Share the post "Saiba onde ficam os centros de rastreio COVID-19 em Portugal"
Ao longo das últimas semanas, são vários os centros de rastreio COVID-19 que foram e estão a ser criados e inaugurados um pouco por todo o país.
Fruto de parcerias institucionais (com o Serviço Nacional de Saúde, câmaras municipais e hospitais públicos) e laboratórios privados (como Germano de Sousa, Unilabs ou Joaquim Chaves), estes centros de rastreio COVID-19 pretendem descongestionar o acesso aos hospitais para a realização de testes de despistagem ao novo coronavírus.
Porém, importa referir que estes centros só se destinam a casos suspeitos, previamente referenciados pelo SNS que, aliás, comparticipa essas mesmas colheitas. Fique a saber mais.
Centros de rastreio COVID-19: tudo o que precisa saber
Os Centros de Rastreio COVID-19 têm como objetivo verificar, através de uma colheita, a contaminação ou não de um indivíduo pelo novo coronavírus. Para isso, é feita uma zaragatoa nasofaríngea.
Algumas destas unidades móveis funcionam em, modelo “Drive Thru”, ou seja, o suspeito de COVID-19 dirige-se de carro ao centro e é submetido ao teste sem nunca sair do carro. Importa, ainda, sublinhar que a realização e análise destes testes são feitas com toda a segurança, conforto e fiabilidade.
A grande vantagem destes centros é evitar que o indivíduo, potencialmente contaminado, entre em contacto com pessoas desprotegidas, diminuindo assim significativamente o risco de contágio.
Destinatários
Como já foi dito, os Centros de Rastreio COVID-19 APENAS atendem os casos suspeitos de infeção, previamente referenciados e encaminhados pelo SNS. Os indivíduos previamente referenciados devem, também, apenas comparecer no local à hora que lhes foi indicada (de modo a evitar filas e a aglomeração de pessoas).
Colheita e resultados
A realização do teste em si não demora mais de 5 minutos. Após ser feita a colheita, o indivíduo volta para casa e aguarda até os respetivos resultados lhe serem enviados (por email), assim como às autoridades de saúde pública competentes, num prazo entre 24 e 72 horas. Se o resultado for positivo, um médico entrará em contacto com o doente.
Procedimentos a seguir no modelo “Drive Thru”
Quem faz o teste ao COVID-19 num centro modelo “Drive Thru”, deve seguir os seguintes passos:
- Dirijir-se de carro ao Centro de Rastreio COVID-19 | DRIVE THRU indicado, à hora referida.
- Seguir as indicações da zona de entrada, respeitando a ordem sequencial da fila de carros.
- Não sair do automóvel, não abrir as janelas e ligar para o contacto telefónico que lhe for indicado, de modo a preencher a ficha de utente.
- Só depois, abrir a janela do carro e fazer a colheita, através de uma zaragatoa nasofaríngea.
- Finalmente, obedecer às indicações da saída.
Centros de rastreio COVID-19, organizados por região
NORTE
Porto (Queimódromo)
Este centro de rastreio fica no Queimódromo, junto ao Parque da Cidade. Numa fase inicial, é expectável a realização de cerca de 400 testes diários.
Trata-se de um modelo ‘Drive Thru’, ou seja, os indivíduos suspeitos de COVID-19 devem dirigir-se de automóvel até ao centro, fazendo o teste sem nunca saírem do interior do carro. Só são atentidas pessoas referenciadas pelo Serviço Nacional de Saúde.
Vila Nova de Gaia
- Parque na rua 14 de outubro
- Espaço Mais Grijó (ex Outlet de Grijó)
Braga
- Altice Fórum Braga
Santa Maria da Feira
- Europarque
CENTRO
Coimbra
- Faculdade de Medicina de Coimbra (parceria entre a ARS do centro e o centro hospital de Coimbra)
GRANDE LISBOA
Lisboa
- Parque das Nações: Outro centro de rastreio móvel, neste caso instalado no parque de estacionamento junto à Rua Vitorino Magalhães Godinho. Primeiramente, ele terá capacidade para 150 testes, número que poderá aumentar, em função das necessidades.
- Escola Básica Quinta dos Frades: Um centro de rastreio que fica no Lumiar e tem capacidade para fazer 300 a 400 testes. Para apoio, há dois médicos e seis técnicos laboratoriais.
Cascais
Em ambos os centro de rastreio de Cascais, os testes são gratuitos para a população (os custos são suportados pelo Serviço Nacional de Saúde e pelo Município). Se houver necessidade de quarentena, os centros dispõem de cerca de 1.000 camas.
- Cascais (Centro de Congressos de Cascais/Estoril)
- CERCICA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas (Complexo de Rana)
ALGARVE
- Faro (Estádio do Algarve): O centro de rastreio funciona numa tenda, montada junto do estádio do Algarve, numa parceria com as autoridades de saúde, câmaras municipais, o hospital de Faro e a Universidade do Algarve. O objetivo é atenuar a sobrecarga dos hospitais, evitando que as pessoas tenham de se dirigir às unidades de saúde.