Share the post "Sabe em que países é válida a carta de condução portuguesa?"
Esta é uma dúvida que persegue milhares de condutores: a carta de condução portuguesa é válida em que países?
A resposta é simples e está consagrada na Lei Internacional de Condução. Uma carta de condução emitida na União Europeia (UE) é válida em todos os países da UE, nomeadamente a carta de condução portuguesa.
Para além disso, ainda de acordo com a mesma lei, o documento nacional que habilita à condução também é válido nos países que pertencem ao Espaço Económico Europeu.
Países em que a carta de condução portuguesa é válida
União Europeia
Para os mais distraídos, a UE conta, neste momento, com 27 países-membros, tendo em conta a saída do Reino Unido, em janeiro de 2020. Assim, os membros são:
- Alemanha;
- Áustria;
- Bélgica;
- Bulgária;
- Chipre;
- Croácia;
- Dinamarca;
- Eslováquia;
- Eslovénia;
- Espanha;
- Estónia;
- Finlândia;
- França;
- Grécia;
- Hungria;
- Irlanda;
- Itália;
- Letónia;
- Lituânia;
- Luxemburgo;
- Malta;
- Países Baixos;
- Polónia;
- Portugal;
- República Checa;
- Roménia;
- Suécia.
Aos países da União Europeia devemos, ainda, acrescentar a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega como países onde a carta de condução portuguesa é válida. Isso porque fazem parte do Espaço Económico Europeu.
Fora da União Europeia
A carta de condução portuguesa é válida em alguns países espalhados um pouco por todo o mundo, à conta dos acordos de reciprocidade.
Neste regime, é reconhecida a validade da carta de condução portuguesa desde que Portugal reconheça a mesma validade às cartas de condução emitidas nos países que assinaram o acordo.
Assim sendo, Portugal estabeleceu acordos de reciprocidade com os seguintes países:
- Brasil;
- Suíça;
- Marrocos;
- Andorra;
- Moçambique;
- São Tomé e Príncipe;
- Emirados Árabes Unidos;
- Angola;
- Região Administrativa Especial de Macau.
Se está a pensar ir aos Estados Unidos da América (EUA), não se preocupe: a carta de condução portuguesa também é válida por terras do “tio Sam”.
O que fazer quando a carta de condução não é válida?
Se não vai viajar para nenhum dos países mencionados mais acima, então o título de condução português não é válido.
Nesses casos deverá pedir a emissão da Licença Internacional de Condução (LIC) que o habilita a conduzir nos países em que a carta de condução portuguesa não é válida. A LIC pode ser emitida pelo Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT) e pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP).
No entanto, é preciso sempre confirmar o destino, uma vez que há países, como a Etiópia, China e Coreia do Norte, por exemplo, que não aceitam a LIC.
A licença é válida durante um ano, mas se a carta de condução que a acompanha estiver prestes a caducar, o tempo de validade da LIC fica sujeito a esse mesmo prazo de caducidade.