É bastante comum que as universidades peçam uma carta de motivação para a candidatura a um mestrado. E para quem se vai candidatar a uma bolsa de estudos, esta é quase obrigatória. Uma boa carta de motivação para mestrado pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso da candidatura.
Todos os candidatos, normalmente, tratam dos documentos “oficiais” em primeiro lugar, deixando para o fim a carta de motivação por considerarem tratar-se de um pequeno pormenor que facilmente se escreve.
No entanto, é um engano pensar assim porque a carta de motivação é provavelmente o documento mais personalizado da sua candidatura, é uma oportunidade única de se apresentar aos avaliadores para além do seu currículo e do seu percurso académico.
É natural, ao escrever uma carta com esta importância, que surjam algumas dúvidas sobre como começar, o que dizer, que experiências destacar e até saber se deve incluir ou não objetivos futuros. Uma boa carta de motivação para mestrado deve ser concisa, profissional e, acima de tudo, genuína.
Continue a ler e conheça alguns pontos fundamentais a ter em conta ao redigir uma carta de motivação para mestrado.
O que é uma carta de motivação?
Uma carta de motivação é uma espécie de carta de apresentação que acompanha o currículo com o objetivo de convencer os avaliadores que estão perante o melhor candidato.
Ou seja, uma carta de motivação para mestrado trata-se de um documento escrito pelo candidato que escolhe um determinado local para prosseguir os seus estudos, no qual expressa quais os motivos que o levam a querer fazer o mestrado naquela instituição, quais são os seus objetivos, ambições e interesses.
Mas então, qual é a diferença entre uma carta de apresentação e uma carta de motivação?
A diferença entre uma carta de apresentação e uma carta de motivação é que, esta última, é usada em candidaturas a mestrados, doutoramentos, estágios, trabalho de voluntariado, etc.
Nesta missiva deve ser explicado o motivo de interesse em determinada atividade, a razão da escolha do curso e também da instituição de ensino, por exemplo.
A carta de motivação para mestrado, é um documento sempre necessário?
Como sabemos, o mestrado permite aos candidatos o prosseguimento dos seus estudos e especialização numa determinada área das suas carreiras. Ora, como as instituições têm anualmente um número limitado de vagas para mestrado, é natural que queiram captar os mais adequados.
Por isso mesmo, a carta de motivação para mestrado é um documento que tem vindo a ser cada vez mais requisitado pelas instituições em geral. E isto acontece não só para que os candidatos possam aceder ao mestrado, como também para que consigam ter acesso às bolsas de estudo.
Esta carta funciona assim para perceber se o perfil dos candidatos se adequa ao mestrado em questão e é, por isso, de extrema importância.
Carta de motivação para mestrado: 5 dicas simples para a escrever
A carta de motivação deve dar relevância ao percurso académico anterior e à contribuição que essa formação pode ter para o mestrado.
Como já dissemos, é importante que enumere as razões da escolha desse mestrado em particular, bem como também é fundamental explicar a mais-valia que este curso representa para si no futuro.
Faça a sua pesquisa
Antes de começar a escrever, pesquise o melhor possível sobre a universidade e o curso de mestrado. Normalmente, os websites das universidades são bastante claros e informativos sobre os requisitos e expectativas e também sobre as qualificações e qualidades que esperam dos candidatos.
Pensar nas suas necessidades, nos seus principais objetivos, projetos e atividades irá também ajudá-lo a ter uma ideia do que a carta deve conter. Identificar-se com as principais atividades e interesses da universidade é um ponto de partida para a sua carta, por exemplo.
Encontre os tópicos principais
Comece por escrever algumas ideias-chave e pontos importantes que gostaria de abordar na sua carta e, mais tarde, desenvolva esses tópicos de forma a enriquecer o conteúdo. Por exemplo:
- Qual é o objetivo da carta;
- O porquê da escolha da instituição de ensino e mestrado, razões porque são mais interessantes e adequados para si;
- Apresente as suas qualificações e competências mais fortes e as experiências anteriores mais relevantes;
- Para finalizar, reafirme o seu interesse e apreço pela atenção dispensada.
Seja genuíno
Apresente-se como indivíduo, dê algumas dicas pessoais sobre si, lembre-se que este é um documento muito pessoal. É esperado que prove que é diferente dos restantes candidatos e que é o candidato ideal para ingressar no mestrado.
No entanto evite gabar-se demasiado, seja objetivo e realista.
A primeira impressão também conta
Tenha cuidado com a “aparência” da sua carta, a forma como é organizada e estruturada em parágrafos, o tamanho e o tipo de letra, aqui a primeira impressão também conta, literalmente!
Quanto ao conteúdo, verifique se há erros de ortografia ou gramaticais e use sempre as mesmas abreviaturas ao longo da carta.
Procure outras opiniões e conselhos
É sempre uma boa ideia perguntar a amigos, professores ou conhecidos que já tenham feito uma carta de motivação para mestrado. Pode também tentar entrar em contacto com alunos que estejam a frequentar o mestrado que pretende, estes conselhos podem ser bastante úteis.
No entanto lembre-se que deve ser sempre original, não copie os textos dos outros.
Estruturar uma carta de motivação
Dirigir a carta
A carta deve ser dirigida a alguém em específico e não à universidade em geral. Informe-se sobre quem trata do processo das candidaturas e cartas de motivação na instituição para que nada corra mal.
Motivo
Deve apresentar o motivo de contacto, que neste caso será o interesse em ingressar no curso de mestrado.
Breve apresentação
Apresente resumidamente o seu percurso académico, incluindo as suas qualificações e competências mais fortes e experiências mais relevantes.
Breve descrição pessoal
Dedique um parágrafo às suas características e atividades pessoais.
Razões para a candidatura
Enumere as razões da escolha da universidade e do mestrado em particular, bem como também é fundamental explicar a mais-valia que este curso representa para si no futuro.
Terminar a carta (com despedida e assinatura)
Reafirme o seu interesse em ingressar no curso e apreço pela atenção dispensada. Se fizer sentido, mostre-se disponível para uma entrevista.
Não se esqueça, também, de se despedir cordialmente e assinar a carta.