Um dos mais conceituados galardões do sector automóvel o “Carro do Ano” (Car of The Year – COTY) acontecia anualmente aquando do Salão Automóvel de Genebra. Este ano, apesar dos esforços, a pandemia da COVID-19 levou a que os responsáveis do certame decidissem pelo seu cancelamento.
No entanto, o galardão manteve-se e o Toyota Yaris foi anunciado, a 1 de março de 2021, como “Carro do Ano”, ao receber 266 pontos.
Como avançou Frank Janssen, presidente do Júri do Carro do Ano 2021, após anunciar os resultados,
Um digno vencedor da eleição deste ano, que merecidamente prevaleceu contra seis concorrentes de primeira classe.
O segundo mais votado foi o Fiat New 500, com 240 pontos e o terceiro foi o Cupra Formentor, com 239.
O Volkswagen ID.3 arrecadou a quarta posição da tabela com 224 pontos e em quinto ficou o Škoda Octavia, com 199. O Land Rover Defender foi o sexto mais votado com 164 pontos e a fechar a lista, em sétimo lugar, ficou o Citroën C4, com 143 pontos.
O júri enalteceu a tecnologia híbrida, a direção suave, as baixas emissões e o preço acessível do Yaris, que na versão híbrida colhe a preferência de cerca de 80% dos compradores.
Tecnologia híbrida na base do sucesso
O Toyota Yaris destacou-se entre a concorrência devido à aclamada tecnologia híbrida que utiliza, que reclama baixas emissões.
A sua agilidade e preço acessível também contribuíram para o sucesso. Design e segurança foram outros dos aspetos que o júri do “Carro do Ano” teve em linha de conta na atribuição do primeiro lugar ao Toyota Yaris, numa altura em que o citadino é, pela primeira vez, o carro mais vendido na Europa.
De facto, e a contraciclo, o Toyota Yaris foi o automóvel mais vendido na Europa em Janeiro de 2021, numa altura em que foram registados 839.600 carros novos. Além do irrepreensível sistema híbrido que o anima, o efeito expectativa causado pela nova quarta geração do citadino (e também pela versão mais desportiva GR Yaris) fez com que alcançasse 3% das vendas, naquele período, com 18.094 unidades comercializadas.
Recorde-se que esta é a segunda vez que o Yaris vence o galardão. A primeira teve lugar há 21 anos, quando venceu o prémio “Carro do Ano 2000”. Outro modelo da marca que também já venceu este galardão foi o híbrido Prius, em 2005.
Carro do Ano 2021: cerimónia transmitida para todo o mundo
Segundo o site oficial Car of the Year, a cerimónia do anúncio do Carro do Ano 2021 teve lugar na Palexpo, local tradicional da realização do Salão Internacional do Automóvel de Genebra, e foi transmitida para todo o mundo.
Após o anúncio do vencedor Matt Harrison, vice-presidente executivo da Toyota Motor Europe, disse
É uma grande honra para a Toyota e gostaria de agradecer ao júri por sua consideração e reconhecimento.
Para além disso, acrescentou
Também gostaria de aproveitar esta oportunidade para reconhecer a paixão de nossas equipes de desenvolvimento na Europa e no Japão. Este é o melhor Yaris de todos os tempos e, tal como Akio Toyoda pretendia, já está a colocar um sorriso na cara dos nossos clientes.
O que é o prémio “Carro do Ano” na Europa?
Para além de ser o prémio mais antigo da indústria automóvel é, também, um dos mais prestigiados.
Para poder participar neste “concurso”, os automóveis têm de cumprir requisitos, tais como estar à venda até ao final do presente ano e em, pelo menos, cinco mercados europeus.
Com base nestes pressupostos é criada uma lista de carros que estão aptos para concorrer neste prémio. Antes de se chegar aos sete finalistas, a lista era composta por 29 modelos.
Como se chega à lista de possíveis vencedores?
O objetivo do prémio é encontrar um “verdadeiro” vencedor. Ou seja, há uma lista de critérios que o júri de especialistas na área automóvel, vai avaliar e, no final, escolhe os que melhor cumprem os critérios.
Após a votação dos jornalistas somam-se os votos e encontram-se, assim, os candidatos finais.
Carro do Ano 2021: os 7 candidatos à vitória
Citroën C4
O novo Citroën C4, a par do “irmão” Citroën ë-C4 (propulsão elétrica), tem 1,53 m de altura, uma generosa distância ao solo (15,6 cm) e recebe proteções em plástico preto, envolvendo toda a parte inferior da carroçaria.
