Share the post "Cenoura e colesterol: uma relação com benefícios para a saúde"
A palavra colesterol já não é nenhuma novidade no léxico da saúde, por todo o mundo. Pelas piores razões, ouvimos falar do colesterol LDL, o tipo que tem efeitos negativos nas células, ao aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Pode, contudo, usar métodos simples e naturais no combate a este problema. Saiba mais sobre a relação entre a cenoura e colesterol.
O colesterol LDL vai provocar coágulos do sangue, sendo uma partícula sem odor, sem sabor e de cor esbranquiçada que encontra nos alimentos. Deve manter este nível de colesterol abaixo dos 130 mg/dL, valor que pode controlar com análises ao sangue.
Além de medicação, existem alimentos que podem ajudar no combate ao colesterol mau para a saúde.
Cenoura e colesterol: usos e benefícios
A cenoura é um vegetal que tem imensos benefícios para a saúde, pela sua riqueza em vitaminas e minerais, sobretudo em vitamina A (betacaroteno). Das cenouras, nós cozinhamos e comemos as raízes de cor laranja.
Enquanto alimento, a cenoura tem benefícios reconhecidos para a visão. Mas pode ter um papel fundamental no combate a problemas relacionados com derrames e enfartes.
Para o colesterol, a cenoura vai atuar como um tónico sobre o fígado, porque tem também um efeito depurativo e de limpeza. Ajuda o fígado a eliminar o excesso de bílis e gorduras, acumulado por uma alimentação pouco saudável (por vezes, associado a questões genéticas também).
Sumo de cenoura
Uma sugestão para o uso deste tubérculo no combate ao colesterol é o sumo de cenoura. Recomenda-se que se tome três vezes por semana, para um efeito eficaz no fígado e consequentemente na redução do colesterol. Sempre associado a uma dieta equilibrada, exercício físico moderado e na ingestão de cerca de 2 litros de água por dia.
Fique com a receita do sumo de cenoura para combater o colesterol alto.
Ingredientes:
- 4 cenouras
- 1 copo de sumo de limão
Preparação:
Misture tudo no liquidificador para desfazer e coe, antes de colocar num jarro ou garrafa e servir. Se estiver azedo, junte um pouco de stevia.
É normal notar que a pele começa a ficar ligeiramente mais pigmentada com a ingestão de grandes quantidades de cenoura. Não se preocupe, pode reduzir o consumo. Apesar de, para além da relação entre cenoura e colesterol, neste período de verão, esta ser também uma maneira de manter o bronzeado por mais tempo.
Veja também: