A proposta de apoio à compra de carros elétricos foi proposta pelo Ministério do Ambiente e deverá ser aprovada ainda no mês de novembro, avança o jornal Público. Ainda segundo o diário, a medida deverá custar ao Estado cerca de 2,25 milhões de euros, estando limitada a mil veículos.
“Neste momento está em ponderação a atribuição de 2 250 euros por veículo, até um máximo de mil veículos apoiados”, refere o gabinete de José Matos Fernandes ao Público. Prevê-se ainda que a medida entre em vigor no início do próximo ano, apesar da proposta de Orçamento do Estado para 2017 ser omissa em relação a este apoio.
Ao contrário do que tem vindo a acontecer – e acontecerá até ao final deste ano – a atribuição do apoio para compra de carros elétricos será feita depois da apresentação da fatura de compra à entidade gestora do fundo ambiental (até agora era necessária a entrega de um carro usado com mais de 10 anos.
É exatamente deste Fundo Ambiental que serão transferidos os apoios à compra de carros elétricos, já que é aqui que são reunidas as receitas dos Fundos de Intervenção Ambiental, do Fundo da Proteção dos Recursos Hídricos, do Fundo da Carbono e do Fundo para Conservação da Natureza e da Biodiversidade.
Veja também:
01 Nov, 2016 - 09:10
01 Nov, 2016
Deixa de ser necessário entregar um carro usado com mais de uma década para abate para poder beneficiar desta medida.