Mantém o ar SUV mas esta terceira geração adota um perfil algo atípico, que não agradará, por certo, a todos, onde sobressai uma porta traseira muito inclinada.
No habitáculo mantém um design clássico “pontilhado” com a tecnologia que substitui a tradicional instrumentação. Assim, apresenta um grande ecrã central, por trás do volante e um painel multimédia ao centro, no tablier.
Cupra Formentor
A Cupra assume-se como a marca de automóveis de alta performance da subsidiária espanhola Volkswagen-SEAT.
Trata-se do primeiro modelo da marca e apresenta um design coupé, num SUV de médio porte. Distinguem-no os faróis e a grelha frontal, que remetem para a filosofia SEAT. No entanto, a linguagem do design é muito mais agressiva.
Na secção traseira destaca-se a faixa luminosa a unir os dois farolins que, quando iluminados, mostram o grafismo associado à Cupra. O Formentor é animado por uma unidade híbrida plug-in, estando equipado com sistema de bloqueio do diferencial e suspensão adaptativa.
Fiat New 500
O Fiat New 500 é a interpretação da marca italiana para um veículo sustentável. A nova geração do 500 apresenta linhas modernas, que acentuam a personalidade do modelo citadino, que tem exclusivamente propulsão elétrica.
Para além disso, a autonomia anunciada é de 320 km, no ciclo combinado WLTP e até 458 km, no ciclo urbano. A marca equipa o Fiat New 500 com carregador rápido até 85kW como padrão.
Segundo exemplo dado pela marca, é possível, em apenas 5 minutos, carregar as baterias com o equivalente de energia necessário para percorrer 50 km na cidade.
Land Rover Defender
O modelo mais emblemático da Land Rover, o Defender, apresenta estética que mantém a identidade e ADN que lhe são conhecidos de gerações anteriores. No entanto, apresenta agora um design e uma parafernália tecnológica condizentes com os tempos atuais.
Mais ainda, e como é tradição na marca, continuam a existir dezenas de opções no que respeita a acessórios que permitem a personalização do Defender ao gosto do utilizador.
A gama compreende os modelos S, SE, HSE, First Edition e, o topo de gama, Defender X, nas versões de carroçaria 110 e 90. A marca reclama para o Defender o reforço de atributos off-road.
Škoda Octavia
Para acompanhar as atuais tendências de mercado, o Škoda Octavia reinventa-se para continuar a marcar presença no topo da classe dos hatchback familiares, na Europa.
Neste sentido, além da atualização estética exterior, a nova quarta geração recebe também habitáculo redesenhado, e materiais suaves e agradáveis ao toque que evidenciam a qualidade percebida.
Aqui o destaque vai para o bom espaço em todos os lugares, maior bagageira e novas tecnologias. A par das motorizações a gasolina e diesel a marca checa, detida pela Volkswagen, disponibiliza modelo híbrido plug-in.
Toyota Yaris: o Carro do Ano
O novo Toyota Yaris recebe a nova plataforma GA-B e conta com novo sistema híbrido de quarta geração, que disponibiliza potência de 116 cv e consumos de combustível de 3,7 l/100 km.
As emissões de CO2 são de 85 g/km em ciclo WLTP. Um dos principais benefícios da quarta geração do sistema híbrido é a melhoria na performance, permitindo que o automóvel circule em modo EV (totalmente elétrico) a velocidades até 130 km/h.
A par do melhoramento mecânico/dinâmico está também o novo visual, muito diferente do da geração anterior, sendo mais atraente e desportivo.
O Toyota Yaris destaca-se pela eficiência da motorização, comportamento dinâmico, superior dotação de equipamento de série e pela presença de sistemas de segurança ativa e passiva. O habitáculo é espaçoso e apresenta construção cuidada.
Por estes e outros motivos o Toyota Yaris foi eleito “Carro do Ano 2021”.
Volkswagen ID.3
Também na lista dos finalistas para Carro do Ano 2021 encontramos o Volkswagen ID.3, que está à venda em Portugal desde setembro de 2020. Com propulsão elétrica o ID.3 anuncia autonomia que pode chegar aos 420 km (série First Edition).
Com tamanho muito idêntico ao do best-seller Golf, o ID.3 é um automóvel elétrico moderno, com uma linguagem de estilo muito agradável e consensual. Para além disso, o habitáculo é espaçoso (distância entre eixos igual à do Passat), confortável e bem construído.
Recebe os mais modernos e evoluídos sistemas de apoio à condução e segurança a que não falta ligação permanente à Internet ou o acesso por comando de voz. A velocidade máxima é limitada a 160 km/h enquanto a aceleração 0-100 km/h é cumprida em 7,5 s.