A corrida 24h de Le Mans, em que cada carro de cada equipa luta pela vitória durante 24h, enquanto estes percorrem, em média, cerca de 5.000km começou em 1923. Tem a fama de ser uma das corridas mais duras que há, e apesar de centenas de veículos já terem competido, nem todos merecem ser considerados carros históricos das 24h de Le Mans. Neste artigo, falamos de alguns dos que merecem.
5 carros que se tornaram ícones nas 24h de Le Mans
1. Porsche 917
A Porsche é sem sombra de dúvida a marca com mais sucesso nas 24h de Le Mans, com 18 vitórias alcançadas. De todos os modelos que poderíamos escolher, optámos pelo 917, o carro que deu à marca as suas primeiras vitórias em 1970 e 1971. Chegou a passar os 360 km/h durante a corrida, o que o ajudou a tornar-se numa estrela de cinema em 1971 no filme “Le Mans” de Steve McQueen.
2. Ferrari 250 Testa Rossa
Tal como a Porsche, a Ferrari tem vários modelos icónicos que participaram na corrida, mas o 250 Testa Rossa tem de ser mencionado entre os carros históricos das 24h de Le Mans. Dominou a competição, e ganhou a corrida em 1958, 1960 e 1961, o que o ajudou a tornar-se num dos carros clássicos mais desejados que há. Ter um destes implica ter de pagar milhões.
3. Ford GT40
Na altura em que a Ferrari andava a dominar as 24h de Le Mans, a Ford tentou comprá-la, mas falhou. Como tal, decidiu batê-la no seu próprio campo e para tal usou o incrível Ford GT40, que a ganhou até quatro vezes seguidas. Foi mais um dos carros históricos das 24h de Le Mans utilizado no filme “Le Mans” por Steve McQueen que, claro está, passou a ter valores exorbitantes.
4. Mazda 787B
Para fãs de carros, o rugido de um Mazda 787B é simplesmente inconfundível. Este menino foi o único carro a trazer ao Japão uma vitória nas 24h de Le Mans, com a ajuda do seu motor rotativo Wankel, único na corrida – um feito incrível, tendo em conta que a competição era composta de carros incríveis como o Porsche 962.
5. Jaguar D-Type
Nos anos 50, antes da Ferrari e da Porsche começarem a mostrar o que valem, a Jaguar também teve muito sucesso. O D-Type foi um dos seus carros que mais sucesso teve com três vitórias consecutivas entre 1955 e 1957, sendo que em 1957 os primeiros quatro classificados foram meninos destes, o que certamente faz do D-Type um dos carros históricos das 24h de Le Mans. Este serviu também de inspiração para o famoso E-Type.
Veja também: