portas
  • Controlo de  manutenção em faixa e alerta de atenção do condutor
  • 9 airbags
  • Bloqueio eletrónico se segurança para crianças
  • Sistema de chamada de emergência e-call

Modelos e preços

O BYD Sealion 7 Comfort tem de série jantes de 19 polegadas e a versão mais equipada,  Excellence está equipada com jantes de 20 polegadas, acrescentando ao equipamento da  versão Comfort os interiores com couro Nappa e um head-up display. 

É disponibilizado em quatro cores exteriores – Cinza Atlantis, Cinzento Indigo, Branco Polar e  Preto Space – juntamente com duas cores interiores, preto e azul. 

Está disponível em Portugal com preço a partir de 47.990 euros para  a versão Comfort e o topo de gama Excellence chega por 56.490 euros (acresce despesas).

Veja também