Já os nossos avós diziam: “a cebola tira a tosse mais do que qualquer remédio da farmácia”. E se não podemos afirmar que isto seja inteiramente verdade, podemos constatar que é, pelo menos, uma das formas mais naturais de combater este problema. Ou seja, a cebola ajuda, sim, a aliviar este sintoma incómodo. Como?
A cebola possui uma propriedade, em grande quantidade, denominada polifenois. É, precisamente, graças aos polifenois que este alimento versátil contém que lhe são atribuídas propriedades anti-inflamatórias e calmantes nas vias respiratórias. Vitamina C é outro dos seus componentes, ajudando a reforçar o sistema imunitário.
Este legume produz uma pequena quantidade de vapores, cuja inalação leva ao alívio da tosse. E o melhor de tudo é a sua versatilidade! Pode ser tomada em xarope, chá, ou simplesmente deixada no quarto de quem está com adoentado. Se está com tosse, corte uma cebola ao meio e leve para a sua mesinha de cabeceira à noite.
Nota: a cebola tira a tosse, sim, mas deve ser usada apenas em situações de tosse não vírica, sem febre e com ausência de expetoração. Em caso de dúvida, procure sempre ajuda médica.
Xarope de cebola caseiro
Ingredientes
- 1 cebola vermelha
- 1/2 cabeça de alho
- 1 chávena de mel
Modo de preparação
- Cortar a cebola uniformemente, deixando a base da cebola num frasco hermético.
- Despejar o mel para o frasco até cobrir bem a cebola e continuar a alternar camadas de cebola e de mel, sem misturar.
- Assim que chegar ao topo do frasco, fechar bem e deixar repousar durante a noite ou pelo menos 8 a 12 horas.
- Terminado este tempo, vai encontrar líquido no frasco. É precisamente este líquido que vai servir de xarope para a tosse.
- Use uma colher de sopa, no máximo três vezes ao dia.
Chá de cebola
Ingredientes
- 1l água
- 1 cebola pequena
- Mel ou açúcar a gosto
Modo de preparação
- Ferver a cebola cortada aos pedaços num tachinho com água.
- Coar a mistura e adoçar com mel ou açúcar mascavado.
- Beber morno, até três vezes ao dia.
A cebola tira a tosse, também, a bebés?
Sim, também é possível utilizar este legume em bebés. Uma vez que não lhes pode dar xarope ou chá, siga a dica que deixamos acima: corte uma cebola ao meio e coloque-a junto à cabeceira da cama. Vai notar diferenças incríveis!