“Mochila leve, sugestões para levar às costas”, é o slogan da campanha criada pelo Ministério da Educação que visa a redução do peso excessivo das mochilas dos estudantes.
“Promover o uso partilhado dos manuais de forma rotativa, alternando o dia em que diferentes alunos levam os livros para a aula” é uma das nove recomendações do Ministério da Educação para os professores e diretores escolares.
Incentivar o uso dos cacifos, garantir que os livros ficam na escola sempre que possível assim como “distribuir preferencialmente a mesma sala a cada turma, para que os materiais possam ser deixados na sala nos intervalos”, são outras das sugestões dirigidas a quem está diariamente nas escolas.
Aos professores é ainda proposto que planifiquem as aulas prevendo quais os manuais a ser utilizados, para evitar que os alunos os carreguem desnecessariamente.
Aos alunos é recordado como usar a mochila para reduzir o impacto do peso na coluna – “usar a mochila carregada à altura do dorso” e com as duas alças sempre colocadas -, além da importância de distribuir adequadamente o material dentro da mochila, colocando o mais pesado junto às costas.
Já às Associações de Pais o ministério sugere que promovam ações de sensibilização.
A campanha está desde hoje disponível em vários sites e serviços do Ministério da Educação, nomeadamente na MEGA – Manuais Escolares Gratuitos.