Share the post "Tem carta de condução estrangeira? Descubra se tem de a trocar"
Se tirou a sua carta de condução fora de Portugal, pode ser necessário trocá-la por um documento válido perante as autoridades nacionais. As regras e os prazos dependem do país de origem.
As cartas estrangeiras nem sempre servem para conduzir em Portugal. A boa notícia é que há cada vez menos situações em que é necessário trocar o documento.
Desde 2022 que os detentores de cartas de condução originárias dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) podem conduzir no nosso país sem necessidade de substituir o título de condução.
As cartas com origem em qualquer país da União Europeia (UE) ou do Espaço Económico Europeu (EEE) também não precisam de ser trocadas e permitem que possa conduzir tanto em Portugal como na UE.
Há, no entanto, situações em que é mesmo proibido conduzir com a carta estrangeira e outras em que o pode fazer durante um determinado período de tempo.
Este artigo do Saldo Positivo, dá-lhe a conta dos casos em que é necessário substituir a sua carta e dos prazos a cumprir. Em caso de dúvida, o melhor é confirmar antes de se fazer à estrada.
Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.
O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.