Se saber quais são os carros menos poluentes do mercado, é algo que lhe desperta curiosidade. Então, este é o artigo certo para si!
Estando comprovado que, infelizmente, os dados fornecidos pelos fabricantes nem sempre revelam os valores reais no que toca aos gases emitidos pelos automóveis, apresentamos-lhe os valores publicados pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), fruto de um estudo sobre esta temática. Como esperado, os valores declarados pelas construtoras oscilam variam entre 24% e 37%, quando sujeitos a novas medições em laboratório.
A seguinte lista apresenta os 15 carros menos poluentes do mercado, distribuídos por 5 segmentos diferentes. Assim ,será mais fácil optar pelo modelo mais ecológico, de acordo com o seu gosto pessoal.
Lista dos 15 carros menos poluentes do mercado
Desde a comercialização de carros elétricos que o mercado automóvel tem mudado significativamente. Com as novas normas de medição de gases poluentes, assim como com a limitação de carros a diesel nos grandes centros urbanos, nomeadamente em algumas cidades europeias, a consciencialização da marcas tem levado a apostar no desenvolvimento de motores eco friendly.
A chegada de veículos 100% elétricos pretende incentivar o uso de fontes de energia mais limpas, mas não existe ainda um plano generalista que consiga chegar às carteiras de todos os portugueses. Assim, os motores de tecnologia híbrida e a gasolina apresentam-se como uma alternativa mais equilibrada.
SEGMENTO A – CITADINOS
Peugeot 108 Active 1.0 e-VTi 68 CVM5
Este Peugeot é claramente um dos carros menos poluentes do mercado e o seu truque é muito simples e até tem um nome: Stop & Start. Ao ser adaptado a uma utilização urbana, este sistema permite reduzir o consumo de combustível, as emissões de gás poluente e o nível sonoro com o veículo parado.
É ainda de referir que o 108 está equipado com uma nova família de motores de 3 cilindros que o tornam num carro económico e, simultaneamente, de alto desempenho. O seu rendimento é melhorado pela redução da cilindrada.
- Emissões anunciadas por fabricante (g/km): 86
- Consumo combinado (l/100km): 3.8
Fiat 500 série 4 0.9 8v TwinAir 85 S&S Lounge Dualogic
Se alguma vez sonhou ser possível carregar num botão designado de “Eco” e, assim, reduzir o consumo e as emissões do seu carro, então saiba que tal é bem real neste Fiat. Este botão é amigo do ambiente e até lhe facilita as manobras, ao tornar a direção mais leve! Este é, sem dúvida, um dos carros menos poluentes.
- Emissões anunciadas por fabricante (g/km): 88
- Consumo combinado (l/100km): 3.8
Smart Fortwo 71 auto
A Smart trouxe consigo um modo diferente de olharmos para a forma de nos deslocarmos. Aqui, a essência da condução reside numa política muito simples que consiste na redução do peso. Foi graças a esta implementação que os modelos Smart nunca necessitaram de ter motores muito potentes e pouco amigos do ambiente. Neste caso, a configuração com a variante de 71 cv com o motor de três cilindros de 999cc garante força suficiente para estimar consumos bastante baixos.
A antiga geração dispunha de uma caixa manual pilotada, cujo comportamento deixava muito a desejar. A nova caixa de dupla embraiagem de seis velocidades – Twinamic – gere de forma mais eficiente a dinâmica e o consumo do motor.
- Emissões anunciadas por fabricante (g/km): 93
- Consumo combinado (l/100km): 4.1
SEGMENTO B – UTILITÁRIOS
BMW i3 EXA (94h) Comfort Package Advance
Este modelo é não só um dos carros menos poluentes do mercado, como tudo nele é green, ou não fossem muitos dos seus materiais produzidos com recursos renováveis e fabricados, também, a partir de fontes 100% renováveis.
Além de sustentável, o seu consumo e as suas emissões podem ser bem baixas. Dependendo da dimensão das jantes e dos pneus que selecionar, este pode ser o carro menos poluente da nossa lista!
