Share the post "Como conseguir uma ceia de natal barata e saudável (dicas e receitas)"
Sabia que há truques infalíveis para conseguir uma ceia de Natal barata e saudável? Porém, não esqueça de ter em conta que, na verdade, estes cuidados devem estar presentes durante todo o ano. Ainda assim, se 2018 não foi o melhor exemplo no que diz respeito ao equilíbrio da alimentação, ainda vamos bem a tempo de reverter o processo e fechar o ano com as melhores escolhas – aproveitando, ainda, para poupar nas compras para a consoada. O Natal pode ser apenas uma ótima desculpa para começar a mudar a dieta.
Mas, se por outro lado, comer de forma saudável já é um hábito aí em casa, então o Natal, assim como outras datas especiais – como a Páscoa, os aniversários e as reuniões de família – pode muito bem ficar reservado para cometer as exceções do ano – mas, sem exagero e sem sair da linha.
Seja como for, temos para si algumas dicas incríveis para conseguir um jantar de Natal mais barato e saudável. Vamos começar?
7 dicas para uma ceia de Natal barata e mais saudável este ano
Para começar, se cozinhar todos os pratos em casa, incluindo as sobremesas, consegue um efeito “dois em um”: poupa bastante e alimenta-se melhor. Já sabe que os alimentos comprados e pré-cozinhados, seja no supermercado ou na confeitaria, estão carregados de açúcar e gorduras trans – ambos altamente prejudiciais para a sua saúde. Por isso, se a ideia para este Natal é cortar nos exageros e turbinar a saúde, tome nota das nossas dicas.
1. Missão: poupar
No Natal, em qualquer loja ou supermercado tudo é uma tentação. As lojas estão decoradas, há musicas de Natal por todo o lado, as pessoas estão felizes, os expositores carregados de coisas e é difícil conseguir uma ceia de Natal barata e saudável. Resista! Nós ajudamos:
- Vá às compras sem fome, caso contrário vai trazer todas as alheiras e bacalhaus consigo.
- Se estiver aborrecido ou deprimido não saia de casa porque vai querer comprar para compensar.
- Em casa, faça uma lista das receitas que vai confecionar.
- Depois, faça uma lista com os ingredientes de que vai precisar.
- Pesquise nas lojas online e calcule o valor que vai gastar.
- Levante o dinheiro suficiente e deixe todos os cartões em casa.
- Esteja muito atento às promoções dos supermercados e às ofertas de cupões.
- Agora sim, com o dinheiro numa mão, a lista e os cupões na outra, pode sair para as compras.
2. Cuidado com as gorduras
Agora, a sua linha! Evite o consumo de gorduras saturadas (carnes vermelhas, manteiga, natas, etc.) e opte por gorduras de origem vegetal, como o azeite. Contudo, cuidado! O azeite também está carregado de calorias, por isso, apesar de ser amigo do coração, deve ser consumido com moderação.
3. Corte no sal
O bacalhau é um dos alimentos preferidos dos portugueses e, no Natal, é rei na maioria das casas. Por ser muito salgado, tem que ser bem demolhado e a água da cozedura não deve ser temperada com sal. Tenha o mesmo cuidado com os restantes alimentos e reduza a quantidade habitual de sal.
4. Reduza o açúcar
O açúcar sabe muito bem, mas faz mesmo mal. Se não consegue viver sem alguma doçura na sua vida, opte por soluções mais amigas do seu corpo, como o açúcar amarelo ou mascavado. Por exemplo, nas receitas da aletria, sonhos, rabanadas e filhoses, troque o açúcar branco por mascavado ou amarelo.
5. Corte nas calorias
Se já sabe que não vai conseguir, ou não quer, resistir aos doces da ceia de Natal, faça escolhas mais saudáveis e reduza as calorias ingeridas durante o dia sem, no entanto, cortar no número de refeições. Reduza a quantidade de hidratos de carbono e aumente a quantidade de fruta e legumes, beba bastante água, prefira leite magro, coma grelhados ou cozidos, faça seis refeições ao longo do dia.
6. Atenção às bebidas
Se procura fazer uma ceia de Natal mais saudável, então encha o copo com água. Bebidas alcoólicas, sumos carregados de açúcar e refrigerantes não são bem vindos à sua mesa. Quando muito, pode fazer em casa sumos naturais ou uma limonada para acompanhar o bacalhau e os doces.
7. Faça substituições inteligentes
Para uma ceia de Natal mais saudável, pode manter os mesmos pratos, mas faça algumas substituições. Por exemplo, troque as farinhas brancas por integrais, use açúcar mascavado, amarelo ou adoçante, troque o leite habitual por magro, corte no açúcar e use mais canela e limão, corte no sal e use mais especiarias, prefira azeite à manteiga ou óleo, esqueça os fritos e privilegie o forno.
E quais receitas escolher: espreite as nossas sugestões
Agora, depois de ler as nossas dias para ter uma ceia de Natal barata e económica, já deve estar a pensar em receitas que sejam perfeita para este final de ano. Se já ficou com água na boca, vai gostar de conhecer as dicas de pratos que temos para si:
- >” href=”https://www.e-konomista.pt/receitas-saudaveis-economicas-natal/”>deliciosas e saudáveis, descubra receitas de Natal económicas >>
- >” href=”https://www.e-konomista.pt/receitas-leves-para-2019/”>saiba como ser mais saudável no novo ano >>
Reparou como são os pequenos detalhes que podem fazer a diferença? E não se esqueça que o mais importante no Natal é mesmo conviver com a família e os amigos. Boas Festas!