São vários os motivos que podem levar a que precise de saber como cancelar o cartão multibanco. Para cada um deles há um processo diferente e cuidados específicos que deve ter.
Se precisa de desativar o seu cartão, conheça o procedimento adequado para a sua situação particular. Isto porque, a forma como cancela o seu cartão depende do motivo pelo qual quer cancelá-lo. De uma forma geral, há duas grandes razões possíveis: ou o seu cartão foi roubado (ou perdido), ou simplesmente quer deixar de o usar.
Cancelar um cartão multibanco que perdeu ou foi roubado
Um cartão roubado é uma ameaça iminente e requer muita urgência no processo de cancelamento. Para cancelar o cartão multibanco que foi roubado, ligue para a linha de apoio do seu banco e peça a suspensão imediata do cartão.
Ao fazer a chamada, terá de se identificar como titular do cartão. Tenha, por isso, alguma informação básica por perto, como o seu número do Cartão de Cidadão ou o número da conta a que o cartão está associado.
Tenha também o cuidado de comunicar ao operador do seu banco que o cartão foi roubado. Só assim será isentado de responsabilidades por qualquer despesa que seja feita com ele após o momento oficial do roubo.
Em alguns bancos também é possível cancelar o cartão multibanco pela aplicação no telemóvel. O ideal é que se informe junto do seu banco antecipadamente, prevenindo eventuais azares.
Se não conseguir contactar o seu banco
Se, por algum motivo, não conseguir entrar em contacto com o seu banco, pode ligar para o número de apoio da SIBS (808 201 251). Terá, igualmente, de se identificar como titular do cartão extraviado.
Cancelar um cartão multibanco que já não usa
Se quiser cancelar o cartão multibanco porque não o usa ou tem outras alternativas, o processo não é tão urgente. Entre em contacto com o seu banco, comunique o interesse em anular o cartão e cumpra as formalidades que lhe solicitarem.
Note, no entanto, que o cancelamento do cartão não corresponde ao cancelamento da conta bancária a ele associada. Se quiser cancelar a conta tem mesmo de ir ao balcão de atendimento do seu banco e cumprir um procedimento específico de fecho de conta.
Que vantagens há em cancelar o cartão multibanco?
Em situações de roubo ou extravio, a vantagem de cancelar o cartão multibanco é evidente: evita que outras pessoas usem o cartão e livra-o de despesas indesejadas.
Quando o cancelamento ocorre por falta de uso, a verdade é que as vantagens dependem das condições contratuais. Há contas bancárias cujos cartões associados têm uma anuidade, e aí compensa cancelar os que não são necessários para não estar a pagar uma coisa que não usa. Quando o cartão não tem custos, no entanto, o cancelamento não traz benefícios relevantes.
Cuidados a ter quando cancelar o cartão multibanco
Se está a pensar cancelar o cartão multibanco porque já não quer usá-lo mais, não custa confirmar algumas premissas para evitar tomar uma má decisão – até porque, se se arrepender, terá de pagar ao seu banco a emissão de um novo cartão.
Confirme que tem alternativas de pagamento eletrónico à sua disposição
Sejam cartões de crédito ou contas MB Way, as alternativas ao dinheiro são sempre necessárias, porque nunca sabe quando precisará de pagar algo e não tem dinheiro na carteira.
Além disso, se cancelar o cartão multibanco, mas não fechar a conta, é importante ter uma forma de fazer levantamentos, caso contrário fica sem acesso ao seu dinheiro.
Confirme se as alternativas não incorrem em despesas adicionais
É natural que se questione sobre a vantagem de ter vários cartões com acesso à mesma conta (por exemplo, um de cartão de crédito e um cartão de débito), mas tenha presente que, frequentemente, alguns desses cartões têm custos de utilização. Vale a pena confirmar se não vai gastar mais dinheiro ao usar o cartão de crédito depois de cancelar o cartão multibanco.
Destrua a banda magnética do cartão após o cancelamento
Mesmo que o banco lhe garanta que o cartão foi cancelado, não custa prevenir: nunca deite fora um cartão multibanco intacto. Independentemente do tipo de cartão que é ou da conta a que dá acesso, é importante que a banda magnética seja destruída para nunca mais voltar a ser lida.
Pode destruir a banda magnética do cartão riscando-a com uma chave ou cortando o cartão com uma tesoura.
Cancelamento do cartão por terceiros
Também pode acontecer que o seu cartão multibanco seja cancelado pelo banco sem ser a seu pedido.
Isso acontece, por exemplo, quando o prazo do cartão expira: o banco inutiliza o cartão antigo e passa a aceitar apenas o novo. Quando isso acontece, deve passar a usar o cartão novo (ou, se não o recebeu, deve contactar o banco a pedir que lho enviem).
Também pode acontecer uma suspensão do cartão caso o seu banco detete despesas avultadas e incoerentes com os seus hábitos financeiros: o sistema antifraude impede a utilização daquele cartão até o banco confirmar consigo que os gastos foram intencionais.
Quando isso acontece, o cartão não está cancelado, está apenas suspenso. Não o destrua. Contacte o seu banco e solicite uma reativação.