Miguel Pinto
Miguel Pinto
24 Out, 2024 - 16:00

Caniçada: o grande lago do Gerês para relaxar e se divertir

Miguel Pinto

A Caniçada, no Gerês, tem múltiplos encantos. Agende uma visita para conhecer a fundo o grande pulmão de Portugal.

Se está a pensar num passeio relaxante até à Caniçada, saiba o que pode visitar no Gerês e nas suas imediações, para uns dias de descanso e de adrenalina bem passados.

Como verá, há um pouco de tudo para descobrir. Cascatas, rios, montanhas, igrejas, divertimentos, e uma paisagem absolutamente esmagadora, como o único parque nacional português pode oferecer.

Não se admire se encontrar um rebanho de cabras no meio da estrada, duas ou três vacas sonolentas a ruminar pachorrentamente ou um silêncio avassalador, entrecortado com os ruídos de águas a correr sabe-se lá de onde.

Portanto, pegue no bloco e comece a tomar nota de tudo o quem tem mesmo de visitar na Caniçada e zonas circundantes e usufrua ao máximo deste destino repleto de encantos naturais e culturais que urge conhecer e explorar.

Caniçada no Gerês: 7 atrações imperdíveis

1

São Bento da Porta Aberta

O Santuário de São Bento da Porta Aberta é um santuário católico, localizado em Terras de Bouro. A atual construção é do final do século XIX e a sua designação deve-se ao facto de a ermida ter sempre as suas portas abertas, servindo de abrigo aos viajantes.

Anualmente, recebe 2,5 milhões de peregrinos, sendo o segundo maior santuário português, logo a seguir a Fátima.

2

O único parque nacional do país

O Parque Nacional Peneda-Gerês é um aglomerado de atrações naturais e culturais. Visite vilas, montanhas, rios e cascatas, tirando o máximo partida das belíssimas paisagens.

A fauna e a flora deste parque são riquíssimas e acompanhadas por monumentos, histórias e tradições que vale a pena ficar a conhecer. É também o único parque nacional em Portugal Continental.

3

Miradouro da Pedra Bela

O Miradouro da Pedra Bela, em Terras de Bouro, fica a cerca de 800 metros de altitude. Este é um dos locais mais populares do Gerês e é fácil perceber porquê.

As montanhas, a albufeira da Caniçada, os rios (a confluência do rio Cávado com o rio Caldo), a vegetação, a Portela do Homem são, apenas, alguns dos atrativos da paisagem envolvente que é possível observar a partir deste miradouro.

Aldeia do lindoso no gerês
Muitas aldeias do Gerês ainda preservam traços do passado
4

Cascata Tahiti

Esta cascata, também conhecida por Fecha de Barbas, é um ótimo local para visitar e apreciar a natureza, em toda a sua plenitude. Contudo, aconselha-se cuidado, já que também oferece alguns perigos.

Assim, siga a sinalética que indica como fazer o acesso e assegure-se de que usa o calçado adequado e condição física para fazer o percurso.

5

Cascata do Arado

E como no Gerês não faltam cascatas, esta é outra que pode ficar a conhecer, com a vantagem das acessibilidades serem melhores do que a anterior.

A água é límpida, o cenário lindíssimo e um verdadeiro postal ilustrado que vale a pena fotografar para mais tarde recordar.

aldeia de vilarinho da furna
Não perca Vilarinho da Furna: aldeia do Gerês que o rio Homem engoliu
6

Castelo de Lanhoso

Falando agora de património material e histórico, o Castelo de Lanhoso ou Castelo da Póvoa de Lanhoso é um dos mais imponentes monumentos portugueses, tendo recebido em 10 anos cerca de 100 mil visitantes. Este é um castelo medieval, de estilo românico e gótico.

7

Santuário de Nossa Senhora da Abadia

O Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Amares, é um santuário mariano do século XVIII. A sua fachada é imponente e o interior tem três naves, separadas por arcadas de volta inteira, assentes em colunas toscanas.

Nas naves laterais, há vários altares, bem decorados e preservados. O altar principal é deslumbrante e belíssimo com a sua talha dourada e imagens. Há ainda um órgão dos finais do século XVIII que o vai deslumbrar.

Veja também