Carregar o telemóvel quando se está fora de casa pode ser uma necessidade, mas é preciso cautela ao fazê-lo em locais públicos, pois corre-se o risco de ter o dispositivo hackeado e infetado. Veja aqui os cuidados a ter ao carregar o telemóvel em público.
Carregar o telemóvel em público: quais os perigos?
Ficar sem bateria no telemóvel pode ser desesperante. Mas usar entradas e cabos de locais públicos como cafés, bibliotecas, aeroportos, aviões, comboios, etc., pode representar um perigo para o telemóvel devido à exposição dos seus dados a terceiros e à transmissão de vírus.
Especialistas de segurança virtual de empresas como a Kaspersky Lab e a Authentic8 fizeram testes e concluíram que são precisos poucos minutos para que o carregamento do telemóvel usando cabos USB em zonas públicas dê acesso a vários tipos de dados: nome do dispositivo, produtor, tipo de dispositivo, número de série, contactos, fotografias, e-mails, etc.
Não há forma de saber se o cabo ou local onde se está a carregar o telemóvel está associado a hackers ou vírus, pelo que o melhor é prevenir e não ligar o smartphone ao cabo.
A Authentic8 fez uma experiência social informal com pessoas que usam locais públicos para carregar os telemóveis e concluiu que 80% dos inquiridos carrega o dispositivo em locais públicos sem nunca se questionar acerca da segurança do mesmo.
As redes de wi-fi públicas também são um risco, mas as ligações USB podem deixar o telemóvel muito vulnerável a ataques de hackers e é fácil esquecer-se disso. Os hackers já exploraram esta possibilidade e os especialistas asseguram que não seria tão fácil se as vítimas não facilitassem ao ligar o telemóvel em locais públicos, fornecendo um acesso simples e rápido a tanta informação.
Dicas para carregar o telemóvel em público com mais segurança (e evitar fazê-lo)
1. Sair de casa sempre com o telemóvel totalmente carregado
2. Andar com uma fonte de bateria portátil (por exemplo, um powerbank ou uma capa com bateria alternativa)
3. Carregar o telemóvel em tomadas elétricas
4. Comprar um cabo USB de carregar a bateria que não faça a comunicação de dados via USB (ao contrário da maioria dos cabos)
5. Ao pôr o telemóvel a carregar em público, garantir que o telemóvel está bloqueado com um PIN, impressão digital ou password. Assim, mesmo quando ligado a um cabo de transmissão de dados, estes ficam seguros enquanto o telemóvel estiver bloqueado
6. Ligar o telemóvel apenas a portas/ computadores de confiança
7. Usar apps encriptadas como iMessage ou WhatsApp para comunicar
8. Instalar antivírus para detetar eventuais malwares, mesmo quando o telemóvel estiver em modo de carregamento
9. Ter sempre o sistema operativo na versão mais recente, desta forma o telemóvel vai ter menos probabilidades de ter bugs no sistema.
Veja também: