Mais de 70% dos cartões de crédito existentes no mercado cobra os juros máximos permitidos, aplicando uma taxa anual de encargos efetiva global (TAEG) de 15,3%.
Além disso, a maior parte dos cartões de crédito ainda exige uma anuidade aos clientes e metade a chamada taxa de gasolineira (por cada transação numa estação de serviço), revela um estudo realizado pela plataforma ComparaJá.
Isto significa que 7 em cada 10 cartões de crédito cobram a taxa de juro mais alta autorizada pelo Banco de Portugal, que durante este trimestre é de 15,3%, o que perfaz uma TAEG média de mercado de 14,6%.
Segundo o estudo, dos 78 cartões de crédito existentes no mercado português, apenas 30 não cobram qualquer anuidade aos clientes. O custo anual de deter um cartão de crédito pode mesmo chegar aos 50 euros, em 17% dos cartões comercializados em Portugal.
Os dados revelam ainda que 7 em cada 10 cartões cobram taxa de gasolineira, que na generalidade dos casos tem o valor de 50 cêntimos. Esta taxa é cobrada sempre que os clientes recorrem ao cartão de crédito para fazer pagamentos em postos de abastecimento de combustível.