Share the post "Que qualidades deve um bom profissional ter? Descubra tudo!"
Se há algo que toda a gente quer é ter sucesso no emprego e construir uma carreira sólida que satisfaça as próprias exigências e ambições. Ora, um dos aspetos mais importantes para conseguir alcançar estes objetivos é ser um bom profissional e deixar a sua marca nas empresas por onde passa ao longo da vida profissional. Então, mas afinal quais são as características que se atribuem a um bom profissional? Será que as tem a todas?
A verdade é que se trata de um tema cuja discussão implica uma boa dose de subjetividade, já que nem todas as pessoas terão a mesma opinião. Contudo, pode dizer-se que existem qualidades consideradas comuns a quase todos os trabalhadores que têm um bom desempenho no emprego, independentemente da profissão ou da organização em que trabalham.
Ser um bom profissional implica um esforço contínuo e uma dedicação diária, pelo que nem sempre será uma tarefa fácil. Porém, está na altura de saber quais são as características que empregadores e colegas mais valorizam para que esteja sempre no caminho certo.
7 características que fazem um bom profissional
Não há uma fórmula mágica que lhe garanta uma trajetória profissional de sucesso. No entanto, existem alguns aspetos na sua conduta que poderão ajudar e muito, basta analisar o perfil de outras pessoas bem sucedidas para perceber quais as qualidades que deve priorizar.
Independentemente da profissão, existem certas características que são valorizadas e que distinguem os excelentes trabalhadores daqueles que são apenas medianos. Por esse motivo, quem procura desenvolver a sua carreira da melhor maneira possível tem mesmo de estar atento a estes traços de personalidade.
1. Alinhar-se com a cultura da empresa
A maioria das empresas cria um manual ou uma página na web que descreve as políticas e os procedimentos que os funcionários devem seguir. Regra geral, este código de conduta é entregue ao colaborador assim que entra na empresa.
Informe-se sobre estas regras para garantir que está a fazer o seu trabalho de forma adequada e eficiente. Ao garantir que respeita os procedimentos aconselhados pela empresa conseguirá ganhar pontos e impressionar positivamente aqueles que o rodeiam.
2. Ser pontual
Este é um ponto crucial. Infelizmente, não ser assíduo ou pontual no seu dia a dia pode mesmo prejudicar a impressão que têm de si e do seu trabalho. Claro está que todos temos infortúnios e afazeres que poderão interferir com o horário de trabalho, mas é importante que sejam situações excecionais e não a regra.
Uma boa dica é antecipar os horários. Por exemplo, se tiver uma reunião às 9 horas pode marcá-la na sua agenda para meia hora antes e adaptar a sua rotina a essa alteração para conseguir cumprir o agendamento.
3. Ser organizado
A organização é a chave para várias coisas na vida e o sucesso no emprego não é exceção. Por esse motivo, deve arranjar um método de trabalho rentável e que o ajude a alcançar bons resultados. Tenha sempre a sua secretária organizada, os seus ficheiros ordenados e os documentos importantes à mão.
Pode também criar um sistema de listagem de tarefas, com respetivos prazos, para que nunca lhe falhe nada. Afinal, todos sabem quão fácil é perder-se no meio de todo o trabalho que há para fazer.
4. Ter uma atitude positiva
Um bom profissional é aquele que enfrenta os desafios e aproveita as oportunidades que cada dia pode trazer. A capacidade de se mostrar confiante e de motivar os outros é, sem dúvida, uma mais valia para qualquer local de trabalho.
Deve esforçar-se por se adaptar às mudanças normais de qualquer organização e por conseguir lidar com os obstáculos que poderão surgir. Não é por acaso que as empresas investem cada vez mais na contratação de elementos resilientes e positivos.
5. Ter paixão pelo que faz
Um profissional apaixonado pelo seu trabalho é alguém que está sempre motivado e empenhado. É alguém que procura realizar todas as suas tarefas e contribuir para que a empresa e a sua equipa estejam em constante crescimento e desenvolvimento.
Geralmente, estão interessados em saber sempre mais e adquirir novas competências, de modo a melhorar a sua atuação no dia a dia. Resultado? Estes trabalhadores destacam-se entre os seus pares e marcam a diferença.
6. Ser honesto e ético
Ser um bom trabalhador também é assumir que pode mudar de opinião e, quando necessário, pedir desculpas. Os bons profissionais não têm medo de assumir a responsabilidade e admitir quando estão errados. De facto, só assim conseguirão o respeito e admiração de colegas e chefes.
Por outro lado, não deve também ter medo de colocar as suas dúvidas e reconhecer que não tem resposta para tudo. Afinal, só assim poderá aprender, tornar-se melhor a desempenhar o seu cargo e crescer profissionalmente.
7. Ser pró-ativo
As empresas adoram os colaboradores que tomam a iniciativa de dar seguimento às tarefas e não esperam que lhes sejam dadas indicações. A realidade é que a proatividade é uma qualidade muito valorizada nos dias que correm e qualquer bom profissional a deve ter.
Um trabalhador proativo assume maiores responsabilidades e riscos mas, ao mesmo tempo, ganha novos conhecimentos e destaca-se dos restantes funcionários. Por outro lado, em alguns casos é também um verdadeiro team player, capaz de aliviar a carga de outro colega.