Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
09 Nov, 2023 - 12:12

Carros mais valiosos do mundo: conheça o top 10

Valdemar Jorge

Conheça os 10 carros mais valiosos do mundo na atualidade. São muitos milhões por obras de arte sobre quatro rodas.

carros mais valiosos do mundo

Quando se fala de marcas como Rolls-Royce, Bugatti, Pagani ou Aston Martin vem logo à conversa a expressão de que são marcas de luxo, que os seus carros têm características ímpares de conceção, execução e performance. Afinal, são os carros mais valiosos do mundo.

A estas acresce ainda o facto dos seus produtos – leia-se automóveis – exigirem ‘carteiras bem recheadas’ pois são a expressão maior do know-how de um sector que está em constante evolução.

Fazer a lista dos 10 carros mais valiosos do mundo, do mundo, não é fácil. Ou por outro. Até poderá ser uma vez que na nossa lista há modelos únicos, outros com apenas três unidades produzidas e outros só cinco. Trata-se da exclusividade com que as marcas carimbam os seus automóveis.

E a lista que se apresenta poderia incluir muitos outros modelos, de marcas como Lamborghini ou Mercedes, por exemplo. Mas esta lidera pela exclusividade, inovação e conceção artesanal, dos modelos que a integram.

E se nos primeiros cinco lugares desta lista, temos dois modelos do mesmo construtor, encontramos igualmente, um que é ilustre desconhecido, mas que reclama uma produção de 20 unidades por cada continente do planeta Terra. Falamos do SP Automotive Chaos, o primeiro automóvel da empresa grega Spyros Panopoulos Automotive.

Por isso, prepare o cheque e atreva-se a escolher um dos modelos. Tenha em atenção que, na maioria dos casos, a produção está totalmente vendida. Restam poucas marcas com disponibilidade de máquinas…

Vejamos então a lista dos 10 carros mais valiosos do mundo, por ordem crescente.

Os 10 carros mais valiosos do mundo

10

Aston Martin Valkyrie (3 milhões)

aston martin valkyrie é um dos carros mais valiosos do mundo

Com uma produção de 150 exemplares o Aston Martin MA-RB 00, também conhecido por Aston Martin Valkyrie, é desenvolvido no âmbito de uma parceria da marca de automóveis de luxo britânica com a equipa de Fórmula 1 Red Bull Racing.

Com preço estimado de 3 milhões de euros o Aston Martin Valkyrie pode, no entanto, sair de fábrica com valor bem mais elevado devido a fatores como a raridade ou mesmo as condições do mercado, ainda que tenha todas as unidades vendidas.

Os primeiros Valkyrie serão entregues no princípio do próximo ano. Cada Aston Martin Valkyrie leva mais de 2000 horas-homem para ser criado. Uma equipa de projeto dedicada faz a gerência do automóvel desde a construção até à entrega.

Antes de cada Valkyrie ser entregue é testado na pista no centro de alto desempenho da Aston Martin, em Silverstone, onde grande parte do desenvolvimento deste hipercarro, e um dos carros mais valiosos do mundo, teve lugar.

Saber mais

9

Bugatti Bolide (4 milhões)

Bugatti Bolide

O Bugatti Bolide é um híper-carro baseado no bem conhecido Bugatti Chiron herdando todo o ADN deste modelo. Por isso entrega algo em torno de 1825 cv e atinge uma velocidade máxima projetada de 501 km/h.

A produção das 40 unidades já está toda vendida. As primeiras unidades do exclusivo Bugatti Bolide, desenvolvido pela Bugatti Engineering GmbH em Wolfsburg, na Alemanha, e fabricado em Molsheim, pela Bugatti Automobiles S.A.S. deverão ser entregues, aos respetivos proprietários no início de 2024. Só pode circular em pista, mas não deixa de ser um dos carros mais valiosos do mundo.

Saber mais

8

Bugatti Mistral (5 milhões)

Bugatti Mistral

O segundo modelo da francesa Bugatti, a constar da lista dos 10 automóveis mais valiosos em 2023, é o Mistral, também conhecido por Bugatti W16 Mistral. A produção é de 99 unidades (todas vendidas), ao preço de 5 milhões de euros, cada exemplar. Mais uma ode ao luxo e ao trabalho artesanal que eleva a arte de bem construir um automóvel.