- Emissões anunciadas por fabricante (g/km): 12
- Consumo combinado (l/100km): 0.6
Toyota Yaris 1.5 Hybrid Square Collection
O Yaris é o modelo Toyota mais vendido da Europa, tendo nesta versão um modelo utilitário focado na condução citadina e uma aposta forte nas motorizações híbridas gasolina/elétricas.
Obtém um propulsor composto por um motor 1.5 a gasolina e outro elétrico com uma potência conjunta de 100cv. A média de consumo anunciada é de 3,6 l/100km e num percurso de cerca de 400 km. Um pacote generoso, especialmente se considerarmos que este Yaris é um dos poucos híbridos do segmento B.
- Emissões anunciadas por fabricante (g/km): 82
- Consumo combinado (l/100km): 3.6
Citroën C3 1.6 BlueHDi 75
A nova geração do Citroen C3 trouxe consigo uma renovação da sua plataforma anterior, um visual ainda mais personalizado, mas trouxe, essencialmente, motores ainda mais económicos. A versão BlueHDI foi igualmente revista, traduzindo prestações ainda mais interessantes: 3.2 l/100km e CO2 mínimo de 83 g/km.
Ao mesmo tempo, o peso reduzido do conjunto e a atuação do modo Stop & Start no pára-arranca otimizam o lado prático e económico muito centralizado nos modelos compactos da Citroën.
- Emissões anunciadas por fabricante (g/km): 87
- Consumo combinado (l/100km): 3.4
SEGMENTO C – PEQUENOS FAMILIARES
Toyota Prius Plug-in Hybrid
A Toyota decidiu avançar com um automóvel que há 20 anos mudou a nossa forma de pensar e a dos construtores automóveis. O Prius tornou-se numa referência no mercado dos híbridos e elevou o seu compromisso nesta quarta geração.
Preocupações com elementos aerodinâmicos da carroçaria sempre conferiram um estilo diferenciador, mas enquanto o aspeto é subjetivo, os números são realistas: a potência combinada de 122cv e a autonomia média de 50 km em modo elétrico conferem ao Prius consumos combinados de 1,0L/100km. Se quiser fazer uns quilómetros extra, isso também é possível, uma vez que o novo Prius PHV possui um teto solar.
- Emissões anunciadas por fabricante (g/km): 22
- Consumo combinado (l/100km): 1.0
Audi A3 Sportback e-tron 1.4 TFSI 115 Base S tronic
Um híbrido super económico que se apoia em dois motores: um turbo a gasolina de 150 cv e um elétrico de 75 kW. Com bateria de iões de lítio e 4 modos de condução, este modelo conquista os ambientalistas por poder percorrer até 50 km num modo 100% elétrico.
- Emissões anunciadas por fabricante (g/km): 36
- Consumo combinado (l/100km): 1.6
Volkswagen Golf GP 1.4 GTE Plug-in Hybrid
Como na maioria dos plug-in híbridos, só existe realmente poupança se recorrermos à tomada elétrica. Este Golf GTE oferece um bloco TSI (110 kW/150 Cv) e um motor elétrico de 75 kW/102 Cv – rendimento total do sistema que traduzem 204 cv.
O modo “Hybrid” ativa automaticamente os motores em conjunto ou em separado com o intuito de alcançar a máxima eficiência possível. Em eletricidade, o consumo vai de 11,4 a 12,0 kWh/100 km. Um modelo polivalente que consegue ser desportivo e que arranca no modo zero de emissões.
- Emissões anunciadas por fabricante (g/km): 36
- Consumo combinado (l/100km): 1.8
SEGMENTO D – MÉDIOS FAMILIARES
Volkswagen Passat GTE Plug-in Hybrid
Este Passat surpreendê-lo-á pela sua eficiência. A economia foi uma das grandes apostas, pensando nos condutores que viajam muito e querem manter o consumo ao mais baixo nível.
Note ainda que os motores TDI e TSI a gasolina foram desenvolvidos não só para serem eficientes, como para estarem de acordo com as normas Euro 6.
