Share the post "Carnaval: alerta para as consequências do excesso de ruído"
De acordo com o GAES – Centros Auditivos o ruído elevado é um inimigo poderoso para a saúde auditiva e para a saúde em geral. Pode causar perda de audição, zumbido, ansiedade e até depressão.
As crianças são um dos principais grupos de risco, pois o desconforto auditivo pode passar despercebido aos pais, e pode, inclusivamente, levar a uma perda auditiva irreversível.
Cuidados a ter
Assim sendo, em tempo de folia, sobretudo nesta época de Carnaval, tanto na rua como em espaços fechados, evite expor as crianças a ambientes muito barulhentos. Se estiver em qualquer um destes espaços previna-se e tente distanciar-se o mais possível dos focos de ruído elevado, nomeadamente das colunas que emitem som com os decibéis no máximo.
Segundo Alexandra Marinho, audiologista da GAES – Centros Auditivos: “Nos dias de festa, a maioria das pessoas não se apercebe que o ruído ao seu redor é capaz de provocar lesões graves na audição. Os sintomas podem desaparecer mas os efeitos da exposição ao som elevado podem aparecer com o passar do tempo, já que a perda auditiva é cumulativa e o organismo não consegue produzir células auditivas saudáveis”.
Se alguém da sua família apresentar alguns dos sintomas descritos, nomeadamente os zumbidos, aconselhamos a que consulte imediatamente o seu médico.
Veja também: