Os carros híbridos são aqueles que, tal como a própria designação indica, combinam dois tipos diferentes de tecnologia, neste caso motores: o motor a combustão e o motor elétrico.
Contudo, nem sempre é fácil distinguir um carro híbrido. Isto porque existem diferentes tipos de carros híbridos.
Para ajudar a melhor perceber todas as questões relacionadas com a mobilidade sustentável, a Hyundai criou a Blue Academy.
Na Blue Academy encontra informação sobre as diferentes tecnologias, nomeadamente as híbridas.
Neste artigo, sustentado pela informação disponibilizada pela Blue Academy, vamos explicar-lhe tudo o que precisa saber sobre carros híbridos, nomeadamente quais as diferentes tecnologias e as suas vantagens.
Carros híbridos: tudo o que precisa de saber
É possível dividir os carros híbridos em três tipos diferentes: híbridos convencionais, híbridos plug-in, e mild-hybrid.
As principais vantagens deste tipo de veículos são: os benefícios económicos na forma de poupança de combustível e reduções a nível de impostos, e a contribuição para a preservação do meio ambiente.
Estes veículos estão ainda equipados com um sistema de travagem regenerativa que recarrega a bateria elétrica quando o veículo se encontra em desaceleração.
Mas, vamos agora analisar os diferentes tipos de tecnologia híbrida e perceber quais são as principais diferenças entre cada um deles.
Diferentes tipos de carros híbridos
Híbridos convencionais ou full hybrid
Esta foi a primeira tecnologia híbrida a ser lançada no mercado automóvel.
Os híbridos convencionais estão equipados com um motor a combustão e um motor elétrico. Este último é carregado apenas quando o veículo se encontra em movimento. Como tal, não é possível conectá-lo a uma fonte de energia externa.
Estes veículos alternam o funcionamento entre o motor a gasolina e o motor elétrico dependendo da necessidade da situação. O motor elétrico auxilia o motor a combustão no arranque, acelerações e nas subidas.
As vantagens deste tipo de veículo são a diminuição no consumo de combustível, a diminuição na emissão de gases poluentes, e, ainda, a redução de até 40% no Imposto Sobre Veículos (ISV).
A Hyundai comercializa dois veículos híbridos convencionais: o KAUAI Hybrid e o IONIQ Hybrid.
Para ficar a conhecer melhor o funcionamento dos carros híbridos convencionais, conheça a página dedicada a esta tecnologia na Blue Academy.
Híbridos plug-in
A grande diferença entre os híbridos convencionais e os híbridos plug-in, ou PHEV (Plug-In Hybrid Electric Vehicle) é o facto dos PHEV poderem circular exclusivamente em modo elétrico durante vários quilómetros.
O IONIQ Plug-In Hybrid, por exemplo, tem uma autonomia em modo 100% elétrico de 63 km (WLTP).
Há ainda outro grande fator que os distingue: o carregamento. Os híbridos plug-in podem ser carregados externamente, ou seja, ligando-os à corrente elétrica.
Como oferecem uma maior autonomia, estes veículos permitem uma ainda maior poupança a nível de combustível, e menores emissões de gases poluentes. O IONIQ Plug-In Hybrid anuncia consumos combinados de apenas 1,1l/100km.
A isto é necessário ainda acrescentar os benefícios fiscais, nomeadamente:
- Redução do ISV na ordem dos 75%;
- Redução do IUC;
- Taxas de tributação autónoma inferiores às aplicadas a viaturas de combustão interna;
- Dedução do IVA até ao limite de 50.000€ do custo de aquisição do veículo, para empresas;
- Dedução do IVA nos custos com a eletricidade utilizada no carregamento, para empresas.
Os híbridos plug-in são os veículos ideais para quem quer aliar a poupança à preservação do meio ambiente, e permitem satisfazer as necessidades de qualquer tipo de condutor.
Se circular maioritariamente em cidade e realizar percursos reduzidos, conseguirá utilizar a componente elétrica do veículo em exclusivo, potenciando os níveis de poupança.
Se, por outro lado, necessitar realizar viagens longas, pode usufruir da redução dos consumos sem nunca perder a conveniência de uma autonomia elevada.
Para ficar a saber mais sobre os carros híbridos plug-in, nomeadamente as respostas às perguntas mais comuns sobre este tipo de veículos, consulte a página desta tecnologia no site da Blue Academy.
48V/Mild-hybrid
Depois dos híbridos convencionais e dos híbridos plug-in, chega a vez de analisar os mild-hybrid (MHEV – Mild-Hybrid Electric Vehicles).
Estes híbridos são conhecidos como os micro-híbridos, pois o seu motor elétrico de 48V ocupa um espaço muito reduzido.
O motor elétrico de 48 volts assiste o arranque e a aceleração, e acrescenta até 12kW de potência adicional, permitindo reduzir os consumos do motor a combustão até 11%.
Os híbridos mild-hybrid, tal como os híbridos convencionais, não podem ser carregados através da corrente elétrica, carregando apenas quando o veículo se encontra em circulação.
A vantagem dos MHEV face aos restantes híbridos é a de que esta alternativa não implica grandes alterações na estrutura de veículos já existentes.
Isto significa que os fabricantes automóveis podem simplesmente adaptar um veículo já existente e torná-lo mais económico, sem necessidade de grandes alterações.
O Tucson foi o primeiro veículo da Hyundai a ser equipado com a tecnologia mild hybrid de 48V.
Fique a saber mais sobre como funciona um mild-hybrid, na página dedicada a esta tecnologia, na Blue Academy.
Principais diferenças entre as tecnologias híbridas
Em jeito de resumo, apresentamos na seguinte tabela as principais diferenças entre as três tecnologias híbridas mencionadas anteriormente:
Conclusão
Se ainda não ficou totalmente esclarecido, no que aos carros híbridos diz respeito, poderá ser útil ler o artigo sobre os automóveis híbridos na Blue Academy.