A segurança dos mais pequenos é fundamental, e quando se trata do transporte dos mais petizes no automóvel, é essencial conhecer as diferentes cadeiras auto disponíveis no mercado para que se possa fazer uma escolha segura.
Para além da segurança, que é um aspeto muito importante para os pais, temos também a lei que rege este tipo de situações. A legislação aplicável ao transporte de crianças no automóvel encontra-se explícita no artigo 55.º do Código da Estrada e indica o seguinte:
“As crianças com menos de 12 anos de idade transportadas em automóveis equipados com cintos de segurança, desde que tenham altura inferior a 135 cm, devem ser seguras por sistema de retenção homologado e adaptado ao seu tamanho e peso.”
A não utilização de cadeiras auto para o transporte de crianças no automóvel implica o pagamento de uma multa entre os 120€ e 600€ por cada criança transportada sem o correto sistema de segurança.
Qual é o sistema de segurança correto a utilizar? Depende da altura ou da idade da criança? Quando é que é necessário mudar a cadeira auto? Existe algum tipo de homologação que permita perceber se a cadeira cumpre todos os requisitos a nível de segurança? Quais as cadeiras consideradas mais seguras?
São muitas as questões colocadas pelos pais quando chega a altura de adquirir uma cadeira auto para o seu filho. Conheça as respostas.
Segmentos de cadeiras auto
Em primeiro lugar, é importante perceber que existem cinco segmentos, ou grupos, de cadeiras auto.
Estes segmentos encontram-se regulados pelo Regulamento de Utilização de Acessórios de Segurança, têm em conta as variáveis peso e idade, e distinguem-se da seguinte forma:
Segmento / Grupo | Peso (kg) | Altura (cm) | Idade | Notas |
0 | Até 10 | Até 72 | 1 ano | Instalam-se no sentido inverso ao da marcha do veículo |
0+ | Até 13 | Até 80 | 1 ano e 3 meses | Instalam-se no sentido inverso ao da marcha do veículo |
1 | Entre 9 – 18 | Até 100 | Desde 1 ano até 3 ou 4 anos | |
2 | Entre 15 – 25 | Até 115 | Desde os 3 anos até aos 7 anos | |
3 | Entre 22 – 36 | até 130 | Desde os 6 anos até aos 12 anos |
Para escolher a cadeira automóvel indicada deverá ter em conta a altura e peso da criança. Com isto queremos dizer que apenas precisa de atingir um destes indicadores para poder escolher e mudar para uma outra cadeira.
Exemplo
Imagine que a criança tem 12 kg, mas mede 90 cm, ela pode passar para uma cadeira do grupo 1.
De acordo com a regulação internacional aplicável apenas são homologadas cadeiras auto até aos 36kg.
Contudo, é recomendado que crianças acima deste peso utilizem um banco elevatório para a correta colocação do cinto de segurança.
Ao utilizar o banco elevatório, caso o cinto tenha 3 pontos de fixação e a cinta diagonal ficar sobre o pescoço da criança, esta deve ser colocada atrás das costas e nunca por debaixo do braço.
É preferível utilizar apenas a cinta subabdominal e reduzir o nível de proteção, a colocar a criança numa situação de perigo ainda maior.
Homologação das cadeiras auto
Todas as cadeiras auto têm de cumprir um conjunto de requisitos definidos pela União Europeia, com o objetivo de garantir a segurança e eficácia desta cadeiras como sistemas de retenção de crianças.
Atualmente, existem dois regulamentos em vigor:
- o R44: modelos com e sem Isofix, dividem as cadeiras auto por segmentos considerando o peso da criança;
- o R129: mais atual que o R44, segue a norma i-Size e categoriza as cadeiras por altura da criança. Este regulamento assegura que as cadeiras auto contêm sistemas que melhor protegem o pescoço e cabeça da criança, são adequadas ao transporte contra marcha até aos 15 meses, e que foram feitos testes de colisão mais exigentes.
Para confirmar se a cadeira auto se encontra homologada com um destes regulamentos, basta encontrar a “etiqueta E” e verificar o número de homologação.
Se este começar por 04, significa que cumpre o regulamento R44. Por outro lado, se começar por 00, significa que cumpre o regulamento R129.
Ambas as opções são válidas e seguras.
Sistema ISOFIX
Muito provavelmente, já ouviu falar deste sistema. O ISOFIX foi criado em 1997 para potenciar e aumentar a segurança das cadeiras auto.
Este sistema de fixação de cadeiras auto diminui o risco de falha humana na instalação da cadeira, sendo, por isso, considerado mais seguro que a simples utilização do cinto de segurança para prender a cadeira.
Para além disso, a utilização deste sistema é bastante prática e a possibilidade de utilização de cadeiras giratórias aliadas a este sistema torna ainda mais simples a colocação da criança no automóvel.
O que fazer se o carro não tiver sistema ISOFIX
Se o seu carro não tiver sistema ISOFIX, não se preocupe.
Algumas cadeiras até tiveram melhores resultados em testes quando não utilizado o sistema ISOFIX.
As vantagens do sistema ISOFIX referidas no ponto anterior (diminuição do risco de falha humana e praticabilidade) perdem-se, mas, desde que tenha o cuidado de cumprir todas as recomendações do fabricante da cadeira, não estará a colocar em risco a vida do seu filho.
O importante é isso mesmo: cumprir as recomendações do fabricante da cadeira. Sem sistema ISOFIX, a segurança do sistema de retenção é assegurada pelos cintos de segurança.
Devido às diferenças na construção das cadeiras, a forma como os cintos serão colocados nas cadeiras dependem da própria cadeira.
Verifique sempre se os cintos estão colocados corretamente, que estão bem presos, e que não têm uma folga que coloque em risco a segurança da criança.
As crianças podem viajar no banco da frente?
Sim, podem, caso se verifique uma das seguintes situações:
- O veículo não tem banco traseiro ou cintos de segurança no banco traseiro e a criança tem mais de 3 anos de idade;
- A criança tem menos de 3 anos de idade e a cadeira auto está virada para a retaguarda e com o airbag do passageiro desligado;
- tem que transportar 3 crianças no automóvel e não tem espaço para as três cadeiras no banco traseiro (neste caso, a criança de maior estatura pode viajar no banco da frente desde que tenha mais de 3 anos);
- tem que transportar 4 crianças no automóvel (neste caso, a criança de maior estatura pode sentar-se no banco traseiro sem cadeira, mas tem, obrigatoriamente, que utilizar o cinto de segurança), que deverá ficar atrás das costas e não debaixo do braço, quando o cinto diagonal ficar sobre o pescoço da criança).
O que fazer quando transporta a criança no banco da frente
Tal como referido no ponto anterior, ao transportar a criança no banco da frente, é necessário colocar a cadeira virada à retaguarda e desligar o airbag, caso a criança tenha menos de 3 anos.
Para além disso, independentemente da idade e do sentido da marcha, o sistema de retenção deve ser corretamente instalado no banco dianteiro, seguindo as recomendações do fabricante da cadeira auto e as especificidades do próprio automóvel.
as melhores cadeiras auto dentro de cada segmento
Como a escolha de uma cadeira auto é muito importante e complicado, apresentamos algumas sugestões com base num estudo da DECO PROTESTE.
Grupos 0 e 0+
1. BÉBÉ CONFORT JADE + BASE 3WAYFIX: com 2 pontos de fixação ISOFIX, homologação i-Size e um peso de 6 kg, esta cadeira auto já com isofix custa cerca de 524€.
2. CYBEX ATON 5: numa alternativa sem ISOFIX, temos esta cadeira auto com cerca de 5 kg e modo de instalação virada para trás. O seu preço médio ronda os 107,68€.
3. JOIE I-SNUG: com homologação i-Size e modo de instalação virada para trás, esta cadeira auto de apenas 3 kg custa cerca de 129€.
Grupos 0+/1
1. CYBEX SIRONA M2 I-Size: com 2 pontos de fixação ISOFIX e cerca de 8 kg, esta cadeira auto pode ser instalada em ambos os sentidos. O seu preço médio ronda os 303,79€.
2. CONCORD REVERSO PLUS: com 2 pontos de fixação ISOFIX e 11 kg, esta cadeira auto só pode ser instalada virada para trás. O seu preço começa nos 297,90€.
3. JOIE I-SPIN 360: esta cadeira auto tem homologação i-Size, 2 pontos de fixação ISOFIX e pesa 14 kg. Pode ser instalada em ambos os sentidos de marcha. O seu preço médio ronda os 389,23€.
Grupo 1
1. BÉBÉ CONFORT PEARL ONE + BASE FAMILYFIX ONE I-SIZE: com 2 pontos de fixação ISOFIX, 8 kg e homologação i-Size, esta cadeira auto pode ser instalada virada para trás. O seu preço médio é na casa dos 524€.
2. HAUCK VARIOGUARD PLUS REBOARD: com base ISOFIX, esta cadeira auto pode ser instalada em ambos os sentidos de marcha. O seu preço médio situa-se nos 213€.
3. BABYSAFE AKITA: equipado com um redutor em espuma termoplástica, permite que a criança circule no automóvel na posição corporal ideal. Pode ser adquirida por 160€.
Grupo 1/2/3
1. AXKID MINIKID 2: o apoio de cabeça pode ser ajustado ao crescimento da criança. A cadeira tem ainda 5 posições de inclinação. O seu preço começa nos 399€.
2. CYBEX PALLAS M-FIX: esta cadeira auto pode ser instalada virada para a frente e ainda com o sistema ISOFIX. Pode ser adquirida por 199,99€.
3. CONCORD TRANSFORMER PRO: tal como a anterior, esta cadeira auto pode ser instalada virada para a frente e com o sistema ISOFIX. O seu preço médio ronda os 159€.
Grupo 2/3
1. BÉBÉ CONFORT RODIFIX AIRPROTECT: esta cadeira auto tem 2 posições de inclinação ideais para a circulação da criança na posição sentada ou na posição deitada. O seu preço começa nos 111,99€.
2. CYBEX SOLUTION X2-FIX: com um apoio de cabeça reclinável em 3 posições, esta cadeira auto possui ainda Sistema L.S.P. Plus (Protecção Linear em Impactos Laterais). Pode ser adquirida por 126,28€.
3. JOIE TRAVER: esta cadeira auto tem 2 pontos de fixação ISOFIX e pesa 7 kg. Pode ser instalada virada para a frente. O seu preço médio ronda os 149€.
No mercado de cadeiras auto irá encontrar diversos modelos disponíveis. Há muito por onde escolher.
Tenha em consideração que este é um elemento bastante importante na segurança de uma criança enquanto circula num carro.
Com base nas informações disponibilizadas ao longo do artigo, pese os prós e os contras de cada modelo e faça a escolha certa com base nas suas necessidades e possibilidades.