Share the post "Caves de Vinho do Porto: 9 marcas que vale a pena conhecer"
Ao conhecer a cidade do Porto, esteja de passagem ou seja residente na zona, é incontornável não esbarrar na cultura do vinho. Com origens que remontam ao início do século XVIII, ao Tratado de Methuen e às relações bilaterais com Inglaterra (daí tantas caves terem nomes ingleses), visitar as várias caves de vinho do Porto é uma experiência gastronómica e historicamente enriquecedora.
Além da grande variedade de caves, logisticamente a visita a um número interessante de casa de vinho do Porto é possível dada a concentração das mesmas na margem sul do rio Douro. É em Vila Nova de Gaia que, num raio de um quilómetro, é possível visitar as principais e mais conceituadas Caves de Vinho do Porto.
9 Caves de Vinho do Porto a não perder
Ferreira
Trata-se de uma das mais icónicas marcas de vinho do Porto e ao visitar esta cave poderá também conhecer melhor a história de D. Antonia Adelaide Ferreira, também conhecida como “Ferreirinha”.
Quanto à cave, poderá visitar a garrafeira de Porto Vintage, que, segundo a própria marca, é “o único que pode envelhecer em garrafa.” Além destas duas distintas visitas (D. Antónia e Porto Vintage), pode ainda escolher mais três: Visitas Premium, Ferreirinha e Clássica.
Morada: Avenida Ramos Pinto, 70. Vila Nova de Gaia
Taylor’s
Outra das mundialmente conhecidas marcas de vinho do Porto é a Taylor’s e a visita às respectivas caves promete ser uma experiência inolvidável. Além de conhecer as instalações e a história, pode ainda saborear o Branco Extra Seco Chip Dry e o Late Bottled Vintage, criados em 1930 e 1970 respectivamente.
É importante referir que o edifício apresenta ainda uma loja com diversos artigos relacionados com o vinho mas também um restaurante panorâmico com desafogada vista para a zona ribeirinha. Chama-se Restaurante Barão Fladgate e vale a pena espreitar o menu.
Morada: Rua do Choupelo, 250. Vila Nova de Gaia
Cálem
A fama da marca Cálem fez das suas caves de vinho do Porto uma das mais procuras internacionalmente. Por isso, a visita é bastante completa e entre as principais características destaca-se o museu interactivo, a sala 5D (disponível em breve), três salas de adegas e ainda uma esplanada e wine bar, sem contar com a própria sala de degustação.
Actualmente, as Caves Cálem apresentam três experiências: Visita & Degustação; Visita, Degustação & Fado e Visita & Gastronomia, com a degustação a ser acompanhada por chocolate e/ou queijo.
Visitas variam segundo dia da semana e estação, recomenda-se a confirmação no site.
Morada: Av. de Diogo Leite 344, Vila Nova de Gaia
Poças
A prova de um porto branco e de um tinto reserva aliada à história da casa Poças, e da sua oficina de tanoaria, é o cartão de visita para escolher as caves da marca que em 2018 celebrou o seu centenário.
Além do vinho, poderá ser possível, com consulta directa com a marca, participar em experiências gastronómica ou até assistir a um concerto.
Morada: R. Visconde das Devesas 168, Vila Nova de Gaia
Sandeman
Uma das mais conhecidas marcas de vinho do Porto tem as suas portas abertas em quatro modalidades: Visitas “Clássica” e “Premium” e as mais duradouras e ricas em experiência, “1790” e “Old Tawnies”.
Nas últimas duas, poderá provar vinhos mais antigos mas também clássicos. Com 1h30 de duração, não faltará tempo para aprofundar a história e algumas curiosidades da marca, como o icónico logótipo “Sandeman Don”.
Morada: Largo Miguel Bombarda, 3, Vila Nova de Gaia
Ramos Pinto
Sendo que a maior parte das marcas são mundialmente famosas, algumas atingem patamares superiores e esse é o caso das Caves Ramos Pinto. E não é só por causa do quadro do Porto Ramos Pinto que Monica da série Friends tem no seu quarto durante as 10 temporadas da mítica série norte-americana.
Visitando estas caves, é possível conhecer a origem de Ramos Pinto e de como a visão estratégica de exportação para o mercado sul-americano foi fundamental para a marca. As instalações contemplam ainda a Casa-Museu Ramos Pinto e uma biblioteca-arquivo.
Morada: Avenida Ramos Pinto, 380. Vila Nova de Gaia
Graham’s
As caves Graham’s, que remontam ao histórico ano de 1890, continuam a ser o local de trabalho dos colaboradores da histórica marca de vinho do Porto, pelo que a visita é precedida de reserva obrigatória, através do site. Mas desengane-se se acha que os trabalhos vão cessar por causa da visita: ao escolher estas caves, vai poder presenciar o trabalho diário e corrente relacionado com a cultura do vinho.
As instalações contam com duas salas modernas de provas, com vista para o Douro, além de loja e de um museu.
Morada: Rua do Agro, 141. Vila Nova de Gaia
Porto Cruz
O Espaço Porto Cruz procura inovar a forma como os visitantes contactam com a cultura do vinho do Porto. Aqui faz-se muito mais do que provar vinho ou comprar uma visita guiada. O conceito da marca é proporcionar uma experiência total em todos os sentidos.
É possível visitar todo o edifício durante o horário de abertura até ao terraço, com uma visão 360º sobre as margens do Douro. As instalações apresentam um piso para sala de provas, outro para loja de vinhos/prova de vinhos, ainda um reservado a quem quiser fazer a Wine Journey 360º. Por fim, conta ainda com o restaurante DeCastro Gaia, no quarto piso.
Morada: Largo Miguel Bombarda, 23, Vila Nova de Gaia
Croft
A visita às caves Croft, designada “Experiência Croft, garante a degustação de três vinhos do Porto de, segundo a marca, “categoria especial”: o Croft Pink, Ruby Reserva e Tawny 10 anos. Para os mais pequenos, o néctar dos deuses é substituído por sumo de uva, permitindo assim que estes também se sintam parte integrante do grupo.
É possível ainda adaptar a visita a uma experiência mais intensa, desde delícias gastronómicas até ao ritual de abertura a fogo de um Vintage, passando também por provas cegas.
Morada: Rua Barão de Forrester, 412, Vila Nova de Gaia