Nos últimos anos o Banco deixou de ser apenas um espaço físico com horas de abertura e de fecho e passou a andar, literalmente, na mão dos seus clientes.
Os computadores, a internet e os telemóveis mudaram o mundo e a Caixa, mais do que limitar-se a acompanhar essa mudança, está na vanguarda, dando aos seus clientes as soluções tecnologicamente mais avançadas.
Mais do que seguir as tendências da Banca Digital, a Caixa está a criá-las, abrindo-as, a todas as gerações. Um esforço de integração para que a maior franja de pessoas possa beneficiar de tecnologias inovadoras e assim simplifique a interação com o banco.
De acordo com a Caixa, “a ideia é responder às reais necessidade dos seus clientes, acompanhando-os para que possam, com o máximo de comodidade e segurança, ter a organização da sua vida financeira à distância de um clique. Os prémios e distinções que registamos até agora falam por si”.
Banca Eletrónica: o futuro já chegou
É que sendo certa a aposta na banca eletrónica, a Caixa Geral de Depósitos defende ser “também um banco de referência para várias gerações na mesma família e que tem preservado uma imagem de confiança, robustez e segurança”.
Por isso, sem perder o foco nas gerações mais novas, este Banco dedica também uma atenção especial a pais e avós. É que “nesta época, marcada pela omnipresença do digital, a única forma de olhar para o futuro é numa lógica de integração para que todas as gerações possam interagir com o Banco”.
Ora isto implica não só um investimento no interface com o cliente, tornando-o mais simples e direto, mas obriga “a uma verdadeira revolução interna na gestão de todo o backoffice e estrutura de organização, tornando-a mais ágil e focada”.
E continua a Caixa, “ao mesmo tempo que acolhe uma geração nativa digital, onde os canais eletrónicos ditam novos hábitos e rotinas, mantém ligação firme a um público mais idoso e com necessidades igualmente específicas”. O lançamento da APP Caderneta é bem prova disso mesmo.
O banco defende o seu objetivo, “temos um escrupuloso foco no cliente e posicionamo-nos posicionemos nas diferentes características e necessidades de cada um. Trabalhamos para a personalização e para a contextualização e hoje em dia, a tecnologia já nos permite isso mesmo”.
Os prémios no âmbito da Banca Eletrónica
O que é certo e comprovado pela história mais recente é que este investimento na Banca Digital pela CGD tem recebido o reconhecimento nacional e internacional.
Em dezembro de 2019, a App DABOX venceu, numa cerimónia realizada em Lisboa, os European Excellence Awards, na categoria de melhor aplicação digital (App) para telemóveis.
Este prémio é promovido pela Eurocid, um serviço público europeu que pretende informar os cidadãos sobre a União Europeia. Desde 2007, que os European Excellence Awards distinguem projetos de comunicação à escala europeia. Reconhecem a importância das comunicações europeias na comunidade global.
Ainda no final de 2019, as tecnologias da Caixa no âmbito da banca digital mereceram novo reconhecimento. A App Caixadirecta foi distinguida como Alta Recomendação pelos Banking Technology Awards, na categoria Best Mobile Initiative.
Esta aplicação – assim como a App Caderneta – estavam entre os 15 finalistas nomeados para esta categoria. Os Banking Technology Awards são organizados pela BBA –British Banking Association e pelo IFS University College.
Os Portugal Digital Awards, que decorreram igualmente em dezembro de 2019, também distinguiram as aplicações da Caixa.
A App Caixadirecta e a Caixa Easy conquistaram uma menção honrosa na categoria Best Digital Operational Process. A DABOX foi igualmente distinguida com uma menção honrosa, mas na categoria de Best Digital Operational Project.
As distinções recebidas, e sobretudo por serem atribuídas por entidades tão diferentes, são um reconhecimento claro do trabalho desenvolvido. “É a prova de que estamos no caminho certo”, refere e mesma fonte da Caixa.
Antes, em outubro, a App Caixadirecta tinha já recebido o prémio Navegantes XXI 2019, na categoria “Melhor App de serviços financeiros”. Este prémio, atribuído pela Associação da Economia Digital (ACEPI), tem como objetivo reconhecer a importância da economia digital em Portugal.
As apps premiadas
Conheça algumas das app mais inovadoras da Caixa e veja as razões que as levaram a receber tantos prémios.
App DABOX
A DABOX tem conquistado os especialistas em tecnologia e gestão financeira, olhando para a sua componente de inovação e personalização, não surpreende que isso aconteça.
A mais recente das apps da Caixa é, na verdade, uma aplicação para todos, já que pode ser utilizada por qualquer cidadão com conta bancária em Portugal, seja qual for o seu banco.
Permite agregar as contas de vários bancos e tomar decisões financeiras como a definição de objetivos de poupança e gestão de orçamentos.
Mas é mais do que isso. É quase como ter um personal trainer financeiro no smartphone, o que faz com que as dicas sejam personalizadas.
Através de gráficos, consegue perceber onde está a gastar mais e onde e como pode poupar. Tudo isto sem ter de fazer contas ou de ir ao banco.
Têm vindo a ser várias as referências na imprensa como pode confirmar aqui.
App Caixadirecta
A app Caixadirecta é ideal para quem prefere gerir os seus assuntos bancários a qualquer hora e sem ter de ir ao banco. Discretamente, e em qualquer lugar, o Cliente da Caixa tem acesso a serviços que tornam o seu dia-a-dia muito mais fácil.
Pagamentos em loja, através de QRCode ou do número de telemóvel, levantamentos sem cartão, pagamentos de faturas a partir de um ficheiro PDF e subscrição de ações são apenas algumas das opções disponíveis.
E, porque é construída para os clientes, mas também com eles, esta app está em constante evolução, melhorando com base no feedback recebido.
App Caixa Easy
A pensar num público mais jovem, que dispensa cartões e prefere usar o telemóvel para os seus gastos quotidianos, a App Caixa Easy permite realizar transferências imediatas para contas de todos os utilizadores do Easy ou MB WAY.
Estes movimentos são feitos apenas com base no número de telemóvel, sem que seja necessário identificar o número de conta à ordem, aumentando assim a segurança.
A App Caixa Easy permite igualmente fazer pedidos de dinheiro aos utilizadores registados no serviço, levantamentos sem cartão, gerar cartões virtuais para compras online, fazer pagamentos em lojas e verificar o histórico do saldo da conta.
Saiba mais sobre o investimento da Caixa na Banca Digital AQUI.