Share the post "Turismo excêntrico: 6 dos cemitérios mais famosos do mundo"
São as personalidades ali enterradas e o estilo arquitetónico que fazem os cemitérios mais famosos do mundo. Muitas das campas são verdadeiros monumentos e obras de arte a céu aberto. Por isso, ao contrário do que possa pensar, alguns destes cemitérios são pontos turísticos dos mais visitados do mundo e são utilizados como verdadeiros parques urbanos, ou mesmo lugares de meditação.
Surpreenda-se com alguns dos cemitérios mais famosos do mundo
Cemitério Père-Lachaise, Paris
Não é por acaso que o Cemitério do Père-Lachaise é um dos cemitérios mais famosos do mundo. É nele que se encontram interessadas importantes celebridades da História e das Artes como Edith Piaf, Chopin, Delacroix, Georges Méliès, Jim Morrison, Oscar Wilde, entre outras.
Este local é tão visitado que o túmulo de Oscar Wilde teve que ser limpo em 2011, já que se impôs uma tradição em que se passava um batom nos lábios e se beijava o túmulo do escritor, que agora se encontra protegido por um vidro.
Cemitério de Montjuic, Barcelona
Fonte: Pixabay/kaimueller1
Já o Cemitério de Montjuic é também famoso pelas celebridades lá, como famosos relevantes da História e Cultura catalãs: Lluis Companys, Francesc Maciá ou o pintor Joan Miró. Contudo, crê-se que seja dos mais conhecidos e visitados cemitérios, pelas obras de arte de distintos autores e estilos arquitetónicos, onde se destaca o Modernismo catalão e que o convertem num autêntico museu ao ar livre.
Cemitério Nacional de Arlington, Virgínia
Não é de admirar que o Cemitério Nacional de Arlington seja outro dos cemitérios mais famosos do mundo, pois é lá que se encontram enterrados os veteranos das principais guerras, desde a Guerra da Independência até ao conflito com o Iraque.
Para admiradores da História, é particularmente de tirar o fôlego poder ver o túmulo de John Fitzerald Kennedy, o “Túmulo do soldado desconhecido”, e o monumento aos falecidos na guerra do Vietnam.
Cemitério de Saint Louis, Nova Orleães
Fonte: Commons/Darrylpearson
Na realidade, o Cemitério de Saint Louis, em Nova Orleães constitui-se de 3 cemitérios construídos nos séculos XVIII e XIX.
Neste cemitério impera uma lenda em torna do túmulo mais famoso, que é o de Marie Laveau, a “rainha do vodu”. Diz essa mesma lenda que se bate três vezes no túmulo e escreve “XXX” sobre a lápide, voltando a bater três vezes. Diz-se que a falecida Marie Laveau concederá um desejo a quem o fizer e lhe deixar um presente.
Antigo Cemitério Judeu, Praga
Fonte: Commons/Jorge Royan
O Antigo Cemitério Judeu de Praga começou a ser utilizado como cemitério no século XV e assim prosseguiu até 1787. É incrível o que se passou neste local, pois, por motivos religiosos, os judeus não podiam destruir túmulos de outros judeus nem mexer nos seus corpos e, desta forma, quando o cemitério encheu, começaram a colocar-se novas camadas de terra sobre as lápides que já existiam, dando origem a 12 camadas de terra e a 10 mil corpos enterrados num espaço caótico com 12 mil lápides.
Cemitério Monumental de Staglieno, Génova
O Cemitério Monumental de Staglieno, além de ser dos cemitérios mais famosos do mundo, é também dos maiores da Europa e dos mais bonitos do mundo. Caminhar por este cemitério é equiparado a caminhar por ateliers de escultura e museus de altíssimo prestígio, ou não fossem as lápides decoradas ao mais ínfimo detalhe delicado e rodeadas por anjos e belas mulheres.
Veja também: