Se uma empresa lança ações de recrutamento e recebe um número avultado de interessados, não há como enganar – muito provavelmente estamos perante uma empresa muito atrativa no mercado e que cumpre as principais características de uma boa empresa.
Os melhores trabalhos e os melhores empregos são normalmente alvo de cobiça, e isso deve-se sempre a um conjunto de fatores. Quais são eles? O que torna uma empresa realmente atrativa para muitos trabalhadores, não apenas os que já lá trabalham, mas para os outros?
É ponto assente que toda a gente quer trabalhar em empresas cujos trabalhadores sejam felizes, tenham bons benefícios e que detenham uma cultura empresarial positiva.
Uma boa empresa para se trabalhar preocupa-se e apoia os seus colaboradores, desafiando-os a crescer com a empresa, o que denota que existe confiança e respeito mútuo.
Hoje em dia existe uma consciência por parte de muitas empresas – desde as startups até às grandes corporações – em satisfazer o bem estar dos seus colaboradores, isto porque sabem que toda a gente é mais produtiva quando se sente feliz e realizada.
Além disso, será lá que os melhores talentos vão desejar ficar. E a retenção de talento é um dos maiores desafios das organizações empresariais no mundo de hoje.
5 principais características de uma boa empresa
Ambiente de trabalho positivo
Um ambiente de trabalho positivo é uma das características de uma boa empresa mais importantes e muitos dos responsáveis pelas melhores empresas sabem disso.
O ambiente de trabalho positivo deve estar assente em três pilares: a liberdade, a autodeterminação e a comunidade. Um bom ambiente de trabalho passa definitivamente por criar condições para que todos os colaboradores se sintam parte do mesmo barco, ao invés de competirem individualmente.
O objetivo deverá ser comum e não individualizado. O potencial de cada um é otimizado para um bem comum, que é atingir o sucesso da empresa ajudando uns aos outros.
Para o conseguir, o empregador deverá implementar algumas medidas importantes, tais como estabelecer metas para toda a equipa, manter abertura a inputs por parte de todos os colaboradores que contribuam com ideias, mesmo que muitas vezes não venham a ser viáveis.
Outro aspeto importante para atingir um bom ambiente de trabalho é que as relações entre todos os colaboradores sejam cuidadosamente nutridas, ou seja, as pessoas devem-se dar bem em termos pessoais além de estritamente profissionais.
Para o conseguir, o empregador poderá promover e organizar eventos, para que todos possam conviver. Se for a um nível mais profissional, poderemos estar a falar de ações de formação. Se for a nível mais pessoal, poderá ser um simples convite para tomar um copo depois do trabalho.
Horários de trabalho flexíveis
Ninguém deseja ficar amarrado a um trabalho de forma a que este tome conta da sua vida pessoal.
Como em tudo, o equilíbrio traz benefícios, e hoje em dia as pessoas valorizam muito a flexibilidade dos seus horários de trabalho, de modo a poderem ter tempo para outras atividades.
Mais uma vez, muitos empregadores sabem disso. A flexibilidade de horários por si só faz um trabalhador sentir-se mais satisfeito com o seu trabalho.
Oferece um bom salário
O que faz um bom salário é ser competitivo, justo e que traga satisfação ao colaborador. Um bom salário está também relacionado com os valores praticados no momento no mercado de trabalho.
Um empregador que conhece as características de uma boa empresa está atento e mantém-se atualizado quanto aos valores praticados.
Além disso, sabe quando é altura de operar mexidas nos salários, sob pena de eventualmente poder perder alguns dos melhores talentos para empresas concorrentes.
Mas nem sempre aumentar o salário é a solução – o empregador poderá aplicar aqui e ali alguns bónus salariais, bem como benefícios adicionais.
Estamos a falar de coisas como inscrições em ginásios, descontos nos transportes, condições especiais em compras de supermercado, vales de gasolina, descontos nos passes de transportes, entre muitos outros.
Perspetivas de progressão na carreira
Ninguém deseja trabalhar durante anos a fio numa empresa sem ter a possibilidade de sonhar com voos mais altos. Uma carreira que evolui é algo que traz um grande incentivo a longo prazo para que a motivação nunca se torne baixa.
Para que isso funcione bem, é importante que os colaboradores sejam informados do que é preciso fazerem para o conseguir, definindo metas e objetivos a médio e longo prazo para o seu trabalho.
Como é natural, todas as promessas feitas devem ser sempre cumpridas, caso contrário isso causará mau estar entre os colaboradores.
Segurança a longo prazo
Para que os trabalhadores possam construir as suas vidas pessoais é importante que os seus empregos ofereçam segurança em termos de continuidade a longo prazo.
Uma das características de uma boa empresa é ser sólida no aspeto de poder dar aos trabalhadores uma carreira próspera e longa, sem que alguma vez estes tenham que temer pelo seu futuro.