A celulite é um problema para a maioria das mulheres. Estima-se que 8 em cada 10 mulheres desenvolvem esta afeção após a puberdade, atingindo com maior predomínio as regiões da coxa, glúteos e abdómen.
Caracteriza-se pelo aspeto de “casca de laranja” e a sua causa é multifatorial, pois está associada a fatores genéticos, desequilíbrios hormonais, má circulação, hábitos alimentares, sedentarismo e stress.
Surge pelo aumento do depósito de gordura na camada subcutânea, agravada por distúrbios linfáticos, redução da taxa metabólica, causando um congestionamento do tecido, afetando a aparência externa da pele e manifestando-se por irregularidades, aspeto baço e sem brilho.
Nem sempre é sinónimo de excesso de peso, ou seja, as pessoas com peso adequado também podem apresentar celulite, comprometendo a harmonia estética corporal.
Clinicamente, a celulite pode ser classificada em três graus de evolução:
- O Grau I é o estágio em que ainda não é visível, somente através da compressão do tecido entre os dedos ou pela contração voluntária;
- No Grau II a celulite já é visível à inspeção, pois as depressões são percebidas mesmo sem a compressão dos tecidos ou contração do muscular;
- O Grau III é a fase em que já se pode observar o comprometimento do tecido, mesmo no relaxamento, apresentando a área da pele enrugada e cheia de relevos.
Esta inevitabilidade estética é alvo de perseguição das mulheres e a caça aos melhores, mais inovadores tratamentos está na ordem dos dias de verão, sol, praia e mar! É sempre assim!
Como eliminar a celulite
Para além da correção alimentar, com redução do consumo de hidratos, gorduras e doces, o exercício físico é determinante para converter a celulite.
Existe ainda a aplicação de máscaras e cremes anticelulíticos, que pode preparar em casa e aplicar diariamente com resultados bastante favoráveis à eliminação da celulite. Pode também tomar uma infusão drenante para eliminar a acumulação de líquidos nos tecidos. Vamos por partes.
Gel anticelulítico
Misture gel de centelha asiática com gel de aloé vera, adicione 5 gotas de cada um dos seguintes óleos essenciais: laranja amarga, limão e alfazema.
Máscara anticelulítica
Misturar argila branca ou rosa em pó com um pouco de água e adicionar uma colher de sopa de gengibre em pó e pimenta caiena em pó. Envolver com película aderente durante 30 a 40 minutos. Retirar com água.
Se quiser, pode ainda fazer uma máscara de argila verde em pó misturada com um pouco de água, obtendo uma consistência cremosa. Aplique cerca de 30 minutos e retite com água.
Infusão drenante
Esta infusão potencia o tratamento caseiro e deve beber ao logo do dia. Misture num litro e meio de água uma colher de sopa de:
- Chá verde;
- Cavalinha;
- Dente-de-leão;
- Pés-de-cereja;
- Casca de laranja amarga.
Todos os ingredientes poderá adquirir em lojas dietéticas e ervanárias.
Veja também: