Para os amantes da condução, é mandatório um carro estar equipado com uma caixa de velocidades manual, e para os verdadeiros petrolheads, é igualmente importante compreender como esta funciona.
Este componente mecânico é essencial para gerir e influenciar a forma como cada veículo se comporta na estrada. Ainda que existam também vários sistemas automáticos para controlar as marchas, a caixa manual continua a ser o sistema equipado mais comum e aquele que permite uma relação mais próxima entre a máquina e o condutor.
Enquanto num veículo equipado com uma caixa de velocidades automática o sistema electrónico encarrega-se de forma independente por engrenar a mudança mais indicada para um determinado registo de condução, por outro lado, com uma caixa manual, é o condutor que tem na sua posse o controlo total sob a escolha das mudanças a engrenar.
Desta forma, importa ainda perceber as vantagens e desvantagens ao utilizar uma caixa de velocidades manual e entender quais os erros mais correntes no uso deste componente complexo e frágil. Assim sendo – e por forma a evitar reparações dispendiosas – saiba como funciona a caixa manual de velocidades para poder manusear corretamente e desfrutar do prazer de condução.
Como funciona uma caixa de velocidades manual
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A caixa de velocidades manual serve para transformar a potência do motor em força ou velocidade. Ao fazer a ligação entre o sistema de embraiagem e o eixo de transmissão, a rotação do motor é transmitida para o diferencial, convertendo assim, a potência do motor em força ou velocidade.
Simplificando, a caixa manual é na prática um componente mecânico que funciona como um multiplicador de força ou velocidade do motor.
Conforme já mencionado, uma caixa de velocidades manual exige a interferência do condutor. Este encarrega-se constantemente em escolher a mudança mais adequada para cada momento na sua condução. Recorrendo à alavanca das velocidades, o condutor pode acionar a mudança que permita tirar partido das capacidades do motor do carro, quer em termos da sua potência, estilo de condução ou consumos.
Além da ação do condutor, a forma como funciona a caixa manual obriga ainda ao uso de um pedal de embraiagem, que deve ser pressionado pelo condutor, cada vez que troca as mudanças.
Como funciona a caixa manual: engrenar corretamente as mudanças
Perceber o correto funcionamento da caixa manual pode inicialmente levar algum tempo. Por este mesmo motivo, só os condutores com alguma experiência acumulada percebem de facto quando devem engatar a mudança certa com facilidade tendo por percepção o “ouvindo” do motor do seu automóvel.
Desta forma, para que entenda esta lógica, revelamos qual a altura correta para fazer a troca das mudanças, de acordo com a velocidade e todos os momentos da sua condução.
Note que, ao utilizar corretamente a caixa manual, estará ao mesmo tempo a economizar combustível e a prolongar a vida útil do motor e da caixa de velocidades.
- A primeira velocidade deve ser engrenada meramente para colocar o veículo em andamento. Nunca deve continuar a condução com a primeira mudança.
- Após arrancar com o carro, o condutor deve colocar a segunda mudança.
- Ao atingir uma velocidade entre os 40/50 km/h, o condutor deve optar por engatar a terceira mudança.
- Se o veículo registar uma velocidade acima dos 60/70 km/h, a troca para a quarta mudança é a mais recomendada.
- Se o veículo conseguir desenvolver maior velocidade, acionam-se mudanças superiores. Geralmente, a quinta mudança deve ser utilizada sempre que possível e quando o velocímetro estiver acima dos 70/80 km/h.
Para que a sua condução permita economizar combustível, sugerimos que siga as instruções acima indicadas ao mesmo tempo que seja modesto na forma como doseia as acelerações entre cada mudança selecionada.
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Vantagens da caixa manual
- Melhor recurso da potência do motor;
- Redução de gastos com o combustível – se utilizada corretamente.
Desvantagens da caixa manual
- Desgaste progressivo da embraiagem, nomeadamente se a caixa for mal utilizada;
- Exige que o condutor retire a mão direita do volante.
- Uso constante do pé esquerdo na condução.
Erros mais comuns no uso da caixa de velocidades manual
- Descansar a mão na caixa de velocidades
Este é um dos hábitos mais comuns dos condutores com maior experiência e carrega consigo vários inconvenientes. Por um lado, conduzir com a mão fora do volante pode ser perigoso e, ao mesmo tempo, o peso da mão sobre a caixa de velocidade agrava o desgaste dos componentes que compõem o sistema de transmissão.
- Não reduzir velocidades quando devido
Quando se conduz num regime de baixa rotação numa mudança de altas velocidades e se carrega a fundo no acelerador, o veículo terá um rendimento inferior ao que se espera e a caixa terá consequências no seu correto funcionamento, mesmo que a médio/longo prazo.
- Não acionar o ponto morto ao parar num semáforo
Ao parar num semáforo e não engatar nenhuma mudança, o condutor acaba por forçar o pedal de embraiagem, o que, a longo prazo, contribui para o desgaste da caixa manual.
- Pouco domínio da embraiagem/acelerador nas subidas
Outro erro comum e que pode condicionar o ciclo de vida da caixa manual é quando os condutores não dominam o uso da embraiagem e do acelerador para encontrarem o ponto de embraiagem, nomeadamente, nas subidas.
- Repousar o pé esquerdo no pedal de embraiagem
Utilizar o pedal de embraiagem para dar descanso ao pé esquerdo é outro hábito que desgasta progressivamente o pedal e condiciona o seu correto funcionamento.
- Ativar a primeira mudança sem que o carro esteja parado
Evite também engatar a primeira mudança sem que o carro esteja totalmente parado. Desta forma, a transmissão não será forçada a realizar ações para as quais não estaria ainda preparada.
- Arrancar o carro com a segunda mudança engatada
Tal como já referido na nossa lista de passos para a correta troca das mudanças, arrancar com a segunda mudança engrenada pode trazer problemas. Entre eles, no disco de embraiagem.
- Pressionar o travão quando queria acionar o pedal de embraiagem
Confundir os pedais é outro erro que desgasta o sistema de travões e a caixa manual.