Se focarmos o nosso debate na questão – carro elétrico vs diesel -, o assunto dá “pano para mangas” e conversa para “horas a fio”.
Na verdade, havendo cidades como Madrid, Paris, Atenas e México a proibirem a circulação de veículos a diesel já a partir de 2025, parece que o diesel tem o seu fim anunciado. Por isso, os consumidores estão mais reticentes em investir num veículo a diesel em pleno 2018 e não é para menos. Por exemplo, o fim dos diesel foi já anunciado para o centro da cidade de Oslo, que proibirá a circulação de carros com motor de combustão já em 2019.
Também com isto em mente, as marcas estão a investir na melhoria da oferta de carros elétricos. Contudo, no final de contas, a oferta é muita e a escolha é sempre sua. Fique a conhecer vantagens e desvantagens nesta comparação entre carro elétrico vs diesel.
Carro elétrico vs diesel: conheça vantagens e desvantagens de ambos
Carros elétricos
Não há dúvidas de que os carros elétricos são amigos do ambiente e têm potencial para reduzirem a poluição urbana e também sonora, já que o seu motor é muito silencioso. De facto, o automóvel elétrico polui mais ao ser produzido do que ao ser utilizado.
Vantagens
- Consomem cerca de 2€ para percorrer 100 km;
- Emissões 0;
- Motores silenciosos;
- Autonomia suficiente para uso citadino;
- Revisões mais económicas;
- Menos gastos em peças de desgaste.
Desvantagens
- Custos (preço inicial e baterias);
- Autonomia;
- Dificuldades no carregamento: dificuldade de acesso aos postos de carregamento, postos de carregamento no nosso país frequentemente com problemas e o tempo que demora a carregar uma bateria.
Carros diesel
Embora comecem a ser anunciadas restrições na circulação destes automóveis em diversas cidades por todo o mundo, os carros diesel têm também várias vantagens. Tire as suas dúvidas.
Vantagens
- Consomem cerca de 7€ para percorrer 100 km;
- Mais económicos ao nível do consumo;
- Motores mais eficientes e com consumos mais baixos;
- Preço do gasóleo é mais baixo do que o da gasolina;
- Permitem uma condução mais dinâmica;
- Autonomia;
- Menor desvalorização, pois serão sempre procurados no mercado dos carros usados.
Desvantagens
- Mais poluentes;
- Preço de compra elevado, comparado com os carros a gasolina;
- Peças de desgaste mais elevado;
- Custos de manutenções;
- Fiscalidade mais penalizadora;
- Não são aconselhados para pequenos percursos;
- Circulação restrita em algumas cidades em todo o mundo;
- Até 2025, serão banidos de circulação em várias cidades.
Conclusão
A comparação entre carros elétricos vs diesel será sempre uma temática que divide os consumidores. Por um lado, o carro elétrico veio tornar os centros urbanos num local com menos poluição. Contudo, a sua produção é um grande gerador de poluição ambiental, o que divide as opiniões sobre o mesmo.
Outra das ressalvas que aproveitamos para fazer quanto aos problemas dos postos de carregamento dos carros elétricos em Portugal é que já há uma solução em desenvolvimento: a partilha de carregadores elétricos.
Muitos anunciam ainda que o ciclo de vida dos diesel está na reta final e a lista de cidades a restringirem a sua circulação ou a ponderarem a sua proibição de circulação, está a crescer a cada dia.
Cidades que vão banir a circulação dos diesel até 2025
- Paris, França;
- Bruxelas, Bélgica;
- Londres, Reino Unido;
- Oxford, Reino Unido;
- Madrid, Espanha;
- Atenas, Grécia;
- Roma, Itália;
- Milão, Itália;
- Turim, Itália;
- Berlim, Alemanha;
- Hamburgo, Alemanha;
- Estugarda, Alemanha;
- Munique, Alemanha;
- Oslo, Noruega;
- Copenhaga, Dinamarca.
As cidades enumeradas comprometeram-se a banir permanentemente os veículos mais poluentes, sendo que, a curto prazo, estão apenas a restringir a sua circulação em determinados locais.
Note que há ainda muitas outras cidades a manifestarem a sua concordância com esta medida. Londres bate o pé à poluição e assegura que já em 2019, a partir de abril, irá cobrar uma taxa a quem entrar no centro da cidade com veículos mais poluentes. Em 2020, planeia mesmo proibir de todo a sua circulação. De mãos dadas com Londres estão ainda 35 outras cidades inglesas, prontas a criar uma pegada mais verde na sua “casa” tão movimentada.
Lembre-se que mesmo Lisboa proíbe, desde Janeiro de 2015, a circulação de carros com matrículas anteriores a 2000, no eixo da Avenida da Liberdade à Baixa, entre as 7h e as 21h dos dias úteis. Já os carros com matrículas anteriores ao ano 1996 sofrem um bocadinho mais: estão impedidos de circular na Avenida de Ceuta, no Eixo Norte-Sul, na Avenida das Forças Armadas, na Avenida dos Estados Unidos, na Avenida Marechal António Spínola, na Avenida do Santo Condestável e na Avenida Infante D. Henrique.
Agora que estão totalmente esclarecidas as suas dúvidas sobre carro elétrico vs diesel, faça uma escolha ponderada.
Veja também: