As exigências são mais que evidentes e os resultados dos novos protocolos acordados em cimeiras ambientais convergem para que haja mais reduções no capítulo das emissões de CO2, ainda que os carros mais poluentes da Europa continuem a apresentar valores de emissões CO2 preocupantes.
Após o caso Dieselgate – nome dado ao escândalo de falsificação de testes de emissões de poluentes que surgiu em 2015 com a Volkswagen e que teve repercussões e desdobramentos que revelaram também a “careca” de muitas outros construtores automóveis -, a atenção e a sensibilidade ficaram reforçadas no que toca à poluição.
As marcas andavam, como diz a gíria popular, a vender “gato por lebre” e os consumidores tinham a ideia de que possuíam um veículo económico e mais amigo do ambiente quando, na verdade, ele só era económico no papel e na teoria de fábrica, sendo os seus testes de emissões totalmente “falsificados” para manterem, em segredo, a fraude toda que estava por detrás. A verdadeira história tornou-se pública e prejudicou a confiança e a reputação de variadas marcas.
Assim sendo, torna-se também fundamental descortinar quais são, realmente, os carros mais poluentes da Europa e perceber o panorama ambiental atual sobre eles.
Saiba mais sobre os carros mais poluentes da Europa
Um ano após estas lamentáveis descobertas, que se alargaram a muitas outras marcas além da Volkswagen, tais como: Audi, Porsche, Mercedes-Benz, Opel, Alfa Romeo, Chevrolet, Dacia, Fiat, Ford, Hyundai, Jaguar, Jeep, Land Rover, Nissan, Renault e Suzuki – a ONG Transport & Environment (T&E) tornou públicos os resultados de um estudo sobre os carros mais poluentes da Europa, com vista a alertar as pessoas para mais informações importantes, no que toca às emissões dos seus automóveis.
Ora, caso este escândalo tivesse ficado apenas pela Volkswagen, os consumidores saberiam quais os automóveis a evitar. Mas, como não foi o caso, estudos e relatórios de entidades privadas como a ONG, tiveram que testar variados modelos “chumbados”, para obter um veredito final e, sobretudo, oficial.
Como chegaram os carros mais poluentes da Europa ao mercado?
Segundo este relatório, ficou provado que muitas marcas europeias não fugiram às leis. Contudo, encontraram incoerências e lacunas, que facilitaram o processo de colocar no mercado alguns dos carros mais poluentes que estão neste momento em circulação.
Ao utilizar os regulamentos nacionais, muitas destas marcas conseguiram proteger as suas vendas e, assim, camuflar a “farsa”. Note que, segundo as leis da União Europeia, os automóveis têm que passar apenas pela aprovação dos reguladores nacionais para poderem assim, futuramente, serem vendidos por toda a Europa. Desta forma, foram algumas as marcas que se “aproveitaram” deste fator e o puseram a seu favor.
Top 30 carros mais poluentes da Europa
É importante salientar que o facto de um automóvel consumir pouco, não serve de pretexto ou de sinónimo para que este polua pouco.
De acordo com o estudo da T&E, estes são os carros mais poluentes da Europa, neste momento no mercado:
7 carros mais poluentes
1. BMW Série 2 Gran Tourer 216d
O BMW Série 2 Gran Tourer 216d apresenta uma performance desportiva, apoiada pelos seus potentes motores de 3 ou 4 cilindros, equipados com tecnologia BMW TwinPower Turbo.
Para quem quer usufruir da sua habitabilidade a bordo, o Série 2 Gran Tourer foi projetado para duas práticas fundamentais: viagens de longa distância e muita carga a bordo. Fatores exigentes para a performance e prestação dos motores BMW, no que toca a consumos e emissões.
Neste mesmo estudo, foram revelados 30 carros classificados como os mais poluentes da Europa sendo que, no total dos 30, a BMW era mencionada com dois modelos: o bloco do motor do 216d do Série 2 Gran Tourer e o bloco de motor 530d do Série 5.
Este BMW Série 2 Gran Tourer tem um consumo de combustível combinado entre 4,6–4,9l/100km e as emissões de CO2 combinadas entre 128-129 g/km.
2. Citroën C4 Picasso 1.6 BlueHDi
O Citroën C4 Picasso traz consigo um conforto prático, mas é o seu espaço interior bem generoso que agrada às famílias e se torna a cereja no topo do bolo. Mas esta nunca foi propriamente uma novidade, no que toca a natureza deste modelo. A dúvida surgiu quando ele apareceu na lista dos carros mais poluentes do continente europeu.
Assim sendo, em termos de consumos, o Citroën C4 Picasso 1.6 BlueHDi consome 6,1 l/100 km na cidade. Já o consumo em autoestrada percorre valores a rondar os 5,2 l/100 km e 5,7 l/100 km de consumo médio. As emissões de CO2 são de 103 g/km.
3. Dacia Sandero 1.5 dCi
Com um design básico, mas com um interior prático a agradável, este modelo conquista pelo seu preço acessível e amigo daqueles que gostam e/ou precisam de economizar. O seu motor diesel é bem conotado por ser económico e está ligado a uma caixa manual de 5 velocidades.
Embora este modelo integre esta lista dos carros que mais poluem a Europa, o Dacia Sandero tem estado entre os 3 mais vendidos neste continente, dentro deste segmento.
Os consumos deste Dacia andam à volta dos 5 l/100 Km com as emissões CO2 de 98 g/km.
4. Fiat 500X 2.0 MJT
A resposta rápida do motor do Fiat 500X é cativante, chegando a surpreender até o mais cético com a caraterística de poder ir dos 0 aos 100 km/h em apenas 9,8 segundos. Este modelo da Fiat assume-se como um carro poupado em consumos. Em ciclo misto, este Fiat consome 5,5 l/100km e as emissões de CO2 fixam-se nos 144 g/km.
5. Ford C-Max 1.5 TDCi
Destaque para o bom funcionamento deste Ford, com motor turbo diesel de 4 cilindros, com transmissão manual de 6 velocidades. O desempenho e a eficiência são caraterísticas bastante presentes, sendo que o motor faz com que o carro se mova com uma facilidade quase descarada, de tão notável que é o seu comportamento dinâmico.
Este Ford vai dos 0 aos 100 km/h em 11,3 segundos, mas mais surpreendente é mesmo o seu consumo de 4,1 l/100 km. Já as emissões de CO2 fixam-se no valor mais baixo de todos os modelos anteriores: 110 g/km.
Infelizmente, nenhuma destas boas qualidades o retira a ele e ao seu “irmão” – o 2.0 TDCi – da lista dos carros que mais poluem as estradas europeias.
6. Ford Focus 1.5 TDCi
Seguindo já a regulamentação do Euro 6, que forçou os fabricantes a reduzirem as emissões de poluição dos seus fabricos, este Focus já surgiu com essa “intenção”.
Mesmo que o motor obtenha consumos reduzidos, apoiando-se pelo sistema start/stop sempre que imobiliza o veículo, este Ford integra, de qualquer das formas, esta lista, apesar de obter um consumo amigo do ambiente de apenas 3,8 l/100 km. As emissões de CO2 rondam os 99 g/km.
7. Honda CR-V 1.6 i-DTEC
O Honda CR-V 1.6 i-DTEC soma pontos pelo conforto na sua condução, pelo seu motor a diesel, pela habitabilidade a bordo e, ainda, pelos baixos consumos.
Este motor anuncia consumo equilibrados, sendo que em cidades atinge os 4,6 l/km, nas auto estradas fica-se pelos 4,2 l/100km e o consumo combinado ronda os 4,4l/100 km. Porém, as emissões de CO2 do motor do Honda CR-V 1.6 fixam-se nos 115 g/km.
Restantes carros mais poluentes da Europa
8. BMW Série 5 530d
9. Hyundai i20 1.1 CRDi
10. Jaguar XE 2.0d
11. Kia Sportage 1.7 CRDi
12. Range Rover Evoque 2.0 TD4
13. Mazda 6 2.2d
14. Mercedes-Benz Classe A 180d e 200d
15. Mercedes-Benz Classe S 350 Bluetec
16. Mercedes-Benz Classe V 250d
17. Nissan Qashqai 1.6 dCi
18. Opel Mokka 1.6 CDTi
19. Opel Zafira 1.6 CDTi
20. Opel Insignia 2.0 CDTi
21. Peugeot 5008 1.6 BlueHDi
22. Porsche Macan S Diesel
23. Renault Captur 1.5 dCi
24. Renault Mégane 1.5 dCi
25. Renault Kadjar 1.5 e 1.6 dCi
26. Renault Espace 1.6 dCi
27. Skoda Octavia 1.6 TDI
28. Suzuki Vitara 1.6 DDiS
29. Toyota Avensis 2.0 D-4D
30. Volvo V60 D3
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