O Bugatti Mistral revelado em agosto de 2022 utiliza o motor 8.0 W16 quadriturbo conhecido de outros modelos da marca. A potência anunciada é de 1578 cv. O design exterior é único e não se baseia no Chiron, nem em outros modelos da casa de Molsheim (França).

É muito aerodinâmico e desportivo, mas também reivindica um elevado padrão de luxo. Segundo a Bugatti, o Mistral (roadster mais rápido do mundo), será o último modelo a receber o conhecido motor W16.

Saber mais

7

Pagani Huayra Imola (5 milhões)

Pagani Imola é um dos carros mais valiosos do mundo

Pagani Huayra Imola é um hino ao artesanato automóvel e está por mérito próprio na lista dos carros mais valiosos do mundo. Aliás, como qualquer outro Pagani. Só que este reclama índices de desempenho insanos para o comum dos mortais.

Sendo um desportivo de alto desempenho utiliza um motor 5.0 litro V12, que debita 838 cv, 1110 Nm de binário, e recebeu o nome da pista onde foi testado exaustivamente pela marca.

O mais potente Pagani construído recebe ainda uma transmissão sequencial Xtrac Amt de sete velocidades com embraiagem tridisco.

O sistema de aerodinâmica ativa que utiliza torna-o no primeiro veículo de estrada a ser equipado com esta tecnologia. Apenas cinco unidades do Pagani Huayra Imola serão produzidas.

Saber mais

6

Bugatti Divo (5 milhões)

Bugatti Divo

Bugatti Divo, considerado um estudo em aerodinâmica é uma exclusiva versão do conhecido Bugatti Chiron, em homenagem a Albert Divo, talentoso piloto e mecânico franco-italiano, que triunfou na exigente corrida Targa Florio.

Mantendo o famoso motor W16 da marca, o Divo entrega uma potência de 1500 cv, capazes de levá-lo a uma velocidade máxima de 380 km/h. A transmissão é automática de dupla embraiagem, 7 velocidades, e o sistema de aerodinâmica ativa que utiliza é o mesmo do Pagani Huayra Imola.

O Bugatti Divo foi revelado pela primeira vez, em agosto de 2018 na The Quail – A Motorsports Gathering, que teve lugar na Califórnia (Estados Unidos da América). A produção está limitada a 40 exemplares, cada um ao preço de 5 milhões de euros.

Saber mais

5

Rolls-Royce Sweptail (11,4 milhões)

Rolls Royce Sweptail

O Rolls-Royce Sweptail é um veículo único. Não só pela exclusividade mas, por a produção contemplar apenas 1 exemplar. Inspirado nos elegantes automóveis produzidos nas décadas de 1920 e 1930, bem como, em muitos iates clássicos, o Rolls-Royce Sweptail é um automóvel do segmento luxo e, obviamente, um dos carros mais valiosos do mundo.

Está equipado com motor V12 de 6.75 litros (potência de 453 cv) acoplado a uma transmissão automática ZF de 8 velocidades.

O Rolls-Royce Sweptail é um automóvel único, construído à mão por autênticos artesãos, ao longo de quatro anos, tendo sido encomendado à Rolls-Royce em 2013 por um especialista em superiates e aeronaves. Estreou-se em 2017 no Concorso d’Eleganza Villa d’Este.

Saber mais

4

SP Automotive Chaos (12,4 milhões)

sp automotive caos

É o primeiro veículo da Spyros Panopoulos Automotive. A empresa anunciou que serão fabricados apenas 20 veículos por continente do planeta Terra. A produção compreende duas versões, a básica, designada “Terra”, que custa 5,5 milhões de euros e a mais potente, a que a marca chama de “Zero Gravity”, custará 12,4 milhões de euros.

O SP Automotive Chaos, na versão mais potente, é alimentado por um motor twin-turbo de 4.0 litro, que atinge as 12.200 rpm. Este motor debita uma potência de 3064 cv, um binário de 1983 Nm enquanto a velocidade máxima anunciada é superior aos 500 km/h.

