No que respeita a carros baratos a diesel, o universo de ofertas é infindável. Muitas vezes, há grandes probabilidades de um carro barato esconder alguns problemas, pelo que o preço demasiado baixo pode deixar muitos condutores reticentes quanto à compra, sobretudo nos modelos a gasóleo. Carros baratos a diesel são sinónimo de muitos quilómetros, o que significa maior desgaste do automóvel.
No entanto, também há as chamadas “pechinchas” que, dependendo das exigências do utilizador, podem afigurar-se excelentes negócios. Os carros baratos a diesel podem ser a solução ideal, por exemplo, para condutores recém-encartados que pretendem adquirir mais experiência; para quem pretende cobrir maiores distâncias, com baixos consumos; ou para quem procura um segundo (às vezes, terceiro) carro para dividir esforços com as restantes viaturas lá de casa (há sempre dias em que dava jeito ter mais quatro rodas!).
Para além das razões que podem levar-nos a procurar um carro a gasóleo barato, há quem encare os automóveis baratos pela relação benefícios/custos, acabando por existir um saldo positivo na compra. Uns, porque conseguem realizar as operações de manutenção por conta própria; outros porque, mesmo sem investir muitos cuidados, conseguem comprar um automóvel barato e em aceitável estado de conservação e tiram partido do mesmo sem preocupações. Tudo depende da perspetiva de cada um, de quanto se pretende gastar e das exigências.
Carros baratos a diesel por 1.000€: procuram-se!
O mercado de automóveis em Portugal – assim como no resto da Europa – está dependente (a diversos níveis) dos carros a gasóleo. A diferença de preços nos combustíveis foi sempre uma das principais razões para tal, com o gasóleo mais barato que a gasolina. Embora as diferenças de preço entre os dois combustíveis tenham diminuído e haja uma tendência (é o que se diz…) para deixar os motores a gasóleo, a cultura diesel continua enraizada. Por estas razões, não falta oferta, nem procura.
Encontrámos 10 carros baratos a diesel que podem ser a sua solução de deslocação para os próximos tempos. Por este preço comprava uma mota?… Pois, mas com o inverno à porta, um teto e um habitáculo aquecido (confirme se a chauffage funciona…) dão muito jeito!
1. Citroën ZX 1.9D (1.000€)
O conforto era uma das notas dominantes no Citroën ZX. Com três portas e configuração de cinco lugares, a informação relativa a esta unidade não é muita, mas o estado geral pode merecer a atenção de quem procura carros baratos a diesel. Tem quase 300 mil quilómetros, o que significa que não é opção para muitos. (Haja coragem!…) Mas para os mais conhecedores deste Citroën (que também conheceu versões com motor 1.4D), este representante da marca do “double chevron” poderá satisfazer as exigências.
2. Mercedes-Benz E 300 (1.000€)
Este é um dos carros mais famosos no que respeita a fiabilidade dos motores Diesel. O Mercedes-Benz da geração W124, apelidado por muitos como “tanque” graças à resistência do modelo alemão à prova de tudo, é um dos ícones da marca da estrela em matéria de fiabilidade.
Esta unidade que encontrámos por 1000€ tem a particularidade de ter matrícula espanhola, o que implica alguma despesa adicional na legalização da viatura. Marca mais de 400 mil quilómetros, valor que pode levar compradores a afastarem a hipótese de negócio. “Está apenas a fazer a rodagem”, dirão os fãs deste famoso modelo que vingou no mundo automóvel pela confiança dada aos seus proprietários.
3. Volkswagen Golf 1.9D (1.000€)
Para os amantes da personalização automóvel, este Volkswagen Golf de dois lugares pode ser uma opção a considerar no que respeita a carros baratos a gasóleo. Fiabilidade e custos de manutenção reduzidos estavam associados a este quatro cilindros, além da robustez que caraterizou a terceira geração do Golf. A cor não passa despercebida, nem o trabalho de tuning efetuado na carroçaria. Ideal para passear ou trabalhar em grande estilo!
