Share the post "Usa caderneta bancária? Muita coisa vai mudar a 14 de setembro"
Se é detentor de uma caderneta bancária, fique a saber que a partir do próximo dia 14 de setembro vai deixar de poder fazer levantamentos com ela. As cadernetas dos bancos vão passar a estar limitadas à consulta do saldo disponível e aos movimentos contabilísticos.
A partir da data referida, os clientes do Banco Montepio, Caixa Geral de Depósitos e Crédito Agrícola vão ter de aderir ao cartão de débito para continuar a realizar operações.
A CGD vai disponibilizar um cartão gratuito por um ano, enquanto o Crédito Agrícola vai promover a adesão a este cartão aos utilizadores que apenas têm caderneta.
Também o Banco Montepio irá isentar durante um ano a comissão de disponibilização dos cartões de débito entregues aos clientes titulares de cadernetas que não disponham de outro meio de pagamento na conta DO associada.
Recorde-se que, recentemente, a CGD disponibilizou a app Caderneta, com as mesmas especificidades da física, precisamente a pensar nesta limitação e por ter 290 mil clientes a utilizar a famosa caderneta.
A medida é uma consequência direta da entrada em vigor das novas regras europeias, que exigem mais segurança no que refere as operações bancárias.
Veja também: