A verdade é que uma carreira de sucesso não se constrói sem que existam algumas rotinas e hábitos saudáveis que contribuem para uma maior produtividade e eficácia.
O sucesso é um desejo muito cobiçado por todos nós, não é assim? Tentamos alcançá-lo diariamente através de várias tentativas e é por isso, uma batalha diária.
No entanto, se cada profissional optar por adotar alguns hábitos dos bons profissionais, essa batalha torna-se cada vez mais fácil. Este tipo de hábitos irão ajudá-lo a tornar os seus dias muito mais produtivos. Conheça-os.
7 hábitos para uma carreira de sucesso a adotar
O seu objetivo é conseguir tornar as suas manhãs e os seus dias de trabalho, em dias totalmente produtivos? Ambiciona ter uma carreira de sucesso, mas não sabe que tipo de hábitos o podem ajudar? Para alcançar os seus objetivos profissionais, existem algumas práticas que são indispensáveis no dia a dia.
Contudo, e ao contrário do que possa pensar, todos os dias adotamos determinados comportamentos que nos vão guiando e, na verdade, na maioria das vezes, este tipo de ações acabam por ser inconscientes e de forma quase automática, como resultado de uma série de comportamentos repetidos e de hábitos que estão já enraizados em nós próprios.
Ora, no ambiente de trabalho, o que acontece é exatamente a mesma coisa, pelo que também temos hábitos bons e outros menos positivos. Basta que se pratique mais alguns hábitos, do que outros para que consigamos ser mais produtivos.
1. Acordar cedo, meditar e tomar um bom pequeno-almoço
Muitos sentem dificuldade em acordar cedo de manhã, o que faz com que, muitas vezes, acorde transtornado, cansado, sem vontade de ir para o trabalho e sem que sequer tenha tempo para tomar um bom pequeno-almoço.
Se este é o seu problema, e o seu objetivo, é começar a adotar hábitos que contribuam para uma carreira de sucesso, então mentalize-se de que a primeira coisa que deve fazer é deitar-se cedo.
Quanto mais cedo nos deitamos, menor é a dificuldade em acordar de manhã para fazer tudo aquilo que deve ser feito antes de ir trabalhar. Por isso, diminua todas as suas resistências e adote uma rotina noturna que lhe permita respeitar o seu horário de sono.
Além disso, e diretamente relacionado com o facto de acordar cedo, está também a meditação e a toma de um pequeno-almoço reforçado. A partir do momento em que se habitua a acordar cedo, pode começar a sentir que não tem nada para fazer desde o momento em que se levanta, até o momento em que chega ao seu local de trabalho. É aqui que deve entrar o hábito de meditar: 15 minutos de meditação logo pela manhã poderão fazer toda a diferença no seu dia. Quase de uma forma automática, fica com outra disposição e, claro, de baterias recarregadas.
Por isso já sabe, acorde cedo, tire uns minutos para relaxar o corpo e a mente e alimente-se de forma adequada. O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e, por este mesmo motivo, deve também tirar uns 10 a 15 minutos para se sentar a comer aquilo que o deixar totalmente satisfeito logo pela manhã.
2. Chegue 15 minutos antes ao seu local de trabalho
Este é um dos hábitos a adotar para uma carreira de sucesso. Se é daquelas pessoas que costuma chegar atrasado ao trabalho ou se os seus colegas costumam fazer isso, é essencial que tal comportamento se torne num exemplo do que não deve ser feito. Assim, o ideal é mesmo chegar cerca de 15 minutos antes (sempre que possível), para que os atrasos não se tornem num hábito comum.
Pense connosco: se chegar mais cedo ao escritório, terá tempo para tomar um café se necessário e de organizar as suas tarefas sem ter de se preocupar com o barulho e a azáfama no seu local de trabalho.
3. Defina estratégias diárias
Durante o percurso que faz de casa até ao trabalho, ou até mesmo nos 15 minutos em que aproveita para chegar mais cedo ao escritório, opte por pensar nos desafios com que terá de lidar ao longo do dia.
Mais importante ainda do que pensar nos desafios com que se irá deparar, é o facto de arranjar maneiras de ultrapassá-los de forma eficiente e eficaz. Como a sua cabeça ainda está fresca durante a manhã, este tipo de pensamentos pode ajudá-lo a encontrar soluções que, de outra forma, não conseguiria.
Por isso já sabe, planeie bem o seu dia, pense nos desafios que poderão aparecer e em formas de os resolver. Assim conseguirá evitar aquele hábito tão comum e errado de muitos profissionais, em que começam logo pela manhã a ler e responder a emails (período do dia em que temos tendência a sermos mais produtivos).
4. Dê valor ao seu trabalho
Se não valorizar o seu próprio trabalho, quem o fará? Lembre-se que quando somos capazes de valorizar aquilo que fazemos ou desenvolvemos, trabalhamos constantemente para fazer ainda melhor e para obter os resultados que tanto ambicionamos. Acredite que este hábito de autovalorizarão, pode mesmo mudar os seus dias de trabalho e torná-los bem mais produtivos.
Afinal, quando trabalhamos com gosto e com objetivos definidos, as pessoas que estão à nossa volta também irão reconhecer o esforço e dedicação dedicados.
5. Organize o seu local de trabalho
Para muitos, este pode parecer um hábito um pouco estranho até porque muitos profissionais, são totalmente desprendidos de organização. Mas a verdade é que se chegar ao local de trabalho e visualizar o seu espaço devidamente organizado, limpo e com alguns dos seus objetos pessoais, pode mesmo funcionar como um incentivo para lidar com mais um dia de trabalho de forma tranquila e cómoda.
É extremamente importante que se sinta bem no trabalho e o facto de ter um ambiente de trabalho limpo e organizado irá ajudá-lo a clarificar as suas ideias sem que tenha uma confusão visual à sua frente a bloqueá-las.
6. Defina prioridades
Qualquer profissional com uma carreira de sucesso define as prioridades de forma a que consiga manter sempre o foco naquilo que realmente importa.
Concentre-se nas tarefas que tem para desenvolver e defina quais são as mais importantes e quais devem ser deixadas para mais tarde. Por exemplo, definir um período do dia só para ler e responder a emails pode ajudá-lo a concentrar-se no seu trabalho e a poupar tempo para outra tarefas. Portanto, identifique e classifique cada uma das suas tarefas dependendo do nível de urgência de cada uma delas.
7. Defina barreiras à sua presença online
Hoje em dia é fácil ficarmos presos ao mundo online, às redes sociais, aos emails, publicações de blogs ou até mesmo através de vídeos e, sem que se aperceba, metade do seu dia foi passado na internet a visualizar coisas que nem sequer estão relacionadas com o seu trabalho.
Para que consiga combater esse tipo de hábitos, é essencial que crie outros que limitem a sua presença online, como por exemplo, opte por deixar o seu telemóvel fora da secretária enquanto se concentra nas tarefas.
Sabemos que nem todas as profissões nos permitem ficar out do telemóvel por longos períodos de tempo, até porque em algumas o telemóvel é essencial para que se consiga comunicar com outras empresas e/ou clientes. No entanto, é crucial que se definam barreiras em relação a este aspeto. Verá que conseguirá ultrapassar as suas expectativas em relação ao tempo que passa em frente ao telemóvel e que conseguirá obter níveis de produtividade e eficácia, muito mais elevados.