Ter um carro parado na garagem não é necessariamente sinónimo de poupança. Muito pelo contrário, deixar o automóvel sem utilização por muito tempo pode trazer problemas em diversos componentes e levar a grandes despesas.
Saiba que os travões, óleo, bateria, embraiagem e até o combustível costumam perder a qualidade ao fim de um período sem utilização.
Apesar dos avanços tecnológicos da indústria automóvel terem ajudado a ampliar a folga em relação aos problemas resultantes do facto de o carro estar parado, é aconselhável ir dando uma vista de olhos ao veículo.
Se o o período for superior a um ano, acredite que o automóvel vai precisar ainda de mais cuidados. Em tempos mais longos é importante que todos os lubrificantes, outro tipo de líquidos e combustíveis sejam retirados, pois os mesmos correm o risco de endurecer e estragar as peças.
Para que mais tarde não venha a ter problemas com o carro parado na garagem por muito tempo, tome algumas precauções para manter a vida útil do veículo.
Carro parado na garagem: os componentes que podem ficar estragados
Bateria
A maioria dos problemas graves só começa a surgir depois de mais ou menos um mês do carro estar parado. Mas tenha em atenção que este período pode até ser menor, se o veículo ficar exposto à humidade ou ao calor.
O principal problema, nesse caso, pode ser mesmo a bateria, que, se não estiver com carga máxima, pode ficar sem energia. Portanto, se vai viajar e deixar o carro parado na garagem o melhor é mesmo desligar os cabos da bateria.
Travão de mão
Outra das coisas que deve fazer é não utilizar o travão de mão para imobilizar o carro. Isto porque pode levar a que as sapatas do travão fiquem empenadas. O melhor é colocar uns calços nas rodas para evitar que o carro se mova.
Convém também perceber se o local onde deixa o carro parado tem muita humidade. Se for esse o caso, as lonas de travão podem oxidar e colar ao tambor, fazendo com que as rodas traseiras fiquem bloqueadas.
Antes de deixar o carro parado deve lubrificar os discos e tambores de travão.
Caixa de velocidades
No caso de veículos com caixa de velocidades automática, deve manter a caixa na posição P, enquanto nos carros com mudanças manuais deverá optar por engrenar a marcha-atrás.
No caso de o ter o carro parado na garagem até seis meses sem utilização, o melhor é deixar um peso sobre o pedal da embraiagem para evitar que o disco da embraiagem cole.
Pneus
Os pneus devem ficar cheios acima do recomendado pela marca, assim a forma original será preservada. Caso o tempo de inativação do carro seja muito elevado, aconselhamos ao uso de cavaletes (ou algo semelhante) para levantar o veículo durante esse tempo.
Combustível
Sabia que o combustível tem prazo de validade? Após muito tempo armazenado o combustível perde as suas propriedades. No caso do gasóleo, o combustível pode mesmo apodrecer.
Se isso acontecer, convém retirar todo o conteúdo do depósito antes de deixar o carro parado pelo tempo que vai estar fora. Além do combustível, o próprio depósito pode apresentar problemas se o material usado for alumínio.