Um pequeno cartão de memória pode armazenar muito mais do que as velhinhas disquetes que tanto jeito deram em muitas casas e empresas. Pode armazenar fotografias, vídeos, músicas e todo o tipo de ficheiros para que estes possam ser guardados para sempre. Saiba quais os diferentes tipos de cartões de memória, as diferenças entre eles, as marcas mais conhecidas e muito, muito mais.
Guia para comprar cartões de memória
Tipos de cartões de memória
1. CF
Os cartões Compact Flash ainda são o padrão em muitas máquinas fotográficas profissionais, mas já estão a perder algum protagonismo. Apesar de serem menos compactos que os SD, estes cartões são também mais robustos.
2. Memory Stick
Há marcas bem reconhecidas – a Sony, por exemplo – que ainda apostam neste tipo de cartões. Estão, contudo, a tornar-se cada vez mais obsoletos.
3. SD
Os cartões de memória SD (Secure Digital) são os cartões mais populares hoje em dia. Uma popularidade que assenta no facto de muitos dispositivos – como máquinas fotográficas, por exemplo – terem adotado este tipo de armazenamento para guardar ficheiros. Os cartões de memória SD podem ter três tamanhos:
- SD com 24mm x 32mm;
- MiniSD com 21,5mm x 20 mm;
- MicroSD com 15mm x 11mm.
Os cartões SD são os mais famosos hoje em dia e aqueles em que vale a pena apostar.
A família SD
Fonte: Pexels/pixabay.com
Existem três tipos de cartões de memória na família SD: SD, SD High Capacity (SDHC) e SD Extended Capacity (SDXC). Três tipos de cartões de memória que, como seria de esperar, possuem várias diferenças que precisam de ser conhecidas.
SD
As capacidades variam entre os 128 MB e os 2 GB, sendo o formato padrão FAT16.
SDHC
As capacidades de um cartão de memória SDHC pode variar entre os 4 GB e os 32 GB. O formato padrão é FAT32. Tenha em atenção que nem todos os dispositivos são compatíveis com este tipo de formato.
SDXC
Os cartões de memória Extended Capacity podem armazenar até 2 TB de dados, sendo o formato padrão exFat.
Classes de velocidade
Os cartões – e até mesmo as caixas que os guardam quando estes estão a ser vendidos – costumam possuir um dos seguintes números: 2, 4, 6 ou 10. Um número que define a classe de gravação do próprio cartão de memória.
- Classe 2: o cartão trabalha com pelo menos 2 MB/s (megabytes por segundo);
- Classe 4: o cartão trabalha com pelo menos 4 MB/s;
- Classe 6: o cartão trabalha com pelo menos 6 MB/s;
- Classe 10: o cartão trabalha com pelo menos 10 MB/s.
Há cartões que utilizam outro tipo de classificação – principalmente ser for um cartão de memória SDHC ou SDXC. A classificação UHS:
- UHS 1 (ou U1): o cartão trabalha com pelo menos 10 MB/s;
- UHS 3 (ou U3): o cartão trabalha com pelo menos 30 MB/s.
Pode ainda existir uma classe de velocidade relacionada apenas com a gravação de vídeo. A classificação Video Speed Class que, geralmente, utiliza uma memória mais sofisticada: MLC NAND.
- V6: o cartão trabalha com mínimo de 6 MB/s na gravação de dados;
- V10: o cartão trabalha com mínimo de 10 MB/s;
- V30: o cartão trabalha com mínimo de 30 MB/s;
- V60: o cartão trabalha com mínimo de 60 MB/s;
- V90: o cartão trabalha com mínimo de 90 MB/s.
Marcas e onde comprar
As marcas mais conhecidas – não só pela popularidade mas também pela qualidade dos produtos que vendem – são a Kingston, a SanDisk e a Toshiba.
Os melhores locais para comprar e para poupar ao mesmo tempo são em retalhistas como a Amazon, uma vez que estes não possuem taxas – como a taxa da cópia privada, em Portugal – que aumentam o preço dos produtos.
Tudo isto são pormenores que fazem a diferença na utilização diária do cartão e dos dispositivos que o utilizam. Pormenores que deve ter em conta na hora de compra do cartão de memória: capacidade de armazenamento, tamanho e classe de velocidade.
Veja também: