Se tem um bom currículo, mas falta-lhe aquele outro elemento que desperte a atenção do empregador, escolha um exemplo de carta de motivação entre as opções que apresentamos. Mas, antes de mais, tenha em consideração algumas dicas.
Tem liberdade para apresentar a sua motivação como lhe parecer mais adequado. No entanto, há alguns princípios transversais a qualquer carta de motivação, nomeadamente:
- Apresentação breve do candidato (quem é, qual a sua experiência);
- Principais características do candidato (o que ele tem para oferecer);
- A razão da candidatura à função ou motivação para trabalhar;
- Responder à pergunta “porque devo contratar esta pessoa”.
Como escrever uma carta de motivação
No que respeita à sua forma, a carta de motivação deve:
- Ser escrita a computador;
- Ter de 250 a 500 palavras;
- Apresentar o mesmo tipo de letra;
- Ter margens mínimas de 2.5 pontos, tamanho de letra mínimo de 12 e espaçamento entre linhas mínimo de 1.5 pontos;
- Ter três ou quatro parágrafos no máximo;
- Apresentar as principais características (ou trunfos) destacadas a negrito;
- Conter dados de contacto;
- Ser assinada e datada.
Quanto ao seu conteúdo, esse deve:
- Ser simples e objetiva;
- Estar dirigida a uma pessoa ou departamento em particular;
- Especificar a vaga da candidatura, as motivações e experiências;
- Apresentar um discurso positivo, ativo e claro;
- Mostrar uma linguagem formal, mas com um cunho pessoal distintivo.
Atualmente, o e-mail é a via mais utilizada para responder a um anúncio ou para enviar uma candidatura espontânea para qualquer empresa. Usar um bom exemplo de carta de motivação, adequada a uma área ou objetivos específicos, pode ser um fator eliminatório, numa primeira seleção de candidatos a chamar para entrevista.
Portanto, não desvalorize este elemento que deve ser cuidado, curto, claro, apelativo e acompanhar sempre o seu Curriculum Vitae (CV).
Exemplos de carta de motivação
A carta de motivação pode ser o elemento distintivo que capta a atenção do recrutador.
Assim, inspire-se num dos vários exemplos de carta de motivação que lhe apresentamos e desenvolva a sua o quanto antes. Nunca sabe quando surge aquela oportunidade que há tanto espera e precisa de estar preparado para responder.
Exmo.(a) Sr.(a) Diretor(a) de Recursos Humanos,
Ao ter conhecimento da vossa oferta tomei a liberdade de escrever esta carta de motivação para me candidatar ao cargo de (…).
Considero ter o perfil ideal para o cargo, visto que primo pelas capacidades de (…).
Detenho experiência em (…), o que será certamente útil para o cargo.
Uma das razões pelas quais me candidato a este emprego é a possibilidade de trabalhar em (…), uma área do meu interesse e na qual me tenho especializado ao longo dos anos.
Sou um profissional direcionado para os resultados e apaixonado pelo que faço. Não descanso enquanto não cumpro um objetivo traçado.
Anexo o meu currículo e algumas amostras do meu trabalho. Peço apenas uma oportunidade para mostrar o meu valor. Despeço-me na esperança de receber um contacto.
Com os meus melhores cumprimentos,
(nome e assinatura)
Exmo.(a) Sr.(a) Diretor(a) de Recursos Humanos,
Escolhi este meio para lhe demonstrar o meu interesse em ocupar o cargo de (…) e para lhe explicar a razão para considerar a minha candidatura.
Sou um candidato com (…) anos de experiência em (…). Já fui responsável por (…) e detenho elevados conhecimentos em (…).
Ao longo do meu trajeto profissional desenvolvi competências que considero serem importantes para o desempenho da função, nomeadamente (…).
Sou um trabalhador que dá sempre o máximo pela empresa e que encara todos os trabalhos com a mesma importância. Apesar de dizerem que a perfeição não existe, tento alcançar a perfeição no que me é proposto e naquilo a que me proponho fazer.
Estou disponível para um encontro com sua Excelência, de acordo com a sua disponibilidade.
Desde já deixo o meu obrigado pela atenção dispensada.
Cordialmente,
(nome e assinatura)
Bom dia, Exmo.(a) Sr.(a),
Sou um jovem licenciado em (…) com uma média de (…). Completei o meu curso com um estágio em (…) que finalizei com a nota de (…) e com a recomendação dos responsáveis pelo estágio.
Ao longo do meu percurso académico consegui desenvolver capacidades de (…) e superar com sucesso todos os desafios que me foram apresentados. É com uma grande entusiasmo e motivação que me candidato à vaga aberta em sua prezada empresa, a qual acompanho há muito tempo.
Sou uma pessoa com iniciativa e gostaria de o provar, assim como de me apresentar em entrevista, se sua Excelência tiver a oportunidade.
Atentamente, subscrevo-me com a máxima consideração,
(nome e assinatura)
Bom dia,
Steve Jobs disse: Design is not just what it looks like and feels like. Design is how it works. Acredito plenamente neste teoria e, por isso, especializei-me em ergonomia no local de trabalho.
Conto já com seis anos de experiência em design de mobiliário, pautados pelo empenho, criatividade e qualidade.
Terei muito gosto em continuar o meu percurso profissional ao serviço da vossa empresa, cujo trabalho tanto admiro.
Estou disponível para entrevista, de modo a poder mostrar um pouco do trabalho desenvolvido e algumas sugestões que acredito serem do vosso interesse.
Grato(a) pela atenção dispensada.
Cordialmente,
(nome e assinatura)
Exmo.(a) Sr.(a) Diretor(a) de Recursos Humanos,
Parabéns pelo prémio de marca de confiança 2017!
Terei todo o gosto em contribuir para mais prémios e muito sucesso. Sou formado em (…) e conto com 10 anos de experiência na área. O meu trabalho rege-se pela qualidade, dedicação e empenho, procurando obter sempre os melhores resultados.
Estou certo(a) de que serei um contributo positivo para a vossa empresa, a qual tenho há muito como uma referência.
Fico ao dispor para outras informações e entrevista.
Com os melhores cumprimentos,
(nome e assinatura)
Lembre-se que estes são apenas alguns exemplos de como poderá escrever a sua carta de motivação. Deve sempre escrever a sua de acordo com o seu perfil e adequando-a à vaga e à empresa a que se está a candidatar.
A importância da carta de motivação
Uma breve apresentação, quando bem escrita, pode mesmo dispensar uma leitura muito rigorosa do currículo. No entanto, note que a carta de motivação não deve apenas resumir o currículo, mas sim acrescentar informação. Desta forma, despertará de imediato o interesse do recrutador em conhecer o candidato.
Se pensa entrar no mercado de trabalho, mudar de emprego ou de área profissional, comece por trabalhar cuidadosamente toda a informação que constitui o seu “passaporte”. Identifique os seus pontos fortes e aquilo que a empresa procura para saber o que inserir na sua carta de motivação.
Um sonho, uma carreira, um futuro, dependem, numa primeira fase, daquilo que você é capaz de apresentar sobre si próprio. Por mais chato ou inútil que até lhe possa parecer, à partida, fazer um resumo sobre quem é, o que sabe, o que gosta e/ou o que deseja fazer, é muito importante.