- Emissões anunciadas por fabricante (g/km): 40
- Consumo combinado (l/100km): 1.7
BMW 330e iPerformance 252 Auto
Com o modelo 330e, a BMW volta a surpreender pelas caraterísticas ecológicas. Com este carro pode esperar as capacidades dinâmicas do 330i e ver-lhe ser acrescentada uma propulsão ecológica, o que faz deste um dos carros menos poluentes do mercado.
A sua economia reside nas seguintes caraterísticas: um motor eléctrico com 64,7 kW de potência (88 cv), alimentado por uma bateria de iões de lítio e uma capacidade de armazenamento de 76,3 KWh.
- Emissões anunciadas por fabricante (g/km): 44
- Consumo combinado (l/100km): 1.9
Mercedes-Benz C 350E Plug-In Hybrid
O Mercedes-Benz C 350 Plug-in Hybrid é o segundo modelo híbrido do novo Classe C e o segundo modelo da marca. Este conta com modos individuais que auxiliam e se adaptam a cada tipo de condução.
Torna-se possível fazer percursos entre a casa e o trabalho com consumo quase zero, uma vez que tem uma autonomia de 31 quilómetros em modo totalmente elétrico. Por outro lado, o motor a combustão de 4 cilindros debita 211 cv o que, somado à potência gerada pelo motor elétrico, permite uma potência máxima de 279 cv. Prestações de um desportivo com uma abordagem ambiental.
- Emissões anunciadas por fabricante (g/km): 48
- Consumo combinado (l/100km): 2.1
SEGMENTO SUV/TODO-O-TERRENO
Kia Niro 1.6 GDI 141 6DCT PHEV
Com uma tecnologia híbrida propulsionada por dois motores, este Kia surgiu da inspiração na natureza e do empenho pela defesa do ambiente.
Esta versão destaca-se por ter um pack de baterias de iões de lítio com capacidade superior (8,9 kWh, 360 V, em vez de 1,56 kWh), bem como por ter um motor elétrico de maior potência (60,5 cv). É exatamente o seu motor elétrico que é capaz de mover sozinho este automóvel eco-familiar, que faz dele um dos carros menos poluentes do mercado.
- Emissões anunciadas por fabricante (g/km): 29
- Consumo combinado (l/100km): 1.3
Audi Q7 3.0 V6 TDI etron 373 quattro tiptronic
Este SUV plug-in híbrido da Audi, apoiado numa unidade elétrica, é capaz de debitar um total de 373 cv de potência combinada em conjunto com um binário máximo de 700 Nm, para uma aceleração dos 0-100 km/h em apenas 6,2 segundos. Consegue imaginar tanta poupança e tão pouca poluição?
A sua bateria de iões de lítio tem 17,3 kWh de capacidade e pode ser carregada quer através de uma tomada doméstica, quer de uma industrial, oferecendo uma autonomia elétrica até 56 km.
- Emissões anunciadas por fabricante (g/km): 48
- Consumo combinado (l/100km): 1.8
Mini Cooper S E Countryman ALL4
A Mini representa equilibradamente o efeito de compromisso entre a razão e a emoção. Eis que chega mais um atributo: a versão híbrida plug-in do Countryman ou, melhor dizendo, o primeiro híbrido da história da construtora.
O novo Mini Cooper S E Countryman All4 apresenta uma proposta versátil, capaz de oferecer baixas ou nulas emissões em perímetro urbano, contando ainda com tração às quatro rodas. Em modo exclusivamente elétrico, a autonomia anunciada é de 42 km – graças ao seu motor síncrono de íman permanente com 88 cv e 165 Nm. Já a autonomia total do sistema híbrido é de cerca de 500 km.
O rendimento combinado de 224cv e 385Nm fazem este Mini Cooper S E Countrymam All4 cumprir os 0-100 km/h em 6,8 segundos, bem como anunciar um consumo combinado no ciclo NEDC de 2,1 l/100 km. O ADN desportivo da Mini não se perdeu, mesmo ligado à tomada e tornou-o num dos carros menos poluentes.
- Emissões anunciadas por fabricante (g/km): 49
- Consumo combinado (l/100km): 2.1
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