A aceleração impressiona: 0-100 km/h: 1,55 segundos; 100-200 km/h: 1,7 segundos; 160-241 km/h: 1,4 segundos; 0-300 km/h: 7,1 segundos; quarto de milha em 7,5 segundos. Deste modo, em termos de performance o SP Automotive Chaos (segmento dos ultracarros) planeia semear o caos no setor automóvel, ao ambicionar quebrar todos os recordes de velocidade.

Saber mais

3

Pagani Zonda HP Barchetta (15 milhões)

Pagani Zonda Barchetta

No terceiro lugar desta lista dos 10 carros mais valiosos do mundo em 2023 encontramos o segundo automóvel da Pagani: o Zonda HP Barchetta.

Este supercarro foi criado para assinalar os 60 anos de Horacio Pagani e os 18 anos da marca italiana. Inicialmente apenas uma unidade foi construída. Mas, devido ao interesse manifestado, a marca italiana acabou por disponibilizar mais unidades deste modelo especial. Ao todo apenas três exemplares foram construídos e todos já têm dono.

O Pagani Zonda HP Barchetta recebe motor V12 de 7.3 litro de origem AMG e debita 800 cv de potência. A viatura é desenvolvida sob rigoroso processo de construção de Horácio Pagani e da sua equipa de engenheiros, mecânicos e artesãos, sendo um exemplo de tecnologia de ponta combinada com artesanato. É capaz de atingir 355 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos.

Saber mais

2

Bugatti La Voiture Noire (11 milhões)

Bugatti La Voiture Noire é um dos carros mais valiosos do mundo

O Bugatti La Voiture Noire é o quarto modelo da empresa fundada por Ettore Bugatti que encontramos nesta lista. Facto explicado apenas pelo arrojo e qualidade de uma marca que aposta na exclusividade e luxo dos seus modelos mas, também, pela inovação tecnológica e conceção artesanal.

Concebido pelo designer da Bugatti, Étienne Salomé, é um fastback néo-retro-futurista construído em fibra de carbono brilhante totalmente feita à mão. Apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, em 2019, a versão final, no entanto, só foi mostrada, em 3 de junho de 2021.

O exclusivo modelo é uma homenagem ao Bugatti Type 57 SC Atlantic (ou Atalante), de que foram produzidos apenas quatro exemplares, um deles, na cor preta desapareceu e nunca foi encontrado.

O Voiture Noire é uma homenagem ao 57 Atlantic desaparecido, que era veículo pessoal de Jean Bugatti. O Bugatti La Voiture Noire é um supercarro que reúne elegância, potência e força. É capaz de atingir 420 km/h e fazer o sprint de 0 a 100 km/h em apenas 2,4 segundos. Trata-se de uma edição limitada a uma única viatura com o preço de 11 milhões de euros.

Saber mais

1

Rolls-Royce Boat Tail (23 milhões)

Rolls Royce boat tail

No topo da lista dos 10 automóveis mais valiosos em 2023 está o Rolls-Royce Boat Tail, um grand tourer de luxo produzido pela Rolls-Royce Motors Cars.

Modelo inspirado nos iates de competição J-Class, este carro de luxo apresenta 5,7 metros de comprimento, 570 cv de potência e uma produção de apenas 3 unidades, todas vendidas.

Apresentado em 27 de maio de 2021 é o carro legalizado para uso em via pública, mais caro do mundo. O Rolls-Royce Boat Tail é uma obra-prima de engenharia e design e exemplo da dedicação que a marca britânica coloca na excelência e personalização das suas viaturas, dando corpo aos sonhos dos seus clientes.

Como característica especial o Rolls-Royce Boat Tail apresenta sistema de som com assinatura da Bose Corporation que utiliza a estrutura do piso do automóvel como câmara de ressonância.

Outros aspetos da arte de bem fazer da Rolls-Royce são: o painel de instrumentos que apresenta um trabalho decorativo guilloché e, no porta-luvas, o proprietário deste exclusivo automóvel, tem à sua disposição uma caneta Montblanc guardada numa caixa artesanal.

Saber mai

Veja também