Share the post "Cartões de pagamento: como usar e tirar partido sem correr riscos"
Ainda se lembra da última vez que fez uma compra avultada e pagou em dinheiro? Provavelmente não. Os cartões de pagamento mudaram a forma como gerimos a nossa vida financeira e deram-nos mais segurança e liberdade.
Para pequenas ou grandes despesas, em lojas físicas ou em compras online, o chamado “dinheiro de plástico” é uma solução prática e simples sem a qual já quase não conseguimos viver. Mas será que estamos a aproveitar plenamente estes meios de pagamento? E estaremos a usá-los com total segurança?
As vantagens dos cartões de pagamento
Andar com dinheiro no bolso, guardar grandes quantias em casa ou pagar as compras no supermercado em numerário são, para a maioria das pessoas, gestos do passado.
A utilização de cartões de pagamento permite que, a qualquer hora do dia ou da noite, possa pagar o combustível ou aquele medicamento urgente para tratar a febre súbita do seu filho. Sem ter a preocupação de ter dinheiro na carteira, de procurar uma caixa multibanco ou, até, de ter trocos para pagar uma despesa mais pequena.
Saiu para a sua corrida matinal e sentiu fome? Basta ter um cartão, o telemóvel ou o smartwatch e, sem precisar de mais nada, tem o problema resolvido. Os seus filhos precisam de dinheiro para pequenas despesas? Há cartões criados especialmente para os jovens que permitem que ganhem autonomia sem descurar a segurança.
Vai de férias? Atualmente já quase não precisa de se preocupar em trocar ou levar dinheiro consigo. Os cartões de pagamento permitem pagar compras e serviços e, em alguns casos, beneficia ainda de um seguro em viagem.
A verdade é que, hoje em dia, é quase desnecessário recorrer a outro meio de pagamento. E as vantagens não têm apenas a ver com comodidade.
Um aliado na gestão das finanças pessoais
Ao pagar com cartão está a gastar apenas o que precisa, enquanto que ao levantar dinheiro pode acabar por gastar mais. A tendência, quando vai ao multibanco, é nunca levantar a quantia certa para determinada despesa. Como ninguém gosta de ficar desprevenido, retira-se sempre mais algum dinheiro. E tendo notas na carteira, é sempre mais difícil resistir a uma ou outra tentação.
Com um cartão de pagamento torna-se mais fácil controlar esses gastos. Além disso, também é mais fácil ter a noção de quanto se está a gastar e onde. Basta olhar para o extrato.
Ao recorrer a este meio de pagamento também consegue estabelecer, com mais facilidade, limites aos seus gastos. Por exemplo, determinar que, num mês, só vai gastar um certo valor em refeições fora de casa. Com o cartão consegue perceber quando é que esse limite foi atingido.
Os cartões com cashback, arredondamento ou que permitem descontos numa rede de parceiros do Banco podem ser também uma boa forma de poupar.
Um meio de pagamento limpo
Todos sabemos que mexer em dinheiro significa estar em contacto com um pedaço de papel ou de metal que já passou por muitas mãos. E se há algo que percebemos nos últimos meses é que esse gesto tão simples pode pode revelar-se um fator de transmissão de vírus.
Os cartões de pagamento foram recomendados durante a pandemia e não foi por acaso. É que, ao usar o cartão, sobretudo em modo contactless, não precisa de tocar em nada.
Um cartão… sem ter cartão
Outra tendência surgida nos últimos anos é a possibilidade de recorrermos aos cartões sem os usarmos fisicamente. Ou seja, associando os seus cartões de pagamento a dispositivos tecnológicos ou apps pode pagar sem ter o cartão físico consigo.
Os cartões de pagamento virtuais, criados a pensar nas compras online, são igualmente um bom exemplo desta ligação, cada vez mais importante, entre a tecnologia e a utilização de serviços bancários. Assegura mais comodidade, mais rapidez e a mesma segurança.
Os cuidados a ter com cartões de pagamento
Virtuais ou físicos, os cartões de pagamento são uma ferramenta para aceder à sua conta bancária. Por isso, deve ter com eles os mesmos cuidados que teria se guardasse dinheiro na carteira ou num cofre.
Isto é, deve garantir que não permite que outras pessoas tenham acesso à sua conta. A utilização de cartões de pagamento implica o cumprimento de alguns deveres e um deles é, justamente, a sua utilização responsável.
É fundamental ter o máximo cuidado com os códigos de acesso (ou PIN). Memorizá-los e destruí-los logo a seguir é a melhor forma de garantir que não vão parar às mãos erradas.
Nunca guarde os códigos juntamente com os cartões e evite escrevê-los em papéis que tenha na carteira ou em casa.
Se tem receio de se esquecer do PIN encontre formas criativas e seguras de o guardar. Pode, por exemplo, disfarçá-los no meio de um número de telefone guardado nos seus contactos.
Cuidado com a clonagem
Ao fazer um pagamento deve ter o máximo cuidado para não perder o seu cartão de vista. Ao deixar que seja levado por outra pessoa pode estar a abrir caminho para que o seu cartão seja clonado.
Através da clonagem é feita uma cópia dos dados do seu cartão, permitindo que outras pessoas tenham acesso às suas contas.
Outro cuidado que deve ter é verificar o estado das caixas multibanco antes de inserir o seu cartão. Se notar algo de estranho nas ranhuras, no teclado ou em algum ponto do terminal, dirija-se a outro.
Se perder ou se lhe roubarem o cartão deve comunicar imediatamente ao seu Banco. O mesmo acontece se notar algum movimento estranho na sua conta.
Cuidados na utilização online
Usar um cartão de pagamento para fazer compras online também exige alguns cuidados, não só na utilização do cartão, mas também nos sites em que navega.
É importante garantir que está num site seguro. Verifique se o endereço começa por https:// ou se tem um cadeado na barra de endereço. Não partilhe informação confidencial com terceiros e não clique em links suspeitos.
Antes de usar os cartões de pagamento para fazer compras na internet informe-se sobre a loja e veja se tem um endereço físico e um contacto telefónico. Assim garante que é mais fácil resolver questões relacionadas com devoluções ou atrasos na entrega.
A autenticação forte nos pagamentos e compras online tornou este processo ainda mais seguro. No entanto, se tiver dúvidas ou suspeitar que os seus dados podem estar em perigo, fale com o seu Banco.
Saiba mais detalhes sobre compras online neste Guia do Saldo Positivo.
Como o seu Banco pode ajudar
Para fazer compras no dia-a-dia ou para dar mais independência financeira aos seus filhos, há que saber encontrar uma alternativa adequada às suas necessidades, ritmos e objetivos.