4. Renault Mégane 1.9D (999€)
Talvez este Mégane seja um daqueles negócios “procuro carro bom e barato”. A aparência parece disfarçar os quase 250 mil quilómetros que, tal como em todos os carros baratos, dependem da utilização e cuidados na manutenção. O motor 1.9D foi um dos propulsores Diesel com sucesso comercial na marca do losango.
Esta unidade da primeira geração do Mégane não conta com muito equipamento, mas talvez isso não seja importante para quem pretende um carro usado, capaz de cumprir exigências mínimas. Se procura um carro Diesel barato, vale a pena consultar e saber mais pormenores.
5. Ford Mondeo 1.8TD (950€)
Outra berlina de sucesso entre os Diesel baratos dos anos ’90. O Ford Mondeo não era propriamente conhecido pela rapidez dos 90 cavalos do motor 1.8, mas teve muito sucesso junto das famílias portuguesas, mais ainda com a carrinha, com espaço para família, bagagem e mais algumas coisas que se pudessem inventar.
Este motor também reuniu seguidores pelos níveis de confiança transmitidos no que respeita a muitos quilómetros percorridos e baixa taxa de “chatices”. Com preço inferior a 1000€, quem sabe se este Mondeo não rentabilizará o investimento nos próximo tempos?…
6. Opel Astra 1.7D Caravan (950€)
Se a imagem não é o mais importante para si e procura um carro de trabalho, a diesel e por menos de 1.000€, esta Opel Astra Caravan 1.7 pode ser para si (ou não…). A aparência não é a melhor, mas esta geração do Astra ficou conhecida pelos níveis de robustez e fiabilidade. Com pneus novos e IPO até ao próximo ano, quem sabe se encontra aqui o próximo parceiro de trabalho ou, então, o companheiro certo para colocar a prancha e material de surf e rumar até à praia!
7. Opel Corsa A 1.5 (900€)
Com 210 mil quilómetros, este Opel Corsa da primeira geração aparenta bom estado de conservação. O 1.5 Diesel, da Isuzu, “imortalizou” os Opel que usaram esta unidade motriz pela sua fiabilidade. Muitos dirão que o preço é exagerado para um Corsa com 26 anos (e, até, para a maioria dos carros com 26 anos), contudo pode ser uma boa proposta e justificar-se pelos baixos custos de manutenção, consumos reduzidos e bom estado geral. Com sorte, não foi um dos carros das escolas de condução da década de 90!
8. Rover 25 (900€)
Prescindindo dos lugares traseiros, este Rover 25 pode ser uma opção se quer comprar um carro Diesel por menos de 1.000€. Do ano 2002 e com 215 mil quilómetros, o Rover 25 teve algum sucesso comercial no nosso país nas versões a gasolina, ainda que a marca não tenha tantos admiradores como outros construtores europeus. As fotos do anúncio não abonam a favor do carro inglês, mas talvez com uma boa limpeza encontre neste comercial o companheiro de quatro rodas ideal.
9. Citroen AX 1.5 D (800€)
Um “clássico” entre os utilitários dos anos 80 e princípio dos anos 90, o Citroën AX a gasóleo tinha motor 1.5, que serviu largos anos no Grupo PSA. Este AX que encontrámos na zona do Porto é de 1992, tem 250 mil quilómetros e preço abaixo dos 1.000€. Segundo o anúncio, mereceu algumas atenções no que respeita a componentes mecânicos, pelo que podem estar garantidas as entregas de presentes e visitas à família neste Natal.
O Citroën AX era um carro pequeno, leve e confortável para os parâmetros da altura. Quer os a gasolina, quer os a diesel, tinham consumos reduzidos. Esta unidade tem o kit de carroçaria da versão GT.
10. Renault 19 1.9D (750€)
Ainda não estávamos no tempo do Renault Mégane, mas quase… O Renault 19 foi “pai” do modelo francês que conhecemos hoje, representante do segmento C. Este exemplar parece estar em bom estado de conservação, avaliando pelas imagens e numa primeira consulta.
Com 210 mil quilómetros, é um dos carros baratos a diesel que podem servir as necessidades de muitos condutores. Já conta com teto de abrir elétrico, direção assistida e está equipado com jantes especiais. O Renault 19 foi um dos carros de sucesso do construtor francês, tal como o Mégane continua a ser nos dias de hoje.
